Blog
Como fazer cerveja de cannabis
3 min

Como fazer cerveja de cannabis

3 min

Poderá já saber que a cannabis e a cerveja combinam na perfeição. Mas não se trata apenas do sabor – na verdade, o lúpulo e a cannabis estão mais ligados entre si do que pode imaginar.

De acordo com o reinheitsgebot – a lei alemã da pureza da cerveja –, apenas a água, cevada e lúpulo podem ser usados na produção de cerveja. O lúpulo, em particular, é fundamental para conferir sabor e garantir a estabilidade da bebida. Contudo, pode ser surpreendente descobrir que o lúpulo pertence à família das cannabaceae – a mesma família da planta cannabis.

A ligação entre o lúpulo e a cannabis

Embora o lúpulo pertença à mesma família botânica da marijuana, não possui os mesmos compostos psicoativos presentes no cannabis. Além disso, não é o lúpulo que provoca o efeito de embriaguez na cerveja — esse efeito deve-se ao álcool produzido durante a fermentação. O papel do lúpulo é fornecer acidez e óleos essenciais que influenciam o sabor e aroma da cerveja, sendo que as cervejas com maior quantidade de lúpulo tendem a apresentar um sabor mais amargo. Para além disso, o lúpulo ajuda a impedir o desenvolvimento de alguns tipos de bactérias, sendo essencial para garantir a estabilidade da bebida.

Mais relevante ainda é que o lúpulo, apesar de forma suave, tem efeitos psicoactivos próprios. Contribui para a sensação de relaxamento e propriedades sedativas associadas ao consumo de cerveja. O lúpulo tem sido usado, isoladamente, como remédio natural há muitos anos — tradicionalmente indicado para tratar problemas de sono, sintomas de ansiedade, alterações menstruais e várias perturbações do sistema nervoso.

Quando se fala da relação entre cannabis e lúpulo, há duas questões que surgem imediatamente. Será possível cruzar o lúpulo com a cannabis para criar uma variedade que contenha THC? Infelizmente, apesar de várias tentativas, tal não é viável. O outro pensamento recorrente é a infusão de cerveja com cannabis — algo que sim, é possível e já foi concretizado com sucesso.

Cerveja de cannabis

A cerveja de cannabis é uma tradição antiga, partilhada por um pequeno círculo de mestres cervejeiros caseiros. No entanto, antigamente, encontrar uma receita fiável era uma tarefa complicada, já que quem tinha mais experiência raramente revelava os seus segredos e, nos fóruns sobre cannabis, as orientações eram quase sempre vagas ou imprecisas.

Com as recentes mudanças na lei e a legalização do consumo recreativo nos estados de Washington e Colorado, nos Estados Unidos, a cerveja de cannabis voltou a ganhar destaque. Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar instruções válidas e detalhadas online, e até algumas fábricas de cerveja no Colorado já começaram a produzir esta bebida de forma comercial. Um bom exemplo é a Redhook Ale Brewery, que lançou a sua "Joint Effort Hemp Ale" no estado de Washington. Assim, protegem-se da intervenção federal, pois o governo dos EUA só pode intervir no comércio entre estados. Até o puxador da torneira, nos bares, faz alusão ao conceito da cerveja – trata-se de um bong verdadeiro!

Como fazer cerveja de cannabis

Pensou em experimentar adicionar marijuana à sua cerveja artesanal? Aqui ficam algumas orientações para o fazer de forma correta. Este guia parte do princípio que já conhece o processo de fabrico de cerveja – que, embora seja fácil de iniciar, rapidamente se torna numa verdadeira arte. Não se esqueça de experimentar e ajustar ao seu gosto – estas são apenas diretrizes gerais.

Antes de utilizar cannabis na sua receita, é fundamental garantir que o material está bem seco. Depois de seco, mergulhe as folhas e flores em água fria durante algumas horas; este passo ajuda a eliminar excessos de clorofila, responsável pelo sabor amargo em marijuana mal seca ou curada. Convém também referir que, embora usar apenas as melhores flores possa parecer uma boa ideia, muitos consideram um desperdício. Pode, sem problema, usar aparas, folhas e caules, pois também possuem canabinóides – não precisa gastar a sua melhor colheita.

Para juntar marijuana à sua cerveja artesanal, faça o chamado dry hopping: adicione a cannabis ao mesmo tempo que o lúpulo, deixando-a lá o mesmo tempo. Os canabinóides dissolvem-se bem em álcool e gordura, por isso vão libertar-se durante a fermentação. O ideal é utilizar uma rede de nylon, ao estilo de saquinho de chá, tal como faz com o lúpulo. Estas redes encontram-se facilmente em lojas de produtos para fabrico de cerveja.

(Nota: certifique-se de descarboxilar a cannabis, pois só assim ativa o THC.)

Quanto à quantidade, muitos utilizam cerca de 30 gramas por cada 5 litros de cerveja. A potência da cerveja dependerá muito da força da marijuana utilizada. Encare esta proporção como ponto de partida e ajuste nas próximas experiências até encontrar o equilíbrio perfeito – quem já tem alguma experiência em fabrico de cerveja saberá que cada lote é único e está sempre em evolução.

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Headshop Receitas
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa