Plantação companheira de canábis: endro

Cultivo companheiro de canábis: endro

Adam Parsons
Adam Parsons

O endro proporciona inúmeros benefícios às plantas de canábis quando cultivado como planta companheira — vai muito além de ser apenas uma erva aromática para temperar os seus pratos! Descubra de que forma esta planta pode ser vantajosa e contribuir para colheitas de canábis mais saudáveis e produtivas.

Cultivar canábis é uma área vasta e em constante evolução, muito mais complexa do que simplesmente colocar uma semente na terra e esperar alguns meses. Existem técnicas e estratégias aplicáveis em todas as fases do ciclo de vida da planta, que visam manter a saúde e garantir colheitas máximas compostas pela erva mais potente possível.

Há métodos para promover comunidades de fungos benéficos no solo, potenciando a absorção de nutrientes. É também possível implementar defesas contra mosquitos-do-fungo e outras pragas. Diversos métodos de poda permitem optimizar o espaço e a produção de flores. Outra opção de cultivo cada vez mais valorizada, pelas suas inúmeras vantagens, é o cultivo companheiro.

História relacionada

Como cultivar cannabis de forma mais eficaz com plantas companheiras

O que é o cultivo companheiro?

Plantação conjunta baseia-se no princípio de que algumas plantas, ao serem cultivadas lado a lado, estabelecem uma relação simbiótica e vantajosa para ambas. Por exemplo, há plantas cuja cor viva atrai pragas, afastando-as das restantes, ou outras que libertam substâncias no solo atuando como pesticidas naturais. Esta prática existe há séculos e, embora nem todas as técnicas estejam cientificamente comprovadas, a experiência de inúmeros jardineiros ao longo do tempo mostra resultados bastante positivos.

Endro: ideal para o cultivo conjunto com canábis

ENDRO: IDEAL PARA PLANTAR JUNTO COM CANÁBIS

A canábis é uma planta resistente capaz de desenvolver-se em ambientes muito distintos, desde pradarias banhadas pelo sol até cumes expostos ao vento e ao frio. Embora a canábis em si já possua algumas propriedades repelentes de insetos e possa até ser usada como pesticida, a utilização de plantas companheiras pode trazer ainda mais benefícios para o cultivo. Uma das melhores escolhas para acompanhar a canábis é o endro.

O endro é uma erva anual pertencente à família Apiaceae (a mesma do aipo). Costuma atingir entre 40 a 60 centímetros de altura, e as folhas secas são excelentes para temperar inúmeros pratos, conferindo-lhes um bom aporte de vitaminas e minerais.

Quando plantado como companheiro, o endro destaca-se em dois aspetos principais. É particularmente vantajoso em jardins exteriores, pois atrai insetos benéficos para o ecossistema, como abelhas, joaninhas, borboletas, louva-a-deus e moscas-das-flores. Ao mesmo tempo, afasta pragas que podem prejudicar plantas, como loopers-da-couve, ácaros-aranha e pulgões.

Há indicações de que recorrer a plantas como o endro para manter as pragas afastadas é muito mais eficaz do que recorrer a pesticidas químicos sintéticos. Estes produtos químicos têm consequências negativas para o ambiente e podem até ser cancerígenos. Ao optar pelo cultivo com plantas companheiras, evita-se o uso destes químicos, promovendo simultaneamente a biodiversidade do jardim.

O contributo do endro como planta companheira estende-se ainda a outras espécies, já que se acredita que ajuda a proteger e a potenciar o crescimento de alfaces, cebolas, cerefólio, milho, pepino, couves-de-bruxelas, repolho e brócolos.

Está a visitar o nosso site Portugal.