Ideal para festas e convívios, a ginjah é uma bebida infusionada com canábis que junta as tuas variedades preferidas a uma garrafa do teu melhor gin. O resultado é uma mistura aromática, saborosa e potente, que une o melhor dos dois mundos e oferece uma experiência inovadora que vais querer experimentar. Descobre como prepará-la.
Pode pensar que desfrutar de cannabis e de um gin tónico bem gelado são prazeres incompatíveis. Mas, na verdade, não podia estar mais enganado (com todo o respeito)! "Ginjah" é uma forma surpreendente de combinar a erva com o gin para uma experiência memorável. Mas como se faz? Vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber para preparar uma bebida ginjah irresistível, perfeita para surpreender amigos e família. Esta infusão de cannabis destaca-se em festas e encontros, e o melhor de tudo é que não precisa de ser um especialista em cocktails para a preparar!
Felizmente, o álcool é um dos métodos mais eficazes para extrair canabinóides da planta de canábis, tornando muito simples a fase de infusão da nossa receita de ginjah. Basta colocar a canábis de molho no álcool durante, pelo menos, 48 horas. No entanto, quanto mais tempo deixar em infusão, melhor será o resultado; idealmente, entre 2 a 4 semanas é o suficiente para potenciar ao máximo a mistura. Esta opção é perfeita para quem quer preparar tudo com antecedência para uma festa ou ocasião especial.
Apesar de algumas receitas (incluindo a nossa) sugerirem aquecer ligeiramente o álcool em banho-maria, a verdade é que basta deixar a macerar e, depois, coar. Quando preparado, o álcool aromatizado pode ser guardado até ao momento de ser utilizado.
1. Comece por moer a canábis o mais finamente possível. Pode fazê-lo num moedor convencional, mas se quiser um resultado ainda mais fino, recorra a um almofariz e pilão. Caso utilize folhas, pique-as muito bem com uma tesoura.
2. Para "ativar" a canábis, descarboxile-a no forno a 110°C durante 40 minutos. Deixe arrefecer antes de prosseguir.
3. Em seguida, coloque a canábis moída na garrafa de gin. Certifique-se de que fica totalmente coberta pelo álcool.
4. Feche a garrafa bem, agite-a vigorosamente e guarde num local escuro e fresco pelo menos durante dois dias. Para uma infusão mais intensa, recomenda-se deixar repousar algumas semanas. Agite a garrafa pelo menos uma vez por dia durante alguns minutos para garantir que a planta continua a libertar todo o seu sabor.
5. Quando considerar que a infusão está pronta, verta o conteúdo para um tacho, filtrando o líquido com uma gaze para eliminar todos os resíduos vegetais.
6. Com a ajuda de um funil, verta o ginjah de volta para a garrafa de gin.
7. Agora já tem o seu gin aromatizado com canábis. Normalmente, o gin é servido com água tónica e limão, mas pode sempre dar asas à criatividade e experimentar diferentes misturas ou criar cocktails únicos com ginjah – o limite é a sua imaginação!
Se não quiser esperar tanto tempo, pode acelerar o processo recorrendo ao calor.
Encha um tacho com água e leve ao lume até ferver. Desligue o fogão e coloque a garrafa de ginjah na água quente, deixando repousar cerca de meia hora. Certifique-se de que o nível de água não ultrapassa o gargalo da garrafa. Em alternativa, pode colocar a garrafa bem fechada na máquina de lavar loiça e escolher um ciclo de lavagem quente. Apenas assegure que está bem selada!
Podes usar quase qualquer variedade para infusionar o teu gin, mas deixamos-te algumas sugestões que vão realçar ao máximo os sabores, aromas e efeitos únicos do teu ginjah.
Não é segredo que os citrinos combinam na perfeição com gin. Por isso, seleccionámos esta variedade refrescante, doce e repleta de limão. Resulta do cruzamento entre Lemon Skunk e Amnesia Haze, oferecendo desempenho irrepreensível em todos os aspetos. Produz colheitas abundantes de flores de alta qualidade, perfeitas para fazer infusões. Com cerca de 20% de THC, proporciona efeitos intensamente cerebrais e altamente estimulantes. Tenha apenas algum cuidado ao combinar com álcool!
A equipa da Kannabia apresenta Amnesi-K Lemon. Resultado do cruzamento entre Amnesia, Lemon Skunk e Jack Herer, esta variedade distingue-se pelos seus intensos aromas cítricos e frutados. Com produções impressionantes que podem chegar aos 500g/m² após apenas 50–55 dias de floração, rapidamente terá flores densas e carregadas de sabor a limão. É perfeita para acompanhar o seu gin preferido, tornando-se a escolha ideal para criar o seu ginjah caseiro.
Por fim, mas certamente não menos importante, a Lemon Shining Silver Haze destaca-se como uma verdadeira explosão cítrica, combinando sabores ácidos e doces numa experiência única. Com uma produção generosa que pode chegar aos 650g/m², há muito para aproveitar nesta variedade. Juntamente com os seus aromas intensos e notas limonadas, oferece efeitos revigorantes e eufóricos, ideais para quem procura uma sensação energética e estimulante. É a opção perfeita para harmonizar com o seu gin preferido.
Como pode ver, preparar a sua própria ginjah é algo simples e rápido. Basta combinar o seu gin favorito com as suas variedades favoritas, criando uma bebida única que certamente vai surpreender qualquer convidado. Lembre-se apenas de consumir com moderação. Os efeitos combinados do álcool e da cannabis podem ser mais intensos do que espera, proporcionando-lhe uma experiência dupla. Aproveite de forma responsável para tirar o melhor partido de tudo aquilo que a ginjah pode oferecer.