Blog
What Are Dehumidifiers And How Do You Use Them To Grow Cannabis?
4 min

O que são desumidificadores e como utilizá-los no cultivo de canábis?

4 min

Manter os níveis corretos de humidade no seu espaço de cultivo pode ser um verdadeiro desafio, especialmente se vive numa zona de clima tropical. Se está sempre a tentar controlar o excesso de humidade enquanto cultiva, recomendamos a utilização de um desumidificador no seu espaço de cultivo. Estes aparelhos retiram a água do ar de forma eficaz, ajudando a evitar o apodrecimento dos rebentos e o aparecimento de bolores.

Mesmo para os cultivadores de canábis mais experientes, manter a humidade controlada na sala de cultivo pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, várias plantas a crescer juntas num espaço pequeno tornam tudo mais difícil. Por muito que deixes uma janela aberta e tenhas um ventilador a circular o ar, é fácil a humidade aumentar demasiado sem que dês por isso. A partir daí, podem surgir problemas como o míldio e a podridão dos topos, o que pode transformar o dia da colheita num verdadeiro stress.

Dadas as complicações, já desejaste poder simplesmente retirar o excesso de água do ar? Pode não ser possível fazê-lo manualmente, mas um desumidificador consegue fazê-lo de forma fácil e rápida. Vamos explicar-te como funcionam estes aparelhos e de que forma podes utilizá-los para manter a humidade sob controlo.

O que são desumidificadores? Como funcionam?

O que são desumidificadores?

Como não são particularmente comuns, é normal não estar familiarizado com estes aparelhos. De forma simples, um desumidificador é um dispositivo eletrónico vertical, equipado com grelhas de ventilação e ventoinhas específicas. A sua função passa por retirar a humidade do ar e armazená-la num reservatório interno amovível. Neste sentido, funciona exatamente ao contrário do que um humidificador faz.

História relacionada

Porque deve usar um humidificador ao cultivar canábis

Embora existam em vários tamanhos, o mais habitual é terem perto de um metro de altura. No entanto, há modelos mais pequenos, permitindo uma utilização adequada mesmo em espaços reduzidos. A utilização é muito simples — basta ligar o aparelho, ajustar os níveis de humidade conforme pretende e deixá-lo trabalhar. Quando o depósito encher, apenas precisa de esvaziá-lo e pode relaxar!

Vantagens dos desumidificadores

Benefícios dos desumidificadores

Apesar da sua simplicidade, os desumidificadores trazem vantagens notáveis às salas de cultivo que enfrentam problemas de humidade.

  • Contribuem para a saúde geral da sala de cultivo

Antes de mais, os desumidificadores melhoram as condições ambientais do espaço de cultivo. Como resultado, problemas como bolor e podridão dos botões tornam-se muito menos frequentes.

  • Proteção natural contra bolor e fungos

Estas melhorias eliminam a necessidade de recorrer a químicos para proteger as suas plantas, o que não só mantém a qualidade das culturas, como também reduz significativamente o tempo e dinheiro gastos nesse tipo de soluções.

  • Menos tempo investido em ventilação

Dado que a humidade é o principal factor por detrás da necessidade de ventilar o espaço, vai poder dedicar muito menos tempo a essa tarefa. Assim, pode canalizar os seus esforços para outras áreas importantes do cultivo.

História relacionada

Ventilação no espaço de cultivo de canábis

  • Condições mais estáveis

Com menor necessidade de ventilação, a temperatura da sala de cultivo mantém-se mais estável, evitando variações acentuadas entre o quente e o frio. Esta estabilidade poderá resultar numa poupança significativa nos custos energéticos, que pode chegar até 50%.

Desumidificador doméstico vs desumidificador para canábis

Desumidificador doméstico vs desumidificador para canábis

Pode ser tentador comprar o primeiro desumidificador que encontra online, mas é fundamental ter em conta as diferenças entre os modelos feitos para uso doméstico e aqueles concebidos especialmente para o cultivo de canábis.

Tamanho

Para começar, os desumidificadores domésticos costumam ser bastante pequenos. Apesar de parecerem ideais para operações de cultivo compactas, a verdade é que poderão não corresponder às suas expectativas. Já um desumidificador para canábis distingue-se pelo seu tamanho muito superior ao modelo comum doméstico. Desenvolvidos para abranger áreas maiores, normalmente repletas de plantas, estes equipamentos têm de ser mais robustos e capazes de remover quantidades superiores de humidade.

Cobertura

Mais do que o tamanho em si, o mais relevante é a área que o desumidificador consegue abranger. Os desumidificadores domésticos foram desenvolvidos para espaços mais reduzidos dentro de uma casa, pelo que a sua atuação é limitada. Isto torna-se ainda mais evidente quando comparados com desumidificadores próprios para cultivo de canábis, pensados para abranger toda a extensão de uma sala de cultivo indoor de dimensão padrão.

Funcionalidades especiais para cultivo

Por fim, vale a pena salientar que existem desumidificadores específicos para cultivo de canábis, equipados com funcionalidades extra que tornam todo o processo mais simples e eficiente. Por exemplo, se o ruído for uma preocupação, há modelos que incluem compressores silenciosos para manter o ambiente mais tranquilo. Para cultivadores com uma rotina preenchida, opções com desligamento automático permitem gerir melhor o tempo e esvaziar o depósito de água quando for mais conveniente.

Como instalar um desumidificador na sala de cultivo de canábis

Como instalar um desumidificador na sala de cultivo de canábis

Agora que já tem uma noção dos diferentes tipos de desumidificadores a considerar, é importante perceber como e onde deve colocar o aparelho na sua sala de cultivo. Com esta informação, conseguirá escolher o modelo mais ajustado às suas necessidades.

1. Calcular a área de cobertura

Para começar, pegue a fita métrica e meça cuidadosamente a área do espaço onde pretende cultivar. Com estes valores, poderá registar os desumidificadores mais adequados para o tamanho desse local.

2. Colocação ideal

Colocar o desumidificador no sítio certo também é uma questão de técnica, pois o seu desempenho varia conforme o local onde é colocado. O ideal é garantir que exista espaço livre suficiente à volta do aparelho. Se estiver demasiado próximo das suas plantas, pode secá-las em excesso; se estiver demasiado longe, poderá não ser eficaz.

3. Formato da divisão e circulação do ar

O último fator a ter em conta é o formato do seu espaço e a forma como o ar circula no seu interior. Existem áreas da divisão que podem ter menor circulação de ar e, por isso, poderão necessitar de uma desumidificação adicional.

Desumidificadores na sala de secagem

Desumidificadores na sala de secagem de canábis

O uso de desumidificadores não precisa terminar quando acaba o cultivo. Como os botões estão especialmente propensos a desenvolver bolor enquanto secam, pode ser sensato manter um desumidificador na sala durante todo este processo. Assim, pode conseguir secar completamente os botões em apenas uma semana, em vez das habituais duas. E, quando terminar a secagem dos seus botões, o desumidificador ficará pronto para cuidar da próxima ronda de plantas!

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa