Corrigir plantas de cannabis enraizadas em excesso
Cultivar canábis oferece inúmeras recompensas, mas também apresenta vários desafios; cada cultivo é uma experiência diferente. Por vezes, as plantas crescem desde a semente até à colheita sem complicações. Noutras situações, surgem pragas, doenças e outros contratempos. Entre os vários problemas que os cultivadores podem enfrentar, o enraizamento excessivo é um dos mais frequentes. Felizmente, este fenómeno é também um dos mais fáceis de evitar. Abaixo, explicamos como identificar sinais de raízes compactadas, como resolver este problema e como evitar que volte a acontecer no futuro.
O que é uma planta de canábis com raízes confinadas?
Uma planta desenvolve raízes confinadas quando o sistema radicular fica sem espaço para crescer. Isto costuma acontecer em vasos demasiado pequenos para o tamanho da planta, mas pode igualmente ocorrer em recipientes maiores ou mesmo em solo exterior muito compacto.
À medida que a canábis cresce, as raízes vão-se expandindo para acompanhar o desenvolvimento da parte aérea. O objectivo destas raízes é garantir que a planta recebe todos os nutrientes e água de que necessita, crescendo em várias direcções pelo solo; a raiz principal vai para baixo para dar estabilidade, enquanto as raízes secundárias, mais finas, espalham-se lateralmente à procura de nutrientes e água.
Se o vaso for pequeno, as raízes não param simplesmente de crescer. Continuam a estender-se até ocuparem o pouco espaço disponível, enrolam-se à volta das margens do recipiente e entrelaçam-se, acabando por formar uma bola de raízes extremamente densa. Por vezes, numa tentativa desesperada de procurar mais espaço, ar, água e nutrientes, podem até começar a sair pelos orifícios de drenagem do vaso.
Uma planta de canábis com raízes confinadas é um problema?
Raízes enoveladas podem causar uma série de problemas às plantas de canábis. Em situações mais graves, o funcionamento das raízes fica comprometido; tendo em conta que as raízes fornecem água, nutrientes, oxigénio e bactérias benéficas às plantas, qualquer diminuição na sua eficiência acarreta consequências negativas para todo o organismo. Quando as raízes têm dificuldade em obter estes elementos essenciais, os cultivadores começam a notar sinais de carências e um crescimento limitado nas partes aéreas da planta.
Como reconhecer plantas de canábis com raízes enoveladas
Sem ser necessário retirar as plantas à força dos vasos, existem alguns sinais importantes que permitem perceber se estão a ficar com as raízes presas. Descubra, de seguida, os principais sintomas a ter em atenção.
O solo seca demasiado rápido
As raízes ajudam no transporte de água para as plantas através do processo de transpiração. A libertação de vapor de água pelas folhas provoca uma força de sucção que puxa a água desde as raízes até ao topo da planta. No entanto, quando um recipiente está cheio de raízes, a proporção solo:raízes fica fortemente desequilibrada a favor das raízes. Isto significa que a água disponível no vaso esgota-se muito rapidamente; pode ser necessário regar 2 a 3 vezes por dia para satisfazer as necessidades da planta.
Plantas a tombar
Em condições ideais, o sistema radicular desenvolve-se em sintonia com as partes visíveis da planta. Enquanto a raiz principal se aprofunda e as raízes secundárias se expandem lateralmente, todo o conjunto acaba por formar uma rede que mantém a copa estabilizada no solo à medida que cresce. No entanto, as plantas com raízes confinadas não beneficiam deste suporte subterrâneo, sendo frequente encontrá-las tombadas quando as vai observar.
Crescimento lento
Algumas plantas nunca chegam a atingir o tamanho suficiente para serem derrubadas pelo próprio peso. Ao perceberem que as raízes estão limitadas e não conseguem oferecer o suporte e os nutrientes necessários, acabam por crescer pouco e apresentam um aspeto desanimador, ficando longe de alcançar o rendimento esperado.
Botões pequenos
Plantas de pequena dimensão originam copas reduzidas e, por norma, flores compactas e modestas. Não espere colas altas e resinosas de plantas com raízes confinadas — o mais provável é obter inflorescências pequenas e pouco expressivas, que quase não alteram o peso final.
Deficiências nutritivas
Quando as raízes se tornam apertadas num vaso demasiado pequeno, rapidamente absorvem todos os nutrientes disponíveis no pouco substrato existente. Isto pode fazer com que as plantas fiquem carenciadas de determinados nutrientes, manifestando sinais típicos de deficiências, como folhas amareladas, enroladas ou com manchas castanhas.
Como resolver plantas de canábis enraizadas em excesso
Quando as raízes ficam demasiado apertadas, o desenvolvimento e a produtividade da planta de canábis podem ser seriamente comprometidos. Descubra como pode ajudar a sua planta a recuperar com estas sugestões práticas:
- Transplante: O passo mais importante é dar à sua planta um espaço novo e mais amplo, permitindo que as raízes se expandam. A dimensão do novo vaso deve ser adaptada ao porte e genética da planta. Cultivares autoflorescentes de pequeno porte desenvolvem-se bem em vasos de 11 litros até ao final do ciclo. Para plantas que possam atingir 150 cm, opte por um vaso de 50 litros; se a genética atingir até 2 metros, precisará de um recipiente de pelo menos 75 litros para que desenvolva todo o seu potencial.
- Poda de raízes: Ao transplantar, elimine as raízes caóticas e enroladas que se moldaram à forma do vaso antigo, principalmente nas extremidades do torrão. Utilize uma tesoura de poda esterilizada para remover as raízes mais comprimidas e deformadas, preservando as raízes direitas e saudáveis.
- Soltar o torrão: Antes de colocar a planta no novo vaso, solte cuidadosamente o torrão de raízes. Desenrede as raízes maiores, sempre com suavidade para não as danificar. Pode aplicar uma ligeira pressão no torrão, de modo a libertar a terra mais compactada entre as raízes.
- Novo substrato: Encha o novo recipiente com um substrato rico em matéria orgânica e misture um pouco de perlita para favorecer a drenagem e manter a humidade ideal no solo. Reforce com micorrizas, que auxiliam o desenvolvimento radicular, e regue generosamente depois do transplante.
Como evitar raízes enoveladas em canábis
Já sabe como tratar uma planta com raízes enoveladas. Agora, descubra o que pode fazer para impedir que este problema volte a acontecer.
Quando transplantar e como escolher o vaso ideal
Fazer a transplantação das suas plantas de canábis na altura certa, e para um vaso com o tamanho adequado, é fundamental para evitar que fiquem enraizadas em demasia. Para garantir que o faz corretamente, veja abaixo os volumes de vasos recomendados para plantas de diferentes tamanhos:
- Planta de 0–15cm = vaso de 10cm
- Planta de 15–30cm = vaso de 4l
- Planta de 30–60cm = vaso de 11l
- Planta de 60–100cm = vaso de 20l
- Planta de 100–150cm = vaso de 45l
- Planta de 150–200cm = vaso de 75l
Regue corretamente
Manter o solo bem hidratado é fundamental para promover o crescimento das raízes. Os solos ricos em argila tornam-se muito compactos quando estão secos, o que pode dificultar o desenvolvimento das raízes, mesmo que as plantas estejam em vasos com o tamanho adequado.
Dê atenção ao substrato
Começar com um substrato bem arejado e com boa drenagem é fundamental para estimular o crescimento das raízes. Melhore a sua mistura de terra juntando uma quantidade generosa de matéria orgânica, incluindo composto e húmus de minhoca, complementando com areia, perlita ou vermiculita para garantir uma textura leve e bem drenada.
Opte por vasos de tecido
Os vasos de tecido eliminam praticamente o problema das raízes enoveladas. Nestes recipientes, as raízes passam por um processo natural de poda pelo ar, evitando que se enrolam e fiquem presas. Para além de impedir que as raízes se embolem, estes vasos promovem também uma drenagem eficiente e garantem uma boa aeração do substrato.
Mantenha as suas raízes felizes, saudáveis e livres
A saúde de qualquer planta de canábis depende, em grande parte, do estado das suas raízes. Utilize a informação acima para recuperar plantas que ficaram enraizadas demais e evitar que o mesmo volte a acontecer. Se transplantar no momento certo e escolher um vaso com espaço suficiente, as raízes vão desenvolver-se em pleno, desde que estejam envolvidas num substrato rico e com boa drenagem.