Plantação complementar de canábis: Coentros
Os cultivadores de canábis estão sempre à procura de novas formas de melhorar as suas colheitas. Naturalmente, todos querem obter flores de máxima qualidade. Afinal, de que serve a canábis se não for boa? Existem vários métodos para optimizar o cultivo, mas um dos mais populares e eficazes atualmente é a plantação companheira.
O que é a plantação complementar?
A plantação companheira consiste em melhorar as condições do ambiente de cultivo ao plantar plantas benéficas próximas umas das outras. Estas plantas ajudam a proteger contra pragas devido ao odor intenso que libertam, afastando insetos indesejados e, ao mesmo tempo, atraindo predadores úteis para o espaço de cultivo. Além disso, recorrer a plantas companheiras pode melhorar a saúde do solo, promovendo aeração e fornecendo nutrientes. Existem também plantas que servem de suporte estrutural e podem minimizar a necessidade de espaço adicional.
Para que a plantação companheira seja realmente eficaz, é essencial que as plantas escolhidas sejam plantadas próximas, mas sem excessiva proximidade entre raízes. Desta forma, beneficiam umas das outras sem competir pelo espaço ou pelos recursos do solo.
Ainda que o THC atue naturalmente como repelente para várias pragas, existem espécies que não são afetadas pelos seus efeitos psicoativos. Por isso, os especialistas recomendam uma proteção suplementar contra pragas. Outra alternativa passa por espalhar plantas mortas pelo cultivo.
Em vez de recorrer a pesticidas químicos, frequentemente não aprovados para o consumo ou combustão de canábis, plantas companheiras naturais promovem um crescimento vigoroso da cultura, sejam culturas ao ar livre de pequena ou grande dimensão.
Coentros e as suas vantagens para a canábis
Os coentros são excelentes para atrair insetos benéficos, como taquinídeos, vespas parasitoides e sírfidas. Além disso, esta planta resiste à maioria das pragas comuns, como pulgões, escaravelho-da-batata e ácaros. Também pode preparar uma infusão de coentros para pulverizar no jardim, sendo especialmente eficaz a combater ácaros.
Como cultivar coentros
As sementes de coentros, em particular, mantêm-se viáveis durante cerca de cinco a seis anos. Ao contrário de algumas plantas com aromas mais intensos, os coentros destacam-se pelo seu aroma agradável e sabor suave, um pouco ácido.
De modo geral, o coentro desenvolve-se melhor em solos leves, soltos e quentes. A sementeira costuma ser feita no outono, mas também pode ocorrer na primavera. Para obter melhores resultados, plante as sementes em linhas, garantindo que as linhas fiquem afastadas cerca de 30 cm, com as sementes a 2 cm de distância entre si e a uma profundidade de 1 cm. Posteriormente, deve-se fazer o desbaste das plântulas, de modo a manter uma distância de 12 a 16 cm entre cada uma.
Deve plantar coentros?
O uso de pesticidas continua a ser uma preocupação constante para muitos cultivadores de canábis. Por isso, cada vez mais pessoas optam por alternativas naturais. No entanto, manter o cultivo livre de químicos pode ser desafiante, principalmente porque o aroma intenso da planta atrai uma grande diversidade de insectos. Assim, é essencial vigiar atentamente o estado das suas plantas de canábis durante todo o ciclo de crescimento. Embora este processo exija dedicação, recorrer a plantas companheiras, como o coentro, pode trazer vantagens significativas ao seu cultivo.