
O que é Goa?
Se és novo neste universo, talvez já tenhas reparado que o nome Goa aparece de vez em quando. Mas o que significa realmente e ao que se refere? Descobre tudo sobre Goa e surpreende os teus amigos com o teu conhecimento renovado. Só na Zamnesia, naturalmente!
O que é Goa?
Alguma vez se perguntou o que é, afinal, Goa? O termo "Goa" pode referir-se a várias coisas diferentes. Comecemos por conhecer a origem desta palavra e o significado que assumiu ao longo do tempo.
Goa é um estado da Índia, situado na região costeira de Konkan, no oeste do país. É considerado o estado mais rico da Índia e foi classificado em primeiro lugar em infraestruturas, segundo a Comissão de Finanças, bem como o que oferece melhor qualidade de vida do país, segundo a Comissão Nacional da População, com base em 12 indicadores. Outrora uma província ultramarina portuguesa, conhecida como Índia Portuguesa, Goa fez parte do império colonial durante cerca de 450 anos, até ser integrada na Índia em 1961. A cidade de Margão, por exemplo, mantém até hoje marcas bem visíveis da presença lusitana, que se iniciou no início do século XVI.
Este passado faz de Goa um fascinante ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente, algo visível, por exemplo, na tradicional indumentária real de inspiração europeia, ou na presença de inúmeras igrejas e mosteiros católicos construídos ao longo dos séculos. Também as danças regionais da área ilustram a mistura de várias religiões e culturas que hoje coabitam em Goa.
O estado é igualmente famoso pela sua rica biodiversidade tropical: as reservas naturais de Goa albergam centenas de espécies de plantas e animais. É ainda uma região reconhecida pela cultura do coqueiro e produção de coco.
História de Goa
Goa não esteve apenas sob domínio português; ao longo da história, também foi ocupada pelos britânicos em duas ocasiões: a primeira entre 1797 e 1798, e novamente de 1802 a 1813. Em 1961, as forças indianas assumiram o controlo do território. Foi nesta altura que começaram as primeiras festas de praia, dando origem ao género musical Goa Trance. Até meados da década de 70, o consumo de haxixe era permitido, o que atraiu muitos europeus e norte-americanos à região. No entanto, esta realidade mudou quando, sob pressão do governo dos Estados Unidos, as autoridades indianas proibiram o consumo.
Muitos dos visitantes que chegavam a Goa vinham à procura de espiritualidade e pertenciam à cultura hippie. O pioneiro deste movimento nas praias de Goa, eight-finger Eddie, foi responsável por organizar as primeiras festas onde a liberdade e a felicidade eram celebradas ao som da música e dos psicadélicos.
Primeira música de goa
No início, a música das primeiras festas nas praias de Goa era fortemente influenciada pelo rock psicadélico, com bandas icónicas como Grateful Dead, The Doors, The Eagles e Pink Floyd a marcar o ambiente. Só nos anos 80 é que Goa se afirmou como um género de música eletrónica distinto.
Goa Gil destacou-se como um dos pioneiros nesta transformação, introduzindo uma nova corrente de música eletrónica com inspiração goense. Denominou este movimento de ‘Neue Deutsche Welle’, um estilo experimental pós-punk de dança eletrónica oriundo da Europa. O género Goa caracteriza-se por batidas intensas e variações rítmicas diversificadas, onde os efeitos sonoros psicadélicos são o elemento diferenciador. Os primeiros temas de Goa Trance absorveram a tradição musical clássica indiana, bastante reconhecível neste novo som. Um pequeno grupo de DJs – maioritariamente de França, Itália, Alemanha, Países Baixos e Suíça – contribuiu para consolidar a cena musical contemporânea em Goa, trocando e colecionando faixas que traziam da Europa. O objetivo era sempre encontrar música rara e difícil de obter, privilegiando autênticas preciosidades psicadélicas. O consumo de LSD acabou por ter um papel central na criatividade e inspiração destes artistas, tornando-se símbolo das festas Goa e estando facilmente acessível, muitas vezes até de forma gratuita.
Na década de 90, as festas nas praias de Goa perderam o carácter íntimo e underground devido ao aumento da popularidade. O fluxo de turistas cresceu e o género Goa Trance difundiu-se ainda mais. Rapidamente, as festas Goa começaram a realizar-se por todo o mundo, destacando-se as mais famosas em Byron Bay (Austrália), Londres e Manchester. Entre 1993 e 1999, viveram-se os seis anos de ouro do Goa Trance, período em que surgiram diversos novos artistas, editoras e DJs neste universo musical.
Goa não é um lugar, é um estado de espírito!
Apesar de o movimento Goa ter tido origem no estado de Goa, na Índia, a mentalidade associada à Goa — de liberdade plena e felicidade através da dança e de experiências psicadélicas — pode encontrar-se um pouco por todo o mundo. Podemos afirmar que Goa simboliza não só o local onde tudo começou, mas também o estado de espírito partilhado por quem se identifica com esta cultura. No fundo, representa a inspiração mútua e a influência entre diferentes culturas e religiões que nos une para celebrar a diversidade e a beleza que a vida tem para nos oferecer.
-
4 min 27 Julho 2023 Guia de sobrevivência para festivais: Lista de itens essenciais Organizar a ida a um festival pode dar algum trabalho, mas estamos aqui para facilitar. Descubra o nosso top 10 de essenciais para qualquer festival. Desde sacos térmicos a toalhitas, preparamos...
-
4 min 3 Março 2020 Melhores festivais de psytrance de 2024 na Europa O verão está a chegar e a época dos festivais aproxima-se rapidamente. Se és fã de viagens espaciais, psytrance, boas energias e festivais, não procures mais. Descobre aqui os melhores festivais de...