Blog
Grinders
5 min

O guia completo dos trituradores

5 min

Um guia completo sobre moinhos. Aqui vai descobrir como escolher o moinho ideal para si, bem como os principais fatores a ter em conta e aquilo que deve evitar.

O principal objetivo de um grinder é triturar cannabis; no entanto, este processo também pode ser feito manualmente. Utilizar um grinder não é obrigatório, mas, depois de o experimentares, é provável que nunca mais queiras voltar atrás. Um grinder torna o processo de triturar erva muito mais rápido e higiénico do que usar as mãos. Para além disso, convém referir que alguns modelos têm a capacidade de separar e armazenar kief (pó fino rico em tricomas) enquanto trituram a cannabis.

Os grinders existem em diferentes materiais, tamanhos e formatos, mas afinal, o que distingue um bom grinder de um menos bom? Nem sempre o preço mais elevado significa melhor qualidade quando se trata de escolher um grinder.

GrinderVer grinders

Tipo de grinder

TIPO DE GRINDER

Ao escolher um grinder, o primeiro passo é perceber exatamente aquilo de que precisa, isto é, para que finalidade pretende usar o seu grinder.

Os grinders distinguem-se, sobretudo, pelo número de peças que os compõem; há modelos de duas, três, quatro ou, mais recentemente, até cinco peças.


Os grinders de duas peças são os mais básicos disponíveis no mercado, concebidos unicamente para triturar erva. Por serem compactos, cabem facilmente em qualquer bolso, o que os torna ideais para transportar. O seu funcionamento simples torna-os fiáveis e eficientes. No entanto, ao utilizar grinders de duas peças, é comum acabar por ter de manusear a erva com as mãos, o que pode ser um pouco sujo. São também os mais acessíveis em termos de preço, por isso são recomendados a consumidores ocasionais e a quem dá prioridade à portabilidade.


Os grinders de três peças contam com um compartimento adicional onde a erva moída se acumula. Alguns modelos ainda incluem uma malha metálica para separar o kief – um pó rico em tricomas, repleto de canabinóides, que pode ser aproveitado separadamente. Se o grinder não tiver esta malha, o kief mistura-se com a erva moída.


Os grinders de quatro peças incluem uma câmara exclusiva para armazenar o kief, além da malha filtrante. No restante, funcionam como os de três peças. Para quem costuma triturar grandes quantidades de cannabis e valoriza recolher o kief, um grinder de três peças com malha ou um de quatro peças é essencial. Contudo, o design mais elaborado destes modelos torna mais difícil garantir qualidade e implica mais trabalho no processo de limpeza.


Materiais

MATERIALS Cannabis grinder

Os moinhos de cannabis podem ser fabricados a partir de vários materiais como plástico, zinco, alumínio, madeira, pedra-sabão, titânio, entre outros.

Desde logo, importa referir que os moinhos de plástico e de zinco situam-se numa categoria inferior de qualidade.

Mesmo que o design seja vistoso, estes materiais partem-se facilmente e podem contaminar a erva ao serem utilizados. Além disso, têm pouca durabilidade; um moinho destes ao cair no chão ou ao ser pressionado pode facilmente quebrar-se.

Os moinhos de titânio são escassos no mercado, e não é por acaso; o titânio tem um custo muito elevado e a sua resistência adicional não compensa o investimento. São consideradas peças de luxo e de prestígio.

A madeira e a pedra-sabão confere aos moinhos um aspeto visual apelativo, mas em termos de desgaste e de facilidade de manutenção, ficam aquém quando comparados com produtos de topo.

O alumínio é o material mais recomendado para moinhos de qualidade. É resistente, seguro e amplamente utilizado até em piercings e material médico. Embora não existam moinhos oficialmente de grau médico, o alumínio é considerado seguro para este uso e, quando anodizado, ganha não só em robustez como em estética.

Naturalmente, existem moinhos fabricados noutros materiais, mas como acontece com qualquer novidade, só o tempo dirá se são dignos de confiança.

Uma dica importante na escolha de um moinho é preferir os modelos em que os dentes e a estrutura são feitos de uma única peça de material; isso garante resistência e facilita muito a limpeza. Quanto menos recantos e orifícios tiver o moinho, mais simples será evitar acumulações de resíduos de erva.

Qualidade

QUALITY Grinders

Quando se adquire um novo grinder, é fundamental testar a sua qualidade. Assim garante-se não só a segurança na utilização, como também a satisfação com o novo equipamento.

O primeiro passo neste teste de qualidade — e também o essencial — é normalmente conhecido como o teste do papel.

  1. Lave o grinder com água e deixe-o secar completamente.

  2. Gire o grinder várias vezes sem nada no interior; não devem aparecer aparas de metal. Se vir partículas metálicas, isso significa que os dentes estão desalinhados e deverá devolver o grinder.

  3. Coloque um pedaço de papel branco no interior e triture-o. O papel não deve ficar com cor após moer. Se o papel se alterar, o material do grinder é demasiado macio ou está sujeito a reações, devendo considerar devolvê-lo.

Um grinder novo e limpo deve rodar de forma suave. Este movimento assegura que não é necessário aplicar força excessiva ao triturar e evita o desgaste da peça. Pode ainda verificar possíveis irregularidades nas zonas onde a tampa se encaixa na base, como indicador da qualidade geral.

Se ouvir rangidos ao rodar, normalmente é sinal de mau alinhamento. Este som resulta do contacto interior e provoca desgaste e possível contaminação do que estiver a triturar.

História relacionada

Top 10 moedores de ervas

No processo de avaliação, verifique também a qualidade do íman que segura a tampa. Os grinders de alumínio costumam ter ímanes superiores, mas não é regra. Experimente girar o grinder na mão, veja se a tampa se mantém fixa e tente suspender o aparelho segurando apenas pela tampa e agitando ligeiramente; um grinder de qualidade deve resistir bem. Um bom íman garante anos de utilização sem perder eficácia.

Design

Design Grinder

Para além da imprescindível qualidade de fabrico, outro aspeto a ter em conta ao escolher um grinder passa pelas vantagens e desvantagens do seu design. Algumas dessas características podem ser subjetivas e depender do uso pessoal, enquanto outras são objetivamente falhas do produto.

  • Dentes

Os dentes dos moinhos apresentam-se em diferentes formas, tamanhos e densidades. Os formatos mais frequentes são os dentes em ponta aguçada, parecidos com uma lança, e os dentes de lados afiados em forma de diamante. Estes últimos são geralmente mais eficazes para a maior parte das utilizações, pois trituram a erva de forma mais rápida e eficiente. Já os dentes em ponta aguçada têm como vantagem permitir triturar apenas a erva, evitando os caules. Quanto mais densa for a disposição dos dentes, menos erva poderá colocar no moinho, mas a moagem será mais rápida.

  • Tamanho

A preferência de tamanho é completamente subjetiva. Procure um triturador que seja suficientemente grande para triturar a quantidade de erva que normalmente consome, mas que continue prático e confortável de manusear.

  • Abrir e fechar

No caso dos grinders de três e quatro peças, o processo de abrir e fechar o moedor é um pormenor importante a considerar. Se as roscas não estiverem bem alinhadas, torna-se difícil abrir e fechar o compartimento facilmente; é algo que convém mesmo evitar. Outro ponto a ter em conta é o número de voltas necessárias para abrir o compartimento; apesar de muitos utilizadores não darem grande atenção a este detalhe, quem usa o seu grinder com frequência prefere que este abra rapidamente – por isso, tenha isso em mente.

  • Orifícios e rede de kief

O tamanho dos orifícios nos grinders de três e quatro peças acaba por ser uma questão de preferência pessoal. Se preferes a tua erva mais fina, deves optar por orifícios mais pequenos, embora alguns possam ser demasiado pequenos e não deixem passar nada. Muitas vezes, basta virar o grinder ao contrário para obter uma trituração mais fina com a maioria dos modelos de três e quatro peças.

É fundamental que a rede para kief não esteja muito próxima dos orifícios, caso contrário, acaba-se por desperdiçar bastante erva que fica presa.

Como já referido, há grinders de duas até quatro peças. Abaixo encontras algumas opções de qualidade e a preços acessíveis para cada um desses tipos: Zamnesia Acrylic Grinder, GR8TR Wooden Grinder With Jar (RYOT), Zamnesia Premium Grinder.

Agora que já sabes o que deves procurar, será mais fácil navegares pelo mercado dos grinders. Define o teu orçamento, segue as nossas dicas e explora as opções disponíveis. Boas triturações!

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Headshop Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa