Guia para dividir caules de canábis

Guia para dividir caules de canábis

Luke Sholl
Luke Sholl
Última actualização:

A técnica de dividir o caule tornou-se bastante popular entre cultivadores holandeses ao ar livre, graças a partilhas na internet. Este método baseia-se num princípio semelhante ao do chamado 'anelamento de árvores'. No entanto, em vez de se remover completamente algumas camadas da casca ao redor do caule, faz-se um corte vertical ao longo do centro. Atenção: este é um método de treino de elevado stress, bastante radical.

Dividir o caule das plantas de canábis é uma técnica polémica que recentemente tem gerado bastante discussão nos fóruns da comunidade. Agricultores colombianos de exterior, nas décadas de 1960 e 1970, eram conhecidos por executar cortes circulares nos caules das plantas, poucas semanas antes da colheita. Bastava um simples canivete para este processo.

Diz-se que esta prática contribuiu para o visual dourado e apelativo da famosa Colombian Gold. Ao provocar a senescência, a técnica visa potenciar a concentração de princípios activos e ajudar a degradar a clorofila, o que terá ajudado a tornar esta variedade lendária.

História relacionada

7 causas comuns de stress na sua planta de canábis

Quando aplicar a divisão do caule

Quando dividir os caules de cannabis

Se está a pensar experimentar a técnica de divisão do caule, o momento certo é fundamental. A maioria dos cultivadores recomenda dividir o caule principal da planta de cannabis feminina em floração entre 7 a 10 dias antes da colheita. Esta prática cria um stress intenso que leva a planta a produzir mais resina e terpenos, enganando assim a natureza. No entanto, se a divisão for feita demasiado cedo, o stress provocado pode afetar negativamente a planta.

Como dividir

How To Split

How To Split

How To Split

Dividir os caules das plantas de canábis não exige força, mas sim precisão, preparação e as ferramentas adequadas. Esta técnica é mais indicada para cultivos de canábis no exterior, embora também possa ser aplicada em experiências em ambiente interior seguindo o mesmo método.

  1. Comece por reunir as ferramentas necessárias. São simples de encontrar: uma faca de cozinha grande e afiada (sem serra), 3 lápis ou espetos de madeira e algum cordel. Escolha o caule que pretende dividir e meça cerca de 15 a 20 cm a partir de baixo do ramo mais inferior em direção ao solo.

  2. Enrole o cordel à volta do caule algumas vezes. Depois, ate dois pedaços de cordel para marcar os limites da zona que vai dividir: um na parte superior e outro na inferior. Com cuidado, insira a lâmina na zona delimitada do caule.

  3. Segurando o cabo com uma mão e pressionando a lâmina cuidadosamente com a outra, corte o caule de forma lenta e o mais recta possível, até chegar ao nó inferior. Não retire já a lâmina.

  4. Com o corte ainda aberto e a lâmina encaixada na base, insira os três espetos para impedir que o caule volte a fechar. Retire a lâmina lentamente e certifique-se de que os espetos estão bem distribuídos. E assim, a divisão do caule está concluída ao estilo holandês.

Vantagens de dividir

Vantagens da divisão dos caules de canábis

Acredita-se que esta técnica aumente a potência da marijuana e, possivelmente, melhore a produção de flores. No entanto, é difícil encontrar dados concretos que apoiem esta ideia. Até ao momento, tudo o que existe para confirmar a eficácia deste método são partilhas em fóruns e alguns vídeos no YouTube, sobretudo de cultivadores holandeses experientes.

Em teoria, este método agressivo funciona – e, pelo menos nos Países Baixos, têm-se registado relatos positivos. Caso esteja a pensar experimentar, sugere-se que o faça primeiro numa só planta, como teste.

História relacionada

O que fazer com os caules de canábis que sobraram

Desvantagens da divisão

O splitting é, por natureza, um método agressivo para as plantas de canábis. Sujeitar as plantas a elevado stress perto do final do seu ciclo de floração pode ser arriscado. Para os cultivadores de autoflorecentes, esta técnica deve ser evitada. Da mesma forma, os cultivadores menos experientes devem abster-se de experimentar o splitting. A menos que já tenham atingido o máximo de potência possível, dificilmente esta técnica fará com que as vossas plantas produzam flores ainda mais resinadas ou potentes.

Está a visitar o nosso site Portugal.