O ciclo de vida da planta de canábis

O ciclo de vida da planta de canábis

Steven Voser
Steven Voser

É sempre fascinante assistir ao desenvolvimento de uma planta, desde a semente até se transformar, em poucas semanas, numa copa exuberante! Cada fase é repleta de entusiasmo e tem a sua importância, assim como conhecer o ciclo de vida básico da sua planta. Consulte o nosso guia abaixo para obter uma compreensão detalhada das etapas de crescimento pelas quais as plantas de canábis passam, bem como os respetivos prazos.

Ao cultivar canábis, é fundamental compreender as fases pelas quais a planta passa ao longo do seu ciclo de vida. Este conhecimento serve de base para perceber o que está a acontecer com as suas plantas e de que cuidados podem necessitar em cada momento.

A canábis é uma planta anual, o que significa que cumpre todo o seu ciclo de vida, desde a semente até gerar novas sementes, num período de um ano. No entanto, no caso da canábis, este processo costuma durar entre 4 a 10 meses. Tudo começa com a fase de germinação.

Germinação

Germinação de sementes de canábis

A germinação consiste em iniciar o desenvolvimento das suas sementes de canábis favoritas. Neste processo, o embrião da semente rompe a casca exterior, surgindo uma raiz que se fixa no substrato escolhido, o que lhe permite começar a crescer na direção da superfície.

À medida que a planta cresce, forma duas folhas embrionárias que começam logo a captar luz. Todo este fenómeno pode demorar entre 12 horas e duas semanas. Assim que termina a germinação, a canábis dá início à fase de plântula. Para garantir um começo ideal, pode adquirir um Smart Start e um Propagator Pro.

Fase de plântula

Fase de plântula de canábis

Agora que a planta de canábis começa a captar luz através das suas primeiras folhas, concentra a sua energia no desenvolvimento de uma folhagem mais densa. É nesta fase que surgem as primeiras folhas com três pontas, conferindo-lhe um aspeto mais típico da canábis. À medida que a plântula cresce, irá produzir cada vez mais destas folhas características.

Dependendo da variedade, pode acontecer que algumas plântulas apresentem um caule frágil e tenham dificuldade em suportar o próprio peso. Se isso ocorrer, pode apoiá-las com um pequeno pau de madeira e um fio até adquirirem mais robustez. A fase de plântula dura geralmente entre 1 a 3 semanas; saberá que terminou quando a planta de canábis tiver desenvolvido entre 4 a 8 folhas novas nesse período.

Fase de crescimento vegetativo

Fase de crescimento vegetativo da canábis

A fase vegetativa é uma das principais etapas do desenvolvimento da canábis. É exatamente nesta fase que as plantas ganham corpo e concentram-se em crescer ao máximo antes de entrarem na floração. Durante este período, a canábis necessita de grandes quantidades de luz e nutrientes para absorver toda a energia de que precisa.

É também nesta etapa que a planta adquire a famosa forma típica da canábis, desenvolvendo-se rapidamente em altura e largura, ficando com um caule mais robusto, muitos ramos e folhas largas, bem formadas. Este crescimento vigoroso aumenta a superfície da planta para captação de luz e fortalece a sua estrutura, maximizando assim o potencial de produção de flores — que é, afinal, o principal objetivo do cultivo.

À medida que a fase vegetativa se aproxima do fim, torna-se possível identificar o sexo das plantas, permitindo remover as plantas masculinas do espaço de cultivo antes de libertarem o pólen — caso fiquem junto das plantas femininas, a produção será sobretudo de sementes e não de flores! Normalmente, esta fase tem uma duração variável entre 1 e 5 meses.

História relacionada

Identificar precocemente plantas masculinas e hermafroditas de canábis

Fase pré-floração

Esta fase pode ser considerada uma sub-etapa, que acontece, tal como o nome indica, imediatamente antes da planta de canábis direcionar toda a sua energia para a floração. Durante este período, a planta continua a desenvolver-se, com especial enfoque no fortalecimento e formação de ramos e nós, preparando-se assim para suportar o maior peso possível. Saberá que esta fase está a decorrer quando começar a notar a formação dos cálices nos nós, ou seja, nos pontos onde os ramos se unem ao caule. Esta etapa do ciclo de vida pode prolongar-se entre 1 dia e 2 semanas.

Fase de floração

Estágio de floração da cannabis

Chegou finalmente a fase mais aguardada do ciclo de vida da cannabis: a floração. É neste momento que as suas plantas vão começar a formar os tão desejados buds. Durante esta etapa, é fácil distinguir o sexo das plantas. Se encontrar algum macho ainda presente, remova-o com cuidado o quanto antes para evitar que libertem pólen e prejudiquem a colheita.

As plantas macho desenvolvem pequenos conjuntos de bolas repletas de pólen, enquanto as fêmeas concentram-se na produção das suas flores, que começam a surgir com pistilos brancos delicados. Esta fase pode prolongar-se entre 1 a 4 meses, dependendo da variedade de cannabis cultivada.

Está a visitar o nosso site Portugal.