Blog
Hydrometer Vinoferm: 3 Scales (Beer)
4 min

Compreender o hidrómetro: o segredo para fazer uma cerveja excelente

4 min

Um hidrómetro pode parecer um instrumento sofisticado e complicado no seu conjunto de equipamentos para fabrico de cerveja. No entanto, é bastante simples de utilizar e fornece-lhe informações essenciais sobre o processo de fermentação do seu mosto e da sua cerveja.

Já ponderou aventurar-se na produção da sua própria cerveja? Se sim, certamente já ouviu falar do hidrómetro — um pequeno instrumento semelhante a um termómetro, essencial para medir a densidade do mosto antes e depois da fermentação. Vamos perceber melhor o que é um hidrómetro e qual a sua utilidade.

Cerveja artesanal: para que serve um hidrómetro?

O higrómetro é um pequeno instrumento de vidro constituído, habitualmente, por duas partes: uma haste graduada com marcas de medição e um bulbo que contém mercúrio ou chumbo.

Os higrómetros têm diversas utilizações. No entanto, quando se produz cerveja artesanal ou vinho, servem sobretudo para medir a gravidade específica de um líquido antes e depois da fermentação. Este valor pode depois ser usado para estimar o teor alcoólico (ABV – álcool por volume) da cerveja ou do vinho.

O higrómetro também é fundamental para garantir que a fermentação do mosto decorre de forma adequada. À medida que o açúcar vai sendo transformado em álcool, a gravidade específica do líquido diminui. Manter leituras estáveis do higrómetro ao longo de vários dias indica que o processo de fermentação está concluído.

Como funcionam os higrómetros?

COMO FUNCIONAM OS HIDRÓMETROS?

Se perguntar a um químico como funciona um hidrómetro, ele dir-lhe-á que serve para medir a gravidade específica de um líquido. No entanto, esta explicação pode não ser muito intuitiva. Assim, tente pensar da seguinte forma:

Os hidrómetros servem essencialmente para medir a quantidade de açúcar dissolvido no mosto e/ou cerveja. Esses açúcares provêm dos extratos de malte, cereais e outros ingredientes utilizados antes do início da fermentação. Quanto maior for a concentração de açúcar, maior será o valor apresentado pelo seu hidrómetro.

O que é que os hidrómetros revelam sobre a sua cerveja artesanal?

Os hidrômetros incluídos nos kits para produção de cerveja caseira podem apresentar até três tipos diferentes de leituras:

  • Densidade específica

  • Percentagem de açúcar (por vezes designada "grau Balling")

  • Álcool potencial

Tanto a densidade específica como a percentagem de açúcar indicam a concentração de açúcares no mosto e fornecem informações valiosas sobre o processo de fermentação.

Antes de iniciares a fermentação, o teor de açúcar do mosto estará no seu ponto mais elevado, o que se traduz na leitura mais alta de densidade no hidrômetro.

Se decidires medir o mosto nos primeiros dias de fermentação, notarás uma descida gradual na leitura da densidade. Isto acontece porque as leveduras estão a converter os açúcares em dióxido de carbono e etanol.

Quando o processo de fermentação termina, as leituras do hidrômetro estabilizam. Isto significa que as leveduras consumiram praticamente todos os açúcares disponíveis. A leitura registada nesta altura é conhecida como densidade final, sinalizando que a cerveja está pronta para ser engarrafada.

Além disso, o hidrômetro serve também para te dar uma estimativa do teor alcoólico final da tua cerveja. Explicamos como fazê-lo mais à frente.

Como utilizar um hidrômetro

COMO USAR UM HIDRÓMETRO

Usar um hidrômetro é bastante simples:

  1. Antes de mais, recolha uma amostra do mosto, antes de iniciar a fermentação, e coloque-a no tubo de teste específico para o hidrômetro. Este material costuma vir incluído no kit de fabrico de cerveja em casa. Certifique-se de higienizar bem todo o equipamento antes de recolher a amostra.

  2. De seguida, introduza o hidrômetro na amostra e faça-o girar levemente para que não fique encostado às paredes do tubo de teste.

  3. Agora, observe e registe a leitura do hidrômetro onde a superfície do mosto cruza a escala do instrumento. NÃO faça a leitura nas extremidades do hidrômetro nem nas bordas do cilindro, pois nestes pontos a superfície do líquido pode “subir” um pouco.

  4. Descarte a amostra utilizada. Nunca volte a introduzir este líquido no fermentador para evitar riscos de contaminação e estragar todo o lote.

Deverá realizar duas medições ao longo do processo. A primeira decorre antes de adicionar a levedura ao mosto — esta é a chamada densidade original (OG). A segunda leitura deve ser feita aproximadamente 7 a 10 dias após o início da fermentação, permitindo obter a densidade final (FG).

HomebrewingVer categoria HomeBrewing

Dicas para obter leituras fiéis com o hidrômetro

TIPS FOR AN ACCURATE HYDROMETER READING

  • Os hidrómetros oferecem resultados mais fiáveis quando a amostra está próxima dos 15 °C. Caso o líquido não esteja à temperatura ideal, utiliza uma tabela de correção de temperatura para ajustar o valor obtido. Normalmente, estes quadros vêm incluídos nos kits de produção caseira.

  • Sempre higieniza e desinfeta bem todo o material antes de recolheres a tua amostra.

  • Deita fora todas as amostras depois de testadas.

Nota: Evita fazer testes em excesso ao mosto/cerveja

Muitos iniciantes na arte da cervejeira sentem vontade de testar a sua cerveja a toda a hora. No entanto, cada vez que prova o mosto ou a cerveja, está a correr o risco de expor a bebida a bactérias prejudiciais que podem comprometer o resultado final. Por isso, recomenda-se que só realize dois testes: um antes de adicionar o fermento (momento em que inicia a fermentação) e outro após o processo de fermentação estar concluído.

Como calcular o teor alcoólico da sua cerveja

Como calcular o teor alcoólico da sua cerveja

Como calcular o teor alcoólico da sua cerveja

Depois de obter as leituras de OG e FG, já pode fazer uma estimativa aproximada do teor alcoólico da sua cerveja. Se o seu hidrômetro indicar o potencial alcoólico, basta subtrair a segunda leitura da primeira. Por exemplo, se o mosto apresentar uma leitura de 8% de álcool potencial e a cerveja fermentada ficar nos 4%, pode calcular que o produto final terá cerca de 4% de teor alcoólico (ABV).

Se o seu hidrômetro não mostrar estes valores, é possível determinar o volume de álcool da cerveja subtraindo o valor de FG ao de OG e multiplicando o resultado por 131,25. Por exemplo, se a OG do mosto for de 1,045 e a FG de 1,012, a cerveja terá aproximadamente 4,5% de álcool (1,045-1,012 = 0,033 x 131,25 = 4,48%).

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Headshop Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa