Por favor, inicie sessão para aceder à sua lista de desejos
Poderá pensar que preparar tinturas de canábis exige necessariamente o uso de álcool. No entanto, isso não é verdade. É perfeitamente possível criar tinturas potentes totalmente livres de álcool. Seja qual for o motivo para evitar o álcool, descubra como pode preparar, em casa, uma tintura de canábis à base de glicerina igualmente eficaz.
Quando se trata de preparar tinturas de canábis, o álcool é normalmente escolhido como solvente. E não é por acaso; o álcool revela-se extremamente eficaz a extrair canabinoides, tornando-se assim uma das melhores opções para produzir um concentrado de canábis com elevada potência. No entanto, adquirir álcool na sua forma mais pura pode ser dispendioso e, além disso, nem todas as pessoas querem ingeri-lo. Felizmente, existem alternativas ao álcool que pode utilizar para criar uma tintura de canábis de alta qualidade em casa.
Como o próprio nome indica, uma tintura de canábis sem álcool é uma tintura onde o solvente principal utilizado na extração (álcool) é substituído por outro ingrediente isento de álcool. Com opções como a glicerina, nunca foi tão simples preparar uma tintura de canábis sem álcool, eficaz e segura para consumo.
Existem dois métodos principais para preparar tinturas: por extração a quente ou a frio. Ambos são relativamente simples e, com algum equipamento e poucos ingredientes, conseguirá preparar uma tintura sem álcool tão eficaz quanto qualquer outra com álcool.
É fundamental descarboxilar a sua flor de canábis ou material vegetal antes de adicionar a glicerina. O método mais fácil consiste em espalhar a erva triturada num tabuleiro forrado e levá-la ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos a 110°C. Assim garantirá que o produto final é rico em THC e/ou CBD, em vez de precursores canabinóides como THCA e CBDA.
Nesta secção, vamos explicar, passo a passo, como realizar os métodos de extração a quente e a frio. Este guia é simples de seguir, mas, como sempre, é preciso alguma paciência, tempo e atenção para obter os melhores resultados.
1. Comece por colocar um ou dois dedos de água na sua slow cooker e regule a temperatura para 80°C. Se possível, utilize a função "manter quente" para garantir um aquecimento estável durante todo o processo.
2. Triture finamente a sua canábis descarboxilada num moinho de café ou liquidificadora, caso ainda não esteja moída.
3. Coloque a canábis moída num frasco e cubra totalmente com glicerina. Depois, coloque o frasco dentro da slow cooker já aquecida e deixe repousar durante 6 a 24 horas.
4. Findo o tempo recomendado, desligue a slow cooker, retire o frasco e deixe arrefecer durante algumas horas ou durante a noite.
5. De seguida, deverá filtrar a sua tintura utilizando um pano de algodão tipo "cheesecloth". Apesar de muitos tentarem usar filtros de papel de café, estes facilmente entopem; por isso, utilize apenas o pano de algodão para obter melhores resultados. O processo de filtração pode demorar um pouco, já que a glicerina torna a mistura mais espessa, por isso seja paciente. Por fim, transfira a tintura filtrada para frascos conta-gotas.
1. Triture a sua canábis descarboxilada o mais finamente possível, utilizando um moinho de café ou uma liquidificadora.
2. Pegue num frasco, coloque a canábis e depois adicione a glicerina. Feche bem o frasco.
3. Guarde o frasco num local fresco e escuro durante, pelo menos, 3 a 5 semanas. Esta extração, sem aplicação de calor, é mais demorada do que o método quente, mas pode deixar o preparado a repousar durante vários meses, se assim desejar. Basta agitar o frasco diariamente para ajudar a libertar os canabinoides.
4. Depois desse tempo, está na hora de coar a sua tintura com um pano de musselina para pequenos frascos de conta-gotas. Tal como no outro método, evite usar filtros de papel, pois podem entupir. Assim que a transferência estiver feita, está pronto a usar a tintura sempre que quiser.
Existem vários benefícios em preparar uma tintura de canábis sem álcool. Em primeiro lugar, quem opta por não consumir álcool, ou simplesmente não aprecia o sabor, pode usufruir de uma tintura potente sem quaisquer preocupações.
Outro ponto positivo é o custo reduzido de produção. Substituir o álcool, que pode ser caro, por glicerina – um ingrediente fácil de encontrar – ajuda certamente a poupar algum dinheiro.
Para além das vantagens de usar glicerina em vez de álcool, as tinturas oferecem inúmeros benefícios de forma geral. Por exemplo, ao aplicá-las debaixo da língua, os efeitos sentem-se em poucos minutos. Se ingeridas, podem começar a fazer efeito em cerca de 30 minutos, o que é bastante mais rápido do que os comestíveis tradicionais!
As tinturas também são discretas e fáceis de transportar. Depois de preparadas, não exigem isqueiros nem qualquer preparação adicional – é simples aproveitar ao máximo a sua tintura em qualquer circunstância.
Naturalmente, a grande vantagem de criar a sua própria tintura sem álcool é poder controlar completamente o que consome. Desde a escolha da variedade de canábis ao tipo de base sem álcool, tudo depende de si – algo que não aconteceria se comprasse uma tintura online ou por outros meios.
Embora sejam raras, existem algumas desvantagens a ter em conta nas tinturas de canábis sem álcool. O principal é que a glicerina consegue absorver muito menos canabinóides do que o álcool. Isto significa que será necessário utilizar uma maior quantidade de tintura sem álcool para obter um efeito semelhante, o que pode tornar a dosagem um pouco confusa.
Fora isso, as tinturas de glicerina oferecem praticamente os mesmos benefícios das que são produzidas com álcool.
Como já deve ter percebido, é perfeitamente possível fazer tinturas eficazes sem recorrer ao álcool. Quer seja por motivos de saúde, para poupar dinheiro, ou simplesmente para variar, a verdade é que o processo é simples e acessível. Por onde começar? No que toca a variedades e acessórios, a Zamnesia tem tudo o que precisa. Visite a loja e garanta já os produtos indispensáveis para criar tinturas de canábis de elevada qualidade.
Conta
Informação
As nossas ofertas
O nosso site não funcionará corretamente sem estes cookies ativados. Por isso, os cookies funcionais não podem ser desativados.