Super cropping de canábis: tudo o que precisa de saber

Super Cropping Cannabis: Everything You Need to Know

Luke Sholl
Luke Sholl
Última actualização:

A super cropping é uma técnica manual e bastante intensa de treinar as plantas, com resultados surpreendentemente eficazes. Se a ideia de dobrar ou até partir ramos o deixa desconfortável, não se preocupe. Este guia completo sobre super cropping irá dar-lhe toda a confiança e conhecimento necessários para aplicar o método corretamente.

Para cultivadores com alguma experiência, existem várias técnicas avançadas que podem potenciar ainda mais a colheita. O super cropping é um desses métodos comprovados para obter plantas de canábis com elevados rendimentos. O melhor de tudo? Basta ter mãos firmes e uma planta saudável para começar.

O que é o super cropping?

A técnica de super cropping (ou mutilação do caule) é um método de treino de alto stress, criado para incentivar uma reação defensiva na planta. Isto provoca um crescimento mais denso e produtivo, graças à resposta hormonal e ao aumento da produção de canabinóides. O super cropping consiste em dobrar cuidadosamente os ramos, de modo a danificar os tecidos internos sem partir o caule. Depois é só aguardar cerca de uma semana até o ramo se regenerar e, como resultado, terás plantas mais robustas e volumosas.

História relacionada

Top 10 variedades feminizadas de canábis com maior rendimento

Naturalmente, a palavra-chave nesta técnica é “cuidadosamente”, pois é preciso algum jeito para dominar o super cropping. Mas não te preocupes: vamos explicar-te tudo o que precisas de saber sobre este método para aumentar o rendimento da tua colheita, incluindo dicas essenciais e erros a evitar.

Qual é a diferença entre LST e super cropping?

Qual é a diferença entre LST e super cropping?

O low stress training (LST) e o super cropping seguem ambos o mesmo objetivo: manipular os ramos para controlar o desenvolvimento da planta e estimular uma resposta ao stress. No LST, os ramos são delicadamente presos e baixados, promovendo o crescimento lateral e guiando a planta gradualmente até à estrutura desejada ao longo de várias semanas. Já o super cropping consiste em magoar as fibras internas do ramo para o dobrar e moldar. Pode-se considerar o LST como uma técnica básica de treino de plantas, enquanto o super cropping é uma versão mais avançada.

Vantagens do super cropping na canábis

Benefícios do super cropping na canábis

O super cropping é, sem dúvida, uma das técnicas de treino mais eficazes para quem cultiva canábis, dispensando ferramentas ou conhecimentos avançados. Apenas as mãos e alguma delicadeza são suficientes. No entanto, as vantagens desta técnica não se ficam por aqui.

  • Plantas mais compactas: Com maior controlo sobre a copa e os ramos, torna-se possível estimular um crescimento mais arbustivo. As plantas mantêm-se mais baixas, mas continuam vigorosas e resistentes graças ao "calo" natural que se forma na zona dobrada.
  • Colheitas mais abundantes: Ao dobrar cuidadosamente os ramos conforme pretendido, maximiza-se a exposição dos pontos de floração à luz. Quanto mais zonas de flores ficam sob a luz, maior é o potencial produtivo.
  • Potência aumentada: O stress provocado de forma controlada estimula a produção de canabinóides e terpenos, compostos que são parte do sistema de defesa da planta. O super cropping proporciona este stress de maneira segura, promovendo uma reação positiva sem provocar danos graves.
  • Melhor penetração da luz: Uma copa mais nivelada garante uma distribuição mais uniforme da luz. Seja em espaços reduzidos ou numa tenda cheia, o super cropping assegura que a luz atinge as partes internas da planta, promovendo um crescimento saudável e homogéneo.
  • Maior resistência das plantas: Ao submeter as plantas a este tipo de treino, estimula-se um desenvolvimento mais robusto e estável. Isso traduz-se em maior resiliência e estabilidade, aumentando a probabilidade de uma colheita bem-sucedida.

Quando realizar o super cropping na canábis

Quando aplicar a técnica de super cropping na canábis

Ao contrário de outros métodos de poda e treino utilizados para maximizar a produção, não deve apressar-se a realizar o super cropping. Enquanto técnicas como FIM, topping e LST podem ser efectuadas logo após aparecerem os primeiros pares de folhas verdadeiras, durante o início da fase vegetativa, o super cropping exige um pouco mais de paciência e experiência do cultivador.

Momento ideal

Para garantir os melhores resultados, recomenda-se esperar até, pelo menos, à terceira ou quarta semana da fase vegetativa. Este período permite que a sua planta de canábis se desenvolva e atinja, pelo menos, 30 cm de altura. No entanto, à medida que as plantas entram na fase de floração, ocorrem alterações hormonais e a técnica de super cropping deixa de ser eficaz.

Tal como acontece com a técnica de topping, o objetivo é manipular a distribuição da auxina para "baralhar" a planta sobre qual é o ramo principal. Quando a planta entra em floração, concentra-se na produção de flores e os caules tornam-se mais rígidos, por isso é essencial planear a janela temporal do super cropping com atenção.

Timing adaptado à variedade

É recomendado aguardar até à 3.ª ou 4.ª semana da fase vegetativa, embora cada variedade tenha o seu próprio ritmo de crescimento. Por isso, os cultivadores devem ajustar o momento ideal para aplicar a técnica de super cropping, tendo em conta as características da planta. Algumas variedades desenvolvem-se de forma especialmente vigorosa durante a fase vegetativa, mas depois desaceleram na floração. Nestes casos, pode ser necessário iniciar o super cropping mais cedo para garantir o controlo dos ramos e promover um topo uniforme.

História relacionada

7 fatores que podem influenciar a floração da cannabis

Considerações sobre a saúde das plantas

A super cropping é uma técnica de elevado stress desenvolvida para ativar a resposta de sobrevivência da planta. Por esse motivo, a sua planta de canábis deve estar sempre saudável, apresentar um crescimento vigoroso e não ter outros problemas. Se tentar super crop numa planta já fragilizada (por falta de luz, de nutrientes ou devido a pragas), o resultado pode ser desastroso, pois será provavelmente stress a mais para aguentar.

Como fazer super cropping na canábis

Como fazer super cropping em canábis

O super cropping é uma das técnicas de treino de canábis mais práticas que podes utilizar, literalmente. Quando feito corretamente, basta seguires dois passos simples. Não precisas de ferramentas especiais — apenas fita adesiva, caso aconteça algum acidente e partas um ramo.

Como escolher os ramos para super cropping

  • Observe cuidadosamente as suas plantas e identifique a linha imaginária onde fará a técnica de super cropping. Essa será a altura do topo da sua copa, por isso certifique-se de que não ultrapassa os limites da sua tenda ou espaço de cultivo.

Espremer e dobrar

  • As partes superiores dos ramos, ainda maleáveis, são as mais fáceis de trabalhar, uma vez que ainda não desenvolveram uma casca espessa. Segure o ramo — comece sempre por um ramo lateral e não pelo caule principal — e mantenha-o firme entre o polegar e o indicador.
  • Aperte suavemente o rebento e movimente-o ligeiramente enquanto aplica pressão. Em 5 a 10 segundos, deverá notar o rebento a amolecer e a perder rigidez. Basta então dobrá-lo lentamente, formando um ângulo de 90 graus. Está feito o super cropping!
  • Repita este processo nos restantes ramos (deixe o caule principal para o fim) para obter plantas mais baixas e compactas, com uma copa nivelada. Após 5 a 7 dias de recuperação, irá surgir um "nó" mais espesso na zona pressionada.

Dar suporte à planta

  • Um passo final a ter em conta é proporcionar um apoio extra às plantas, especialmente nos ramos maiores e mais robustos. Se estiver preocupado com a estabilidade de algum ramo, pode sempre reforçá-lo com um pouco de fita adesiva, protegendo a zona dobrada e garantindo que se mantém fixa. Após cerca de uma semana, pode remover a fita.
  • Também é aconselhável prender delicadamente o caule principal com atilhos próprios para plantas. Caso contrário, ao fim de alguns dias, voltará a endireitar-se e retomará o crescimento vertical.

Precauções de segurança

A primeira vez que pratica o super cropping tende a ser a mais difícil, por isso recomendamos começar por um ramo lateral e não pelo caule principal. À medida que vai ganhando experiência, perceberá melhor quanta pressão pode exercer sem causar danos. É esperado cometer alguns erros, sobretudo se estiver a aplicar esta técnica em várias plantas.

Se partir um ramo ou o caule principal e acabar com uma fissura considerável em vez de um rebento maleável, mantenha a calma. Tenha fita adesiva à mão e faça um curativo imediato na zona afetada, tendo depois especial atenção ao trabalhar nas restantes partes da planta. A vantagem é que as plantas de canábis são extremamente resistentes e, ao fim de 10 a 14 dias, a ferida estará cicatrizada o suficiente para poder remover a fita.

Desvantagens do super cropping na canábis

Alguns cultivadores ficarão desiludidos ao saber que o super cropping não é adequado para plantas de canábis autoflorescentes. No entanto, algumas variedades automáticas respondem bem ao LST, portanto ainda há alternativas possíveis. Embora a técnica de super cropping seja relativamente simples de executar, as plantas precisam de um ciclo vegetativo prolongado para tirar verdadeiro partido deste método. Infelizmente, isso é algo que as genéticas autoflorescentes não oferecem. Geralmente, as variedades fotoperiódicas de canábis necessitam de cerca de 6 a 8 semanas de crescimento vegetativo para beneficiar realmente do super cropping.

Além disso, em cultivos de maior dimensão, o super cropping pode tornar-se excessivamente trabalhoso. Nestes casos, métodos como SOG ou ScrOG revelam-se soluções mais eficientes e rápidas. Contudo, para o cultivador caseiro paciente que procura plantas discretas, compactas e produtivas, o super cropping é uma excelente escolha. No fundo, trata-se apenas de encontrar o equilíbrio ideal.

Super cropping: Dicas e truques avançados

Super Cropping: Advanced Tips And Tricks

Quando já dominaste a arte subtil de dobrar os ramos de cannabis, a técnica de super cropping deixa de parecer um bicho de sete cabeças. Se estás pronto para elevar os teus cultivos (e competências) ao próximo nível, então as dicas avançadas que se seguem são essenciais.

  • Prolonga a fase vegetativa: Apesar de toda a atenção dada ao processo de dobrar cuidadosamente as plantas, é importante recordar que este método provoca sempre algum stress. Por isso, pode ser necessário manter as plantas na fase vegetativa algumas semanas extra para garantir uma recuperação total. Este tempo adicional será recompensado mais à frente, já que as plantas recuperadas tendem a apresentar melhores resultados na colheita. Observa as tuas plantas com atenção após o super cropping e só inicia a floração quando veres que todos os ramos estão perfeitamente cicatrizados e a planta apresenta um aspeto saudável.
  • Avalia o teu espaço de cultivo: Ao aperfeiçoares o super cropping, é natural sentires orgulho no controlo detalhado sobre as tuas plantas. No entanto, o objetivo principal desta técnica é equilibrar a copa e maximizar a exposição da luz aos locais onde se formam os botões florais. Por isso, ao dobrar e prender os ramos, verifica como a planta está posicionada no espaço de cultivo e assegura uma estrutura uniforme, para que a luz chegue de forma consistente a todos os cantos.
  • Combina o super cropping com outras técnicas: O super cropping é apenas uma das várias ferramentas à disposição de quem cultiva cannabis. Porque não retirar partido de todas? Funciona especialmente bem em conjunto com o LST (Low Stress Training), já que é natural prender o caule principal. Também podes experimentar a técnica de "topping" para promover várias colas, mas certifica-te de deixar pelo menos uma ou duas semanas entre cada intervenção, para que a planta tenha tempo de se recuperar.

História relacionada

Como podar plantas de cannabis para obter maiores colheitas

Erros comuns no super cropping e como evitá-los

Erros comuns no super cropping e como evitá-los

O super cropping é uma técnica de treino de nível intermédio a avançado, mas isso não significa que os principiantes a devam evitar. Apenas é necessário algum tempo e paciência. No entanto, se cometer um erro, não se preocupe! As plantas de canábis são extremamente resistentes e, desde que saiba o que fazer para corrigir o erro, deverão recuperar rapidamente.

  • Partir acidentalmente um ramo: Isto pode acontecer, mesmo a quem já aplicou super cropping dezenas de vezes. A boa notícia é que, salvo as quebras mais graves, quase tudo se consegue reparar com um pouco de fita adesiva. Assim que notar que a camada exterior de um ramo se partiu, pare de manipular e proteja o local com fita. A maioria das plantas recupera em poucos dias. Se notar descoloração ao redor da quebra, não se assuste — é normal. Se após alguns dias o local ainda não estiver bom, volte a aplicar a fita e aguarde até se formar uma “cicatriz” protetora.
  • Mau arejamento: É fácil exagerar no super cropping, especialmente quando começa a surgir uma copa densa e vigorosa. Porém, esta exuberância pode aumentar o risco de apodrecimento das flores. Se detetar algum botão afetado, remova-o o mais rapidamente possível (evite tocar noutras plantas). Após remover todos os focos de apodrecimento, pode algumas folhas maiores da parte inferior e ajuste a disposição dos vasos para garantir ventilação suficiente.
  • Apressar o processo: Nos cultivos de plantas fotoperiódicas, cabe ao produtor decidir quando passar da fase vegetativa para a floração. Se aplicou super cropping e as plantas ainda não estão recuperadas, conceda-lhes mais uma semana para se restabelecerem. Durante este período, é essencial manter um ciclo de rega equilibrado e garantir que as plantas recebem todos os nutrientes necessários.

História relacionada

Guia para dividir os caules de cannabis

Super cropping: alto risco, grandes recompensas

Não há dúvida de que o super cropping é uma técnica de treino arriscada e, sem experiência, é natural que ocorram alguns ramos partidos durante o processo. No entanto, desde que dê tempo às plantas para recuperarem (e tenha sempre fita adesiva à mão), não há grande motivo para evitar este método de alto stress.

Afinal, um pouco de stress pode trazer grandes benefícios, e o super cropping é uma excelente forma de potenciar a força e a produção das plantas ao máximo. Tenha paciência e aperfeiçoe a técnica nos ramos mais pequenos antes de tentar dobrar o caule principal!

Está a visitar o nosso site Portugal.