Blog
Dabbing Rigs
3 min

5 dicas para quem vai utilizar dab pela primeira vez

3 min

Gostaria de experimentar dabs mas sente-se um pouco receoso? Experimente estas dicas simples para o ajudar a começar.

Se ainda não tem muita experiência com concentrados, a perspetiva de experimentar dabbing pode ser um pouco intimidante. Comprar wax, perceber como funcionam todas as peças do rig... e ainda uma maçarico?! Felizmente, dabbing não é tão complicado quanto parece e estas dicas vão ajudá-lo a adaptar-se facilmente.

Muitas pessoas, depois de se habituarem ao dabbing, dizem preferir o sabor e sentir um efeito mais puro e eufórico. Graças à potência dos concentrados, estes proporcionam também um alívio rápido e eficaz para fins medicinais.

1. Conheça o seu rig

Entende o teu kit de dabbing

Estes são os principais acessórios utilizados para dabbing:

  • Um rig ou bong
  • Um prego – Criado para encaixar por cima ou dentro da ligação em vidro do bong, é basicamente um tubo com uma saliência onde se coloca o teu concentrado para ser aquecido.
  • Uma "varinha" – Utensílio para pegar no concentrado e pressioná-lo contra o prego aquecido.
  • Maçarico de mão

Se nunca usaste o teu kit antes, certifica-te de que "temperas" o prego. Este procedimento evita sabores desagradáveis na inalação e torna a experiência mais agradável — é semelhante a temperar uma frigideira. Aquece o prego até atingir cerca de 260ºC e cobre-o com um pouco de concentrado ou óleo de cânhamo, deixando arrefecer depois. Repete este processo 2 a 3 vezes para um bom resultado. Algumas pessoas preferem colocar o prego ainda quente em água fria, utilizando uma pinça, e repetir o processo algumas vezes.

Assim que estiver temperado, coloca o prego no rig e aquece-o com o maçarico. Usa a varinha para colocar o concentrado sobre o prego enquanto inspiras. Não tentes agarrar no prego para limpar a câmara como se fosse um bong — podes queimar os dedos. Alguns pregos requerem uma "cúpula" por cima, que ajuda a reter o vapor; há peças com desenhos muito elaborados, consideradas verdadeiras obras de arte.

Outros tipos de rigs usam uma chapa (skillet): aqueces a chapa com o maçarico e depois colocas o concentrado em cima ao mesmo tempo que começas a inspirar, para aproveitares ao máximo o vapor produzido.

Podes eliminar completamente o uso de fogo se optares por uma caneta vaporizadora, ou adquirires um prego eletrónico que permite definir a temperatura ideal para vaporizar o concentrado.

História relacionada

O guia definitivo para dabbing: tudo o que precisa de saber

2. Começa devagar

COMECE PEQUENO

Os concentrados apresentam uma potência muito superior às flores. Quando fuma flores, está também a queimar a parte orgânica da planta, que contém normalmente cerca de 20% de THC. Já o concentrado é produzido a partir da parte da flor com maior quantidade de THC, podendo oscilar entre 60% e 99% de THC, consoante o método de extração utilizado. Por isso, para quem não tem muita experiência com concentrados, é fundamental começar com pequenas quantidades. Utilize apenas o suficiente para cobrir a ponta do dabber e, gradualmente, vá aumentando à medida que se sentir confortável.

3. Reserve tempo para relaxar

Tira um tempo para relaxar

Como as concentrações de THC são superiores nos concentrados, é normal que algumas pessoas se sintam mais ansiosas ao usar dab. Este é um efeito ao qual o corpo demora algum tempo a habituar-se, mas saber à partida que a ansiedade pode surgir ajuda a lidar melhor com essas sensações enquanto vai desenvolvendo tolerância.

Além disso, a potência faz com que o efeito possa prolongar-se durante algumas horas. Por isso, dedica algum tempo para repousar antes de pensares em fazer outras atividades. À medida que fores conhecendo a tua dose, saberás quando podes voltar à rotina normal. Ainda assim, nas primeiras vezes é aconselhável ficares em casa e reservares um par de horas para relaxar.

4. Cuida de ti

Cuida de ti

Queres que a tua primeira experiência com dabs seja agradável, por isso prepara-te para disfrutar do efeito. Como os pregos podem atingir temperaturas próximas dos 900ºF (482ºC), o impacto na garganta pode ser intenso. Mantém um bom abastecimento de água à mão para te refrescares e hidratares. Não te esqueças de ter também alguns snacks por perto. É comum sentires tonturas quando consomes dabs pela primeira vez, por isso, um pouco de comida para petiscar pode ajudar a equilibrar-te.

5. Sê organizado

Be Tidy

Ninguém gosta de ter o equipamento sujo, por isso reserve sempre um momento para o limpar cuidadosamente após cada utilização. Aqueça o prego e limpe-o com um pano limpo ou com toalhitas de álcool. Também pode usar o maçarico para aquecer o prego e queimar os resíduos pegajosos. Evite raspar o prego, pois isso pode acabar por soltar partículas de metal (dependendo do material) que são depois absorvidas pelo concentrado.

Quando terminar e quiser guardar o resto do concentrado, utilize papel vegetal em vez de papel encerado. O papel encerado pode colar-se ao óleo, tornando mais difícil retirar o dab no futuro; já o papel vegetal permite recolher o óleo e raspá-lo facilmente, sem resíduos desnecessários.

Relaxe e aproveite o momento

Não há motivo para recear o dabbing; pode ser uma experiência agradável e proporcionar alívio rápido para a sua condição médica. Cuide do seu equipamento e de si, e rapidamente se tornará um verdadeiro especialista em dabbing. Relaxe e aproveite o momento.

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Headshop Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa