Blog
Cannabis Trimming Techniques and Tips
3 min

Como podar plantas de canábis

3 min

A poda da canábis pode ser uma excelente forma de potenciar o seu crescimento para além do habitual. Além de ajudar a desenvolver as suas competências como cultivador, também permite obter colheitas bastante mais generosas daquele desejado botão verde!

A poda é uma prática ancestral utilizada em todo o setor agrícola para melhorar as colheitas. Desde os pequenos horticultores até aos grandes produtores industriais, todos recorrem à poda para obter maiores produções. Até a humilde planta do tomate dá frutos maiores quando é podada corretamente. Por isso, se esta técnica serve para praticamente todas as frutas e legumes, pode apostar que também funciona na canábis – e com excelentes resultados.

No seu núcleo, podar é retirar rebentos, ramos e folhas desnecessárias para forçar a planta a canalizar toda a energia para o desenvolvimento dos ramos e folhas já existentes. Muitas vezes, quando cresce livremente, uma planta de canábis pode tornar-se demasiado grande para suportar eficazmente todo o seu peso com a energia que consegue produzir. Se isso acontecer, poderá desenvolver vários pontos de florescimento pequenos, tornando-se difícil sustentar todas as flores durante a fase crítica, o que acaba por comprometer o rendimento final. Ao eliminar o crescimento supérfluo ou frágil, obriga a canábis a dedicar-se aos ramos robustos que restam, o que resulta numa planta mais forte e com menos flores, mas significativamente maiores. Isto traduz-se normalmente numa colheita mais abundante.

História relacionada

Poda: Tudo o que precisa de saber

Mas porque é que lhe chamamos uma arte? A razão é simples: é mesmo difícil encontrar o equilíbrio certo. Sempre que cria uma ferida numa planta de canábis, ela reage hormonalmente e passa a dar prioridade à defesa em vez do crescimento. Um excesso de poda pode, assim, retardar o desenvolvimento. Pior ainda, se remover demasiada massa foliar, poderá comprometer a capacidade da planta produzir energia suficiente e isso pode ser fatal. Por outro lado, se podar pouco, os efeitos serão mínimos. Encontrar o meio-termo é essencial.

Poda das suas plantas de canábis

Em primeiro lugar, a poda deve ser realizada apenas durante a fase vegetativa do crescimento. Se for feita durante a floração, irá diminuir a energia disponível para as plantas de canábis produzirem os seus botões, o que resultará em flores mais pequenas. Além disso, deve sempre dar pelo menos três dias para recuperação das plantas após a poda, antes de avançar para a fase de floração.

Poda de ramos inferiores

Limbing Cannabis Plants

A melhor forma de podar as tuas plantas de cannabis é acompanhá-las de perto durante o crescimento e identificar quais os ramos que irão ter melhores resultados. Os ramos que deves remover são, normalmente, os que surgem mais próximos da base da planta e não recebem luz suficiente, ou então os que apresentam grande distância entre nós. Estes ramos consomem mais energia à planta do que aquela que conseguem produzir. Para reduzir o stresse, corta-os junto ao caule principal. Esta técnica é muitas vezes conhecida como "limbing".

Desfolhação

Desfolhação de canábis: tudo o que precisas de saber

Outro método bastante utilizado é a desfolhação — ou seja, a remoção de folhas. Seja qual for a abordagem que escolhas, nunca retires todas as grandes folhas em leque, pois são responsáveis pela maior parte da produção de energia da planta. Retirá-las irá comprometer significativamente o seu desenvolvimento. No entanto, alguns cultivadores defendem que remover folhas, especialmente as que ficam por baixo da copa, pode ajudar a direcionar a energia para o desenvolvimento das flores. Outros cultivadores acreditam que este procedimento faz pouca ou nenhuma diferença, ou até pode prejudicar o crescimento das flores. Nós tendemos a concordar com esta última opinião, mas recomendamos que experimentes por ti próprio e encontres a solução que melhor resulta contigo.

Poda apical

Como fazer topping às suas plantas de cannabis

A última técnica de poda que vamos abordar é o topping, que até pode ser conciliada com limbing. O topping consiste em retirar a extremidade superior do caule principal. Apesar de parecer contra-intuitivo, isto faz com que a planta de cannabis distribua a sua energia por dois novos topos e incentive o desenvolvimento dos ramos laterais. O resultado? Uma planta mais robusta, com colheitas mais generosas. Além disso, é uma técnica excelente para quem precisa de controlar a altura, já que estimula o crescimento em largura, em vez de altura. Para aplicar o topping, basta cortar mesmo abaixo do nó mais alto totalmente formado do caule principal, durante a fase vegetativa. Importa referir que o topping pode prolongar o período de crescimento da planta em 1 a 2 semanas, mas a melhoria na produtividade faz com que muitos cultivadores considerem que a espera compensa.

Está feito! Três técnicas de poda que se adaptam à maioria das situações de cultivo. Qual escolher depende sobretudo do local onde cultiva e das práticas já utilizadas. Lembre-se: não exagere — apenas remova o que é realmente necessário. Assim, irá dominar esta arte e potenciar as suas colheitas como nunca antes.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa