Blog
Can Weed Expire
5 min

A erva pode expirar? Descubra como preservar a qualidade das suas flores

5 min

Quando é que a erva deixa de estar fresca e começa a perder qualidade? Descubra como identificar flores envelhecidas e aprenda dicas para conservar a sua reserva durante mais tempo.

A canábis tem prazo de validade? Imagine que, ao fazer uma limpeza de primavera, encontra um pouco de erva ou haxixe esquecido no fundo de uma gaveta. O seu primeiro pensamento poderá ser: "Que sorte!" — mas há quanto tempo estará ali? Se já não se lembra, é provável que esteja guardado há bastante tempo. Será que este "tesouro" ainda tem efeito? Será seguro consumir?

Continue a ler para descobrir as respostas a estas e outras perguntas.

A canábis pode perder validade?

A erva pode estragar-se?

A resposta a esta questão é: mais ou menos. A canábis estraga-se como acontece com o leite, tornando-se imprópria e podendo causar problemas de saúde? Não propriamente. Mas existe, sem dúvida, um prazo recomendado de consumo.

Se não tiver estado em contacto com água ou armazenada num ambiente húmido, a erva não ganha bolor. No entanto, ao longo do tempo, vai secando e perdendo potência. Imagine a sua "erva" como as ervas aromáticas e especiarias que tem na cozinha. Usar um pouco de orégãos antigos não faz grande diferença—simplesmente, o sabor é menos intenso. O mesmo acontece com a canábis: não o vai deixar doente, mas provavelmente também não terá grande efeito.

História relacionada

Como evitar o bolor ao armazenar canábis

Há, no entanto, uma excepção. Se notar sinais de bolor na sua erva antiga, deite-a fora de imediato. Não só não terá qualquer efeito, como pode realmente ser prejudicial à saúde. O bolor pode provocar dores de cabeça, dificuldades respiratórias, e até pneumonia. O efeito fraco de fumar erva contaminada não compensa absolutamente o risco para a sua saúde.

Pode fumar erva velha?

Posso fumar cannabis antiga?

Se a cannabis não tiver bolor, não há problema em fumar erva mais antiga. O mesmo se aplica a pedaços de haxixe envelhecido. No entanto, talvez não seja a experiência mais agradável. A erva que já secou e perdeu frescura tende a proporcionar uma passagem áspera e irritante para a garganta, em vez de realçar os sabores e aromas que tornam cada variedade única. Provavelmente vai tossir mais e o efeito poderá ser bastante mais fraco. Em todo o caso, a escolha é sua. O grau de potência da cannabis muito seca depende realmente do tempo que já passou — por isso, se for mesmo necessário, poderá compensar experimentar.

Como identificar cannabis envelhecida

Reconhecer erva envelhecida

Como é que se identifica uma reserva de erva que já ultrapassou o seu auge? Felizmente, não é preciso usar equipamentos de laboratório especiais. Um olhar atento basta. Descobre como perceber se chegou a altura de pôr de parte a tua erva, recorrendo apenas aos teus sentidos.

  • AROMA

Se a sua canábis tiver um aroma diferente do habitual, é motivo para desconfiança. Em particular, se o cheiro for a mofo, semelhante a meias de ginásio usadas, ou tiver um odor forte a urina, é sinal provável de bolor. Nesses casos, o melhor é deitar fora e não correr riscos. Por outro lado, se a erva foi guardada de forma inadequada, pode ter absorvido odores do recipiente onde esteve armazenada, o que é mais um alerta para evitar consumir esse lote.

  • OBSERVE

Se o teu stock está em pó, seco, e parece ter passado alguns milénios numa tumba egípcia, provavelmente não precisamos de te dizer que está demasiado velho. A tua erva deve ter o aspeto natural de cannabis, e não assemelhar-se a uma pilha de folhas esfareladas e pó de ganja. Podes fumá-la, se quiseres. Só não esperes uma experiência agradável. Por outro lado, se os teus buds estão inteiros, mas apresentam manchas de pelo branco à superfície, isso é bolor. Está na altura de te despedires desse material.

  • Som

Pega numa das tuas flores de erva re-descobertas e parte-a ao meio. Se ouvires um estalido agradável, está pronta a ser usada. Se, em vez de um estalo, ouvires um som crepitante, provavelmente a tua erva está demasiado seca. Ainda podes fumá-la, mas prepara-te para uma experiência mais áspera e talvez menos potente. Se não ouvires nada, é sinal de que está demasiado húmida e deves inspecioná-la cuidadosamente para detectar eventuais sinais de bolor.

História relacionada

Como conservar cannabis: mantenha-o fresco e potente
  • SENSAÇÃO

Pegue na velha flor e aperte-a suavemente. Se estiver firme e ligeiramente pegajosa, é sinal de que a sua reserva ainda está em boa forma. Se desmanchar ou parecer seca, já viu dias melhores (mas continua a ser segura para consumir). Se ao apertar parecer demasiado húmida, é sinal de excesso de humidade e deve prestar atenção ao aparecimento de bolor.

  • Sabor

Se a tua canábis não apresentar sinais de bolor e decidires acendê-la, vais perceber imediatamente pelo sabor se já passou do seu melhor. Qualquer sabor estranho que não seja o típico da erva indica que o tempo já deixou marcas. Não estamos a falar dos aromas subtis que diferenciam as várias genéticas e perfis de terpenos — perceberás facilmente que algo está errado. Se te fizer lembrar queijo velho (e não estamos a falar da variedade com esse nome), é boa altura para terminares ali. Caso contrário, provavelmente só perdeu um pouco de potência, mas continua segura para consumo. Se não for demasiado áspera ou desagradável para ti, aproveita sem preocupações.

Como manter a qualidade das tuas flores

Para garantir que aproveita ao máximo a sua reserva, a conservação adequada é fundamental. Se bem armazenada, a cannabis pode manter-se fresca durante um ano ou até mais. Descubra algumas sugestões e truques para prolongar a durabilidade dos seus produtos.

UTILIZE O RECIPIENTE ADEQUADO

Utilize o Recipiente de Armazenamento Adequado

O armazenamento ideal das suas flores começa pela escolha do recipiente certo. É fundamental que este seja hermético. Um frasco de vidro é uma opção fiável e bastante utilizada. Existem também recipientes concebidos especificamente para conservar cannabis, como o CVault, que mantém o ambiente limpo e ajuda a controlar a humidade interna, sendo perfeito tanto para cultivadores como para quem preza qualidade máxima. O CVault é igualmente excelente para a fase de cura das flores.

Independentemente do recipiente, convém enchê-lo até cerca de ¾ da sua capacidade. Se deixar muito ar lá dentro, os seus buds acabam por perder rapidamente frescura. Por isso, se guarda quantidades menores, escolha um recipiente proporcionalmente mais pequeno. Esqueça os recipientes de plástico: com o tempo, a eletricidade estática do plástico pode danificar os tricomas e ainda deixa as flores mais expostas à oxidação.

CVaultver cvault

Guarde a sua erva num local fresco, seco e escuro

Armazene a sua erva num local fresco, seco e protegido da luz

A principal ameaça para a qualidade da sua cannabis é a exposição à luz, ao calor e à humidade. Para preservar as propriedades dos tricomas e garantir que os seus buds se mantêm frescos e livres de bolor, é fundamental ter atenção ao local onde guarda a sua reserva. A luz ultravioleta pode degradar o THC, reduzindo a potência das flores. A humidade ideal deve situar-se entre os 50 e os 63%. Se viver numa zona com muita humidade ou quer uma proteção extra, opte por um Humidipak para regular automaticamente os níveis de humidade.

Boveda Humidipak 62ver Humidipak

Reavivar a sua erva

Refrescar a sua erva

Ao contrário do vinho, a cannabis não melhora com o tempo. O segredo para preservar a qualidade das suas flores está na prevenção, ou seja, num armazenamento adequado. No entanto, se os seus brotos secarem, há formas simples de os recuperar. Estes métodos não vão devolver a potência original à erva mais antiga, mas truques tão simples como colocar uma casca de laranja junto às flores podem tornar a experiência muito mais agradável. Se a secura aconteceu recentemente, ainda pode dar uma nova vida ao seu stock.

História relacionada

Como reidratar os seus buds de canábis secos

Mas será que se pode fumar erva com 10 anos? Se não tiver bolor, sim, pode experimentar. A decisão é sua! Prometemos não julgar. Ainda assim, com um bom sistema de armazenamento, nunca terá de se deparar com essa escolha. Afinal, a sua cannabis merece ser bem tratada, não acha?

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Loja de sementes Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa