Como germinar sementes de canábis com um kit Smart Start
Germinar sementes de canábis pode parecer complicado à primeira vista, mas não tem de ser assim! Ao utilizar o kit Smart Start com o Propagator Pro, garante uma germinação bem-sucedida e uma colheita saudável e generosa. Siga o nosso guia passo a passo para saber como proceder.
Germinar sementes de canábis pode ser um desafio, especialmente para quem está a começar. É um momento cheio de expectativas e dúvidas, já que nunca se sabe se e quando o processo vai realmente resultar.
Neste artigo, explicamos como pode simplificar a sua experiência, bem como a vida das suas plantas de canábis, ao utilizar o kit Smart Start em conjunto com o Propagator Pro. Não se trata apenas de promover produtos, mas sim de lhe dar uma ajuda prática para dar os primeiros passos no cultivo de canábis.
Por que razão germinar sementes de canábis com um kit Smart Start?
O kit Smart Start é uma das formas mais simples — e eficazes — de germinar sementes de canábis em casa. Para quem está a começar, transforma esta etapa desafiante num processo acessível, aumentando consideravelmente as probabilidades de cultivar plantas saudáveis e produtivas. Mesmo cultivadores mais experientes podem recorrer a este tipo de kits para agilizar o procedimento. Afinal, porquê complicar quando pode ser fácil?
Com os kits Smart Start, é muito mais fácil obter uma germinação bem-sucedida das sementes, sem grande esforço. Para melhores resultados, recomenda-se o uso do kit juntamente com um propagador. O Propagador Pro da Zamnesia é especialmente indicado, pois inclui luzes LED, termómetro e perlita, garantindo as condições ideais de humidade.
Como germinar sementes de canábis com o kit Smart Start
Utilizar um kit Smart Start é simples. Abaixo, apresentamos um guia detalhado, passo a passo, para facilitar o processo e maximizar as hipóteses de germinação bem-sucedida — e, claro, garantir uma colheita de sucesso!
Equipamento
- Kit Smart Start
- Câmara de propagação (como a Propagator Pro)
- Água
Instruções
1. Comece por preparar a mistura de Estimulador. Pode encontrá-la debaixo da etiqueta autocolante do Smart Start. Deite cerca de meio copo de água num recipiente de fundo plano, ligeiramente maior do que o próprio Smart Start. Adicione a mistura de Estimulador e mexa até dissolver completamente.
2. Coloque o Smart Start dentro da solução e deixe repousar durante 5 minutos. A água irá ser absorvida através dos orifícios na base dos vasos.
3. Enquanto espera, prepare o propagador. Depois de montado, espalhe uma camada fina de perlita no fundo da bandeja do propagador.
4. Após 5 minutos, os vasos terão absorvido toda a solução de Estimulador necessária. Retire o Smart Start da solução.
5. Coloque o Smart Start por cima da perlita no propagador.
6. Agora, é altura de colocar as sementes. Coloque uma semente em cada orifício pré-feito de cada vaso.
NOTA: As sementes devem ficar a 1–2mm de profundidade no máximo; se ficarem mais profundas, podem sufocar. Não cubra as sementes com terra; deverá ainda conseguir vê-las à superfície.
7. Agora só tem de aguardar. Normalmente, demora entre 1 a 8 dias (por vezes até 20) até surgir uma plântula à superfície. Resista à tentação de levantar a terra para espreitar — pode causar danos desnecessários. Deixe simplesmente a natureza agir.
8. Durante este período, assegure-se de que a perlita no propagador se mantém húmida — evitando tanto o excesso como a falta de água.
9. Quando finalmente as plântulas brotarem, algumas podem surgir ainda com a casca da semente agarrada. A menos que seja muito experiente, o melhor é não mexer. Esta casca acabará por cair sozinha e, ao tentar remover, pode danificar a jovem planta numa fase bastante delicada.
10. Mantenha sempre as condições do propagador estáveis até cada plântula atingir cerca de 2–3cm de altura.
Dicas e conselhos para germinar sementes de canábis com o kit Smart Start
Seguindo estas indicações, aumentará as probabilidades de sucesso ao germinar sementes de canábis com o kit Smart Start.
-
Assegure-se de manter a temperatura adequada! Este é, sem dúvida, um dos factores mais relevantes ao utilizar o kit Smart Start. O ideal para a germinação das sementes de canábis é uma temperatura entre 22 e 25ºC.
-
Utilize um higrómetro para acompanhar a humidade. As sementes de canábis precisam de humidade para germinar, sendo que níveis elevados também facilitam que a casca da semente se solte assim que a plântula emerge. O nível recomendado de humidade relativa situa-se entre 70% e 90%.
-
Tenha paciência. Sementes de boa qualidade e nas condições ideais costumam germinar rapidamente, mas em alguns casos podem demorar semanas até aparecerem. Se estiverem a demorar, evite mexer: a interferência pode prejudicar o processo.
Transplantar as plântulas para os vasos
Assim que as plântulas atingirem mais de 3cm de altura, é altura de as transplantar para vasos maiores. Este processo é bastante delicado e exige muito cuidado para evitar danos nas plântulas. Se as raízes forem danificadas, isso pode atrasar o crescimento, provocar stress e até matar as plantas. Eis um resumo simples de como transplantar plântulas de canábis do kit Smart Start.
- Com cuidado, retire cada plântula dos vasos Smart Start, mantendo o composto intacto e prestando especial atenção para não danificar as raízes nem o caule.
- Coloque a plântula com o composto diretamente no novo substrato de cultivo.
- Regue e coloque sob as luzes.
- Se tenciona cultivar as plantas no exterior, não as coloque já no exterior. Faça a transição de forma gradual, para evitar que sofram de choque ao serem expostas diretamente ao ambiente externo.