Deficiência de molibdénio em plantas de canábis
O molibdénio é um elemento natural fundamental para o crescimento saudável de todas as plantas, incluindo a canábis. Este mineral é especialmente importante na produção de certas enzimas essenciais ao desenvolvimento vegetal, pelo que uma deficiência de molibdénio pode prejudicar seriamente a saúde e evolução das tuas plantas de canábis. De seguida, explicamos como identificar e corrigir deficiências de molibdénio na canábis.
Quais as causas da deficiência de molibdénio
Como o nome indica, as deficiências de molibdénio ocorrem quando as plantas de canábis não conseguem absorver o molibdénio disponível no substrato onde crescem. Regra geral, existem dois fatores principais que podem impedir as raízes de aceder a este micronutriente essencial:
❌ Temperaturas baixas. As raízes de canábis desenvolvem-se melhor a temperaturas entre 15 e 30°C, sendo que alguns cultivadores e investigadores consideram que o ideal ronda os 24°C. Quando a temperatura desce abaixo dos 15°C, a absorção de água e nutrientes pelas raízes reduz-se drasticamente e, aos 13°C, as raízes começam a sofrer stress térmico. Se a zona radicular estiver exposta a frio durante períodos prolongados, a planta terá dificuldades em absorver nutrientes, o que pode originar carências nutricionais.
❌ Desequilíbrio do pH. O intervalo de pH ideal para a canábis situa-se entre 5,8 e 6,2, dependendo do método de cultivo (em hidroponia/substratos inertes pode tolerar condições um pouco mais ácidas). Fora deste intervalo, a disponibilidade de macro e micronutrientes diminui substancialmente, tornando-se fácil surgirem carências. Por vezes, um solo muito rico em ferro pode indicar que está demasiado ácido, pois o ferro é mais facilmente absorvido neste tipo de meios. Em contrapartida, o molibdénio só está disponível para as plantas em valores de pH mais elevados (mais alcalinos).
Como identificar uma deficiência de molibdénio
As carências de molibdénio não são muito frequentes, mas quando surgem, é fundamental identificar e corrigir o problema rapidamente. Distinguir uma deficiência de molibdénio de outras carências nutricionais comuns na canábis pode ser desafiante, por isso, esteja atento aos seguintes sinais:
-
Folhas descoloradas. O molibdénio é essencial para várias enzimas relacionadas com a absorção de azoto. Uma planta de canábis que não recebe molibdénio suficiente consegue absorver nitrato do substrato, mas não consegue utilizá-lo para gerar energia. Como consequência, podem aparecer folhas esverdeadas claras ou amareladas. As folhas mais antigas podem ainda apresentar as margens queimadas.
-
Crescimento limitado. As plantas afetadas pela falta de molibdénio ficam visivelmente menos vigorosas do que plantas saudáveis sem deficiências.
-
Folhagem quebradiça e moribunda. Em fases mais avançadas, a carência de molibdénio pode provocar o surgimento de folhas amarelas, secas e a morrer, especialmente nas zonas inferiores ou centrais da planta. Isto acontece porque a planta não consegue utilizar o azoto corretamente e, em resposta, move as suas reservas para zonas de crescimento mais recentes, deixando as folhas mais velhas enfraquecerem e morrerem.
Como prevenir a deficiência de molibdénio
O melhor ataque é uma boa defesa – este velho ditado aplica-se a várias situações, incluindo a prevenção de carências nutricionais no cultivo de canábis. Para evitar deficiências de molibdénio, sugerimos que sigas estas recomendações:
✅ Começa a tua plantação com solo e fertilizantes orgânicos de alta qualidade. A qualidade do substrato e dos fertilizantes que utilizas terá impacto direto na saúde das tuas plantas e, mais tarde, na qualidade das flores obtidas. Na Zamnesia, recomendamos sempre que os cultivadores de canábis comecem por uma mistura de solo orgânico de excelência (confere a nossa receita de super solo orgânico) e alimentem as plantas apenas com fertilizantes naturais, como o nosso Monster Bud Mix. Optar por substratos e fertilizantes biológicos diminui o risco de sobrealimentação e flutuações de pH, ao mesmo tempo que favorece um ambiente orgânico rico para o desenvolvimento das raízes.
✅ Garante as melhores condições ambientais de cultivo. Se cultivas canábis em estufa, tenda ou interior, aproveita ao máximo para criar um ambiente perfeito para as tuas plantas. Mantém o controlo da temperatura, humidade relativa e circulação de ar, já que perdas repentinas ou alterações prolongadas podem causar stress às plantas e afetar a sua capacidade de absorção de água e nutrientes como o molibdénio.
✅ Controla regularmente o pH. Como já mencionámos, as variações de pH estão entre as principais causas de deficiência de molibdénio (e outros problemas). Investe num kit para teste de pH e verifica frequentemente o pH da água, dos nutrientes e do escoamento, para poderes detetar e corrigir qualquer alteração antes que afete seriamente o crescimento das tuas plantas.
Nota importante sobre o cultivo biológico: A utilização de solos e nutrientes orgânicos favorece a criação de um ecossistema saudável de microrganismos (como bactérias benéficas e fungos) no solo, o que estimula o crescimento das plantas, protege contra pragas e doenças e ajuda a estabilizar o pH.
Como tratar a deficiência de molibdénio
O molibdénio é um micronutriente essencial que as plantas de canábis necessitam apenas em pequenas quantidades para se desenvolverem de forma saudável. Caso surja uma deficiência de molibdénio, siga estes passos para resolver o problema e minimizar as suas consequências no desenvolvimento das plantas:
1️⃣ Verifique se a deficiência tem origem em problemas de temperatura ou em desequilíbrios de pH.
2️⃣ Se suspeitar que o motivo está relacionado com a temperatura, tente aumentá-la na sua área de cultivo recorrendo a:
-
Recorrer a ar condicionado para aquecer a zona de cultivo, se o espaço e orçamento o permitirem.
-
Utilizar tapetes térmicos para fornecer calor diretamente às raízes.
-
Aproveitar cobertura morta para isolar e estabilizar a temperatura do solo junto às raízes.
-
Reduzir a potência dos ventiladores de entrada e saída de ar.
-
Remover o vidro das lâmpadas HID para permitir que o calor das luzes aqueça melhor o espaço de cultivo.
3️⃣ Se o problema estiver associado ao pH, faça o seguinte:
-
Adquira um kit de teste de pH e avalie a água, os nutrientes e a drenagem após regar as plantas.
-
Utilize reguladores de pH para ajustar a água ou o fertilizante, garantindo que ficam no intervalo ideal para canábis (5,8–6,2).
Diga adeus às deficiências de molibdénio
O molibdénio é um micronutriente essencial que as plantas de canábis utilizam para produzir enzimas necessárias a vários processos fisiológicos. Embora as carências de molibdénio sejam pouco comuns, podem afetar o desenvolvimento das plantas e comprometer a sua alimentação, levando a problemas de saúde e crescimento atrofiado. Recorrendo à informação deste artigo, poderá identificar de forma clara a deficiência de molibdénio e agir rapidamente, evitando consequências graves para as suas plantas.