Chipotle tornou-se praticamente sinónimo de cozinha mexicana e Tex-Mex. Mas afinal, o que são exatamente os pimentos chipotle e como se preparam? Iremos explicar tudo de seguida, incluindo instruções para fazer os seus próprios chipotles, bem como sugestões para preparar molhos e pó em casa. Vamos pôr mãos à obra!
Desde defumar os jalapeños frescos até à preparação de um molho adobo, vamos guiá-lo, passo a passo, para que domine facilmente a arte do chipotle!
Antes de avançar, lembre-se: ao manusear malaguetas, pode sofrer queimaduras de pimento, por isso é sensato usar luvas. Caso não use, lave sempre muito bem as mãos depois de lhes tocar. Outras partes do corpo são ainda mais sensíveis ao ardor!
O chipotle não é propriamente um tipo de malagueta diferente, mas sim um jalapeño fumado. Por isso, para obter pimentos chipotle, o segredo está no processo de defumação! Não se preocupe; se não tiver um fumador à disposição, mais abaixo explicamos alternativas possíveis.
Jalapeños vermelhos (maduros), embora os verdes também sejam adequados
Um defumador
Pedaços de madeira: nogueira, bordo, faia, entre outros
Faca
Desidratador de alimentos (ou forno)
Aqueça o fumador até atingir uma temperatura entre 90 a 95ºC.
Lave e seque bem os jalapeños. Com uma faca, faça um corte longitudinal de ponta a ponta em cada um.
Disponha os jalapeños em grelhas dentro do fumador.
Deixe fumar durante cerca de 3 horas.
Se não for adicionar imediatamente a um molho de adobo (sobre isto falaremos mais à frente), terá de os secar posteriormente. O ideal é utilizar um desidratador de alimentos, mas também pode deixá-los durante 10 horas num forno a baixa temperatura.
Se não vive no sul dos Estados Unidos, é provável que não tenha um defumador em casa. No entanto, isso não significa que não possa preparar pimentos chipotle. Existem alternativas para quem apenas tem acesso a um forno tradicional ou até a um churrasco com tampa.
Para utilizar o forno, disponha os seus jalapeños num tabuleiro e, por baixo deste, coloque um tabuleiro com lascas de madeira. Cubra os jalapeños com papel de alumínio e deixe cozinhar em lume brando durante 3 a 5 horas.
Lembre-se de que os fornos não foram concebidos para este fim e, por isso, é fundamental garantir que as lascas de madeira não entram em combustão. Caso escolha este método, mantenha-se atento e nunca deixe o processo sem supervisão.
Este método pode ser uma opção mais indicada caso tenha um churrasco a sério. Em vez de colocar o carvão por baixo, coloque-o em cima de cerca de metade da grelha, ao lado dos jalapeños. Quando o carvão estiver branco, junte as lascas de madeira da sua preferência. Assim que começarem a libertar fumo, disponha os jalapeños junto delas e feche a tampa. Deixe durante cerca de 3 horas, e no final terá pimentos chipotle prontos a usar!
O adobo é, basicamente, um molho à base de malaguetas em que se destacam os chipotles fumados. Preparar ou adquirir adobo é indispensável para criar o seu próprio molho de chipotle e, além disso, permite conservar imediatamente as malaguetas fumadas, sem necessidade de as secar.
O adobo pode ser utilizado como ingrediente — frequentemente como base para outros molhos — ou servido como molho principal.
Pimenta em pó (ancho, guajillo)
200g de tomate picado
Cerca de 75ml de vinagre de sidra
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá de orégãos
½ colher de sopa de sal
½ colher de sopa de cominhos em pó
¼ colher de sopa de canela
¼ colher de sopa de pimenta preta
¼ colher de sopa de pimenta-da-jamaica
3 colheres de sopa de azeite
Processador de alimentos
Caçarola de ferro ou frigideira
Junte o pó de chili a cerca de 150 ml de água e verta ambos para um liquidificador. Deixe repousar com a tampa fechada.
Adicione o vinagre, os tomates picados, o alho, o açúcar mascavado, o orégão, o sal, o cominho, a canela, a pimenta preta e a pimenta-da-jamaica. Triture até obter uma consistência semelhante à do ketchup. Se necessário, junte mais água para ajustar a textura.
Aqueça o óleo numa frigideira funda ou tacho e deite o puré acabado de preparar. Deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos.
Se for utilizar pimentos chipotle fumados frescos, adicione-os agora. Caso use pimentos secos, será necessário reidratá-los primeiro: faça pequenos furos e ferva-os em água durante trinta minutos. Depois disso, podem ser adicionados ao molho adobo. Cozinhe durante cerca de 10 minutos.
Guarde num recipiente hermético no frigorífico.
O molho chipotle é, para quem ainda não provou, um molho picante delicioso. Apresenta um toque de ardor, mas é sobretudo cheio de sabor e intensidade, tornando-se ideal para rechear burritos, como acompanhamento para mergulhar ou para dar um toque especial a qualquer prato que precise de um pouco mais de calor. E o melhor é que a sua preparação é bastante simples. Veja como fazer!
Maionese (ou alternativa vegan)
Natas ácidas (ou alternativa vegan)
Molho adobo
Sumo de lima
Alho
Sal
Coloque a maionese, natas azedas, pimentos chipotle, sumo de lima, alho e uma pitada de sal no robot de cozinha.
Triture até obter um creme homogéneo.
Ajuste o sabor com mais lima e sal, se necessário.
Guarde no frigorífico, num recipiente hermético, até uma semana.
Como pode transformar os seus pimentos fumados num tempero de chipotle irresistível? É bastante simples, e o resultado dura imenso tempo.
½ colher de sopa de pimentas chipotle secas, tostadas e trituradas
1 colher de sopa de pimentão fumado em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de orégãos
1 colher de chá de coentros em pó
½ colher de chá de sal marinho
Pode também adicionar outros tipos de pimentas ou malaguetas ao seu gosto, para dar um toque mais picante!
Triture a sua malagueta chipotle seca até obter um pó fino.
De seguida, misture este pó com todos os outros ingredientes em pó.
Guarde num local fresco, seco e longe da luz.
Estas receitas oferecem-lhe as bases essenciais para preparar malaguetas chipotle, molhos e pós aromáticos. No entanto, considere-as apenas como ponto de partida. Se achar que algum ingrediente deve ser adicionado ou retirado, siga a sua intuição (e o seu paladar) e aventure-se a experimentar!
O chipotle é um toque delicioso para inúmeros pratos. Pode transformar-se desde um simples molho fumado e picante até uma verdadeira explosão de sabores. Bom apetite!