Tudo o que precisa de saber sobre cultivar canábis em solo

Cultivar canábis em solo

Adam Parsons
Adam Parsons
Última actualização:

Pode parecer complicado à primeira vista, mas garantimos-lhe que escolher o solo certo para cultivar canábis não precisa de ser um desafio. Explicamos tudo o que deve saber sobre o solo ideal para marijuana, as diferentes opções existentes e os possíveis aditivos e correções a considerar.

Ao cultivar canábis em casa, seja em ambiente interior ou exterior, é essencial criar as melhores condições possíveis para as suas plantas. Apesar de muitas variedades de canábis serem bastante robustas, o tipo de solo utilizado pode determinar o sucesso ou fracasso da sua colheita doméstica. Garantir a composição certa do solo, com o pH adequado e os nutrientes ideais, será fundamental para obter excelentes resultados na hora da colheita.

Mas então, por onde começar na escolha ou preparação de um substrato apropriado? Não se preocupe; vamos explicar tudo o que precisa de saber sobre solos para canábis. Quer esteja agora a iniciar-se nestas lides ou apenas pretenda melhorar o desempenho das suas plantas, este artigo foi feito para si.

O solo ideal: argiloso e fértil

O solo ideal: argiloso

Embora não exista um tipo específico de solo considerado perfeito para o cultivo de cannabis, o solo argiloso é amplamente preferido pelos cultivadores. Mas afinal, o que é este tipo de solo e porque é tão valorizado? Trata-se de uma mistura composta sobretudo por areia e silte, com uma menor percentagem de argila. O resultado é um substrato que equilibra de forma excelente a retenção de água e nutrientes, sem comprometer a drenagem e a aeração. Ou seja, o solo argiloso proporciona às plantas o balanço ideal entre filtração e humidade, permitindo que absorvam o que necessitam sem correrem o risco de excesso de água e problemas associados, como a podridão radicular. Para garantir este equilíbrio, a proporção recomendada é de 40% de areia, 40% de silte e 20% de argila.

Já abordámos alguns benefícios do solo argiloso, mas vale a pena destacar também outras vantagens:

  • Oferece uma boa drenagem e circulação de ar
  • Consegue reter e absorver água e nutrientes de forma eficaz
  • Aquece mais rapidamente na primavera em comparação com outros tipos de solo
  • É mais resistente à seca, pois mantém a humidade por mais tempo

Outros tipos de solo

Tal como acontece com tantas coisas na vida, não existe uma solução universal quando se trata do solo ideal para canábis. Elementos como o ambiente, o orçamento e outros fatores terão sempre influência na sua escolha.

De seguida, apresentamos um resumo de outros tipos de solo. Apesar de não sugerirmos a sua utilização isolada, alguns podem ser excelentes aditivos para o solo, desde que aplicados nas quantidades certas.

Solo argiloso

Solo argiloso

O solo argiloso apresenta-se como um substrato compacto e com grandes torrões, tornando-se duro quando está seco e bastante pegajoso quando húmido. Estas características fazem com que não seja o mais indicado para o cultivo de plantas de canábis — sobretudo em volumes elevados — pois retém demasiada água, dificultando a drenagem e a oxigenação das raízes. Ainda assim, é possível melhorar o escoamento misturando-o com outros tipos de solo, como sugerido na nossa "receita" para solo franco acima. No entanto, o solo argiloso, por si só, não é considerado adequado como substrato para o cultivo de canábis.

Solo arenoso

Solo arenoso

O solo arenoso caracteriza-se por uma textura granulada que facilita a drenagem da água. Embora esta seja uma vantagem, também pode levar a que o solo seque demasiado rápido e que os nutrientes se percam facilmente. Tal como acontece com o solo argiloso, é frequente encontrar o solo arenoso em misturas—apesar de alguns cultivadores optarem por utilizar solo predominantemente arenoso em operações específicas de cultivo de canábis. Contudo, para principiantes, esta escolha não é recomendada.

Solo silte

Solo siltoso

Este tipo de solo é extremamente rico em nutrientes naturais, tornando-o num componente ideal para quem cultiva canábis. O solo siltoso oferece diversas possibilidades e pode ser compactado facilmente. Ao toque, apresenta uma textura suave, quase “ensaboada”. Apesar de ser frequentemente utilizado na plantação de árvores, é também uma excelente opção para produtores de canábis.

Solo turvo

Solo de turfa

O solo de turfa distingue-se pela sua tonalidade escura e pela textura elástica e esponjosa. Devido à sua elevada acidez, este tipo de solo não é particularmente rico em nutrientes, mas apresenta uma densidade que permite aquecer mais rapidamente na primavera. Para além disso, é excelente a reter água. Por isso, o solo de turfa é frequentemente misturado com outros componentes para criar um substrato mais adequado ao crescimento das plantas.

Solo calcário

Solo calcário

O solo calcário, de natureza alcalina, distingue-se por ser mais pedregoso que outros tipos de solo e apresentar uma textura mais grossa. É comum encontrá-lo em zonas ricas em calcário ou giz, origem do seu nome. No entanto, devido à sua elevada alcalinidade, este solo pode dificultar a absorção de nutrientes e inibir o crescimento das plantas, pelo que não é aconselhável ser utilizado como substrato único. Ainda assim, tem as suas vantagens, destacando-se principalmente pela excelente drenagem que proporciona.

Solo para canábis: comprar feito ou preparar em casa?

Solo comprado em loja vs solo caseiro para canábis

Afinal, qual é a melhor escolha quando se trata de selecionar o solo para o seu cultivo em casa? Existe sempre a possibilidade de comprar substrato nos centros de jardinagem, mas muitas pessoas optam por preparar os seus próprios solos em casa. Como ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens, a experiência do cultivador pode ser o factor decisivo na escolha da melhor alternativa para si.

Solo comprado em loja

Com fácil acesso e uma grande variedade à disposição, a terra comprada em loja é a opção preferida para quem está a começar. Atualmente, é simples encontrar uma mistura pronta que garante o ambiente ideal para o desenvolvimento das suas plantas. Em algumas zonas, até pode encontrar substratos específicos para canábis, seja em lojas físicas ou através da internet.

Todo o essencial vem pronto numa embalagem só, dispensando a necessidade de misturar ou ajustar componentes por sua conta. Além disso, armazena-se facilmente, o que é perfeito para quem tem pouco espaço. Basta adquirir um saco pequeno e está pronto a utilizar.

Terra caseira

Embora os cultivadores iniciantes possam preparar o seu próprio solo, esta é uma tarefa normalmente reservada aos mais experientes. Já referimos que diferentes proporções de argila, areia e silte são fundamentais para obter o solo argiloso ideal para o cultivo de canábis de alta qualidade. Este solo pode ser adquirido em lojas especializadas, mas há quem prefira personalizar ainda mais o substrato, adicionando nutrientes extra ou componentes para melhorar a aeração e drenagem, como vermiculite ou perlita.

Basta uma rápida pesquisa online para perceber que existe um debate intenso sobre a composição ideal do solo para canábis e as proporções a utilizar. No entanto, se procura um ponto de partida fiável para a técnica, sugerimos que experimente a nossa fórmula comprovada para solo de canábis.

História relacionada

Como preparar o melhor solo para cultivar canábis

O que ter em conta ao escolher o solo para cultivar canábis

O que considerar ao escolher o solo para cultivar canábis

Chegou o momento de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos — afinal, que fatores deves considerar ao comprar ou preparar o teu próprio solo?

Independentemente do tipo de substrato que escolhas, a canábis desenvolve-se melhor em solos leves e soltos, que proporcionem um equilíbrio entre a drenagem e a retenção de água. Nem todas as variedades de canábis requerem o mesmo tipo de solo; algumas adaptam-se melhor a solos mais compactos, como os que contêm uma maior quantidade de argila. O clima e ambiente onde irás cultivar também têm influência, por isso, pesquisa bem antes de escolher o solo e as sementes de canábis ideais.

O pH é outro aspeto fundamental. As plantas de canábis cultivadas em solo desenvolvem-se melhor com um pH próximo de 6,0 (sendo entre 6,0 e 7,0 o intervalo recomendado). Este é o chamado "ponto ideal" para garantir uma performance máxima. Não te esqueças de testar o pH antes do transplante e ao regar ou aplicar nutrientes, para garantir que tudo corre bem.

História relacionada

Como ajustar o nível de pH ao cultivar canábis

Certifica-te também de que o solo contém quantidades adequadas de azoto, fósforo e potássio (os chamados macronutrientes), além de diversos micronutrientes. Isto pode estar presente no solo desde o início ou pode ser adicionado através de fertilizantes orgânicos ou sintéticos — o importante é garantir que as tuas plantas recebem a nutrição necessária. Atenção que algumas genéticas, como muitas autoflorescentes, não necessitam de tantos nutrientes para produzir bons resultados. Evita o excesso para não comprometer a produção.

Como melhorar a qualidade do seu solo

Como melhorar a qualidade do seu solo

A maioria dos substratos à venda nas lojas já está preparada para utilização imediata, não necessitando de grandes ajustamentos ou aditivos. No entanto, se considerar que o solo que tem não é suficientemente rico, há algumas medidas que pode tomar para o melhorar. Importa ter em mente que este processo pode ser mais adequado para cultivadores com alguma experiência, pois alcançar o equilíbrio certo de nutrientes e a constituição ideal do solo é fundamental para obter plantas saudáveis.

Fibra de coco

Aproveitando as partes exteriores do coco, a fibra de coco é perfeita para misturar com solos que precisam de melhorar a retenção de água. Basta adicionar uma porção de fibra de coco à sua mistura de terra para criar um ambiente mais húmido para as plantas, sem risco de encharcamento.

História relacionada

Pode reutilizar fibra de coco?

Perlite

Estas pedras leves e brancas, feitas de vidro vulcânico, são ideais para melhorar a areação e a drenagem do solo, ao mesmo tempo que ajudam a reter a humidade. São perfeitas para substratos mais compactos — basta uma pequena quantidade de perlita para obter excelentes resultados.

Seixos de argila

À semelhança da perlita, as bolas de argila expandida podem ser misturadas na terra para melhorar a drenagem e a areação. Muitos optam por colocá-las no fundo dos vasos ou canteiros elevados, já que estas áreas são mais propensas ao apodrecimento das raízes e a outros problemas de saúde das plantas.

Vermiculite

Este mineral submetido a tratamento térmico é uma escolha popular entre quem pretende tornar o solo mais leve. Ideal para quem tem solos argilosos em excesso, a vermiculite melhora de forma notável a drenagem e a aeração. Muitos produtores optam por combinar vermiculite com perlita para potenciar ainda mais as qualidades do solo.

Húmus de minhoca

Produzido de forma natural pelas minhocas, o húmus de minhoca é basicamente o resultado da sua digestão, podendo ser utilizado de diversas maneiras para melhorar a qualidade do solo. Rico em microrganismos benéficos, o húmus de minhoca ajuda no desenvolvimento das plantas e melhora significativamente a textura da terra, a retenção de água e a drenagem. Não hesite em experimentá-lo no seu jardim!

História relacionada

Como utilizar ácido húmico e fúlvico em plantas de canábis

A solução para o seu solo

A solução para o teu solo

Como podes ver, não existe uma resposta única ou simples quando chega a altura de escolher ou preparar o solo ideal para as tuas plantas de canábis. Há diversos fatores a ter em conta e provavelmente vai ser necessário algum tempo de aprendizagem e algumas experiências até encontrares o método perfeito. Mas, assim que dominares esta arte, nada te vai travar. Tem apenas atenção às necessidades de cada variedade e às condições do local de cultivo – serás recompensado com colheitas generosas e aquele orgulho de saber que foste tu a fazer tudo.

Está a visitar o nosso site Portugal.