Aumentar a produção de canábis com micorrizas
As micorrizas são verdadeiros aliados naturais no solo, capazes de tornar as suas plantas mais vigorosas e saudáveis. Descubra mais sobre os fungos micorrízicos e conheça as vantagens que oferecem às suas culturas de canábis.
Seja um produtor de canábis experiente ou esteja apenas a dar os primeiros passos no cultivo, vale a pena considerar o papel dos fungos micorrízicos como aliado valioso para potenciar a saúde das suas plantas e maximizar a colheita. Tanto em pequenas culturas domésticas como em explorações de maior escala, os suplementos e misturas de micorrizas são ideais para promover o desenvolvimento do sistema radicular da canábis.
Raízes saudáveis resultam em plantas vigorosas e cheias de energia — e plantas felizes oferecem colheitas abundantes e consumidores satisfeitos!
Vamos descobrir como funciona esta simbiose tão vantajosa e perceber de que forma os fungos micorrízicos podem ajudar as suas plantas de canábis a atingirem o seu máximo potencial.
O que são micorrizas?
A micorriza (plural micorrizas) é um tipo de fungo que estabelece uma relação simbiótica com as raízes das plantas. Neste processo, a planta fornece ao fungo exsudados açucarados provenientes da fotossíntese, nomeadamente hidratos de carbono. Em troca, o fungo disponibiliza água e nutrientes minerais essenciais presentes no solo, como fósforo e azoto. Além de facilitar a absorção destes elementos, promove a sua decomposição em nutrientes mais facilmente assimiláveis pela planta. Por fim, a presença das micorrizas ajuda ainda a proteger a planta contra agentes patogénicos que causam podridão radicular (como alguns bolores), engrossando as paredes celulares das raízes, dificultando a penetração de agentes nocivos e competindo com eles pelos exsudados das raízes.
De certa forma, as micorrizas funcionam como um sistema radicular secundário, estendendo-se pelo solo e ampliando a superfície de absorção das raízes. Desta forma, as plantas conseguem atingir zonas do solo mais distantes, captando maior quantidade de água e nutrientes, o que maximiza a utilização dos recursos disponíveis.
Existem centenas de espécies diferentes de fungos micorrízicos que são capazes de estabelecer parcerias com mais de 90% das plantas em todo o mundo. No entanto, esta relação depende de vários fatores. Os fungos micorrízicos podem ser específicos do hospedeiro, colonizando apenas determinadas plantas. Por outro lado, algumas espécies vegetais não só tiram partido desta simbiose, como dependem das micorrizas para conseguir germinar — como é o caso das orquídeas.
Os benefícios de adicionar fungos micorrízicos à mistura de solo
Seja num espaço interior ou num campo ao ar livre, cultivando uma só planta ou várias, a adição de micorrizas traz vantagens essenciais à maioria das culturas.
Em primeiro lugar, uma boa população de micorrizas no cultivo de canábis reforça a resistência das plantas, ajudando-as a superar situações de stress.
Além disso, as micorrizas facilitam a decomposição e absorção de nutrientes necessários, de forma rápida e eficiente. Esta simbiose também assegura que as plantas consigam reter toda a humidade de que precisam do solo, até mesmo em períodos de calor intenso e seca.
Por fim, os fungos micorrízicos promovem maiores colheitas por planta ou flores mais volumosas e resinadas. Em suma, ajudam os produtores de canábis a maximizar tanto a quantidade como a qualidade da produção.
Outros benefícios possíveis do enriquecimento do solo com micorrizas incluem a redução progressiva do uso de fertilizantes, menor incidência de murchidão devido à seca e maior resistência à toxicidade provocada por níveis elevados de sal!
Como adicionar micorrizas à sua cultura
As micorrizas encontram-se naturalmente presentes na maioria dos solos; contudo, para serem realmente benéficas, é fundamental que os esporos destes fungos entrem em contacto directo com as raízes das plantas. Apesar disso, os esporos das micorrizas têm dificuldade em deslocar-se através da estrutura do solo devido ao seu tamanho considerável. Além disso, as micorrizas, sendo muitas vezes específicas para cada tipo de planta, tendem a existir em quantidades insuficientes para garantir uma colonização eficiente das raízes — especialmente em solos esgotados, excessivamente trabalhados ou em áreas recém-plantadas. É aqui que cabe ao cultivador aumentar a concentração destes fungos benéficos.
Veja algumas formas de estimular o desenvolvimento de micorrizas no seu solo:
-
Promova um ambiente propício para os fungos ao adicionar uma fonte externa de açúcares ao solo — como xarope de ácer ou sumo de fruta — ao mesmo tempo que garante uma boa oxigenação das plantas, impedindo o crescimento de fungos indesejáveis.
-
Encontre solo húmido e rico em nutrientes, como aquele presente em florestas, e misture-o com o seu composto habitual para alimentar as plantas.
-
Obtenha micorrizas adequadas de imediato e em quantidade suficiente, adquirindo uma Mistura de Micorrizas orgânica já pronta. Esta solução potencia a vitalidade das suas plantas e maximiza o rendimento! Em comparação com os métodos anteriores, esta abordagem aumenta significativamente as hipóteses de desenvolvimento das micorrizas certas no solo.
No fundo, adicionar micorrizas ao solo é sempre uma aposta segura. Trata-se de um procedimento natural, simples e acessível para dar um impulso extra às suas plantas de canábis. Em troca, elas retribuirão com uma colheita farta e saudável!
-
7 min 1 Fevereiro 2022 Como aumentar a produção de tricomas na canábis Pretende levar as suas plantas de canábis a outro nível? Continue a ler e descubra como pode agir em cada fase do ciclo de vida da planta para maximizar a produção de tricomas, potenciando assim os...
-
4 min 6 Maio 2019 Chá de composto: o estimulante natural para as suas... O chá de composto é um excelente aliado para quem cultiva ao ar livre. Este líquido orgânico concentrado nutre e fortalece as suas plantas, sendo um ótimo investimento do seu tempo e dedicação!
-
8 min 28 Fevereiro 2019 Plantas companheiras para cuidar e proteger a sua cultura de... Os cultivadores de canábis devem planear cada etapa com atenção. Isto inclui a colocação estratégica de plantas companheiras à volta da plantação. Estas plantas são usadas, tanto em ambientes...
-
5 min 31 Dezembro 2018 Qual a diferença: fertilizante sintético vs.... O debate entre fertilizante sintético e orgânico é intenso no cultivo de cannabis. Por isso, vejamos quais são as principais vantagens e desvantagens de cada um.
-
5 min 26 Outubro 2018 Top 10 dicas para cultivar árvores de canábis Transforme a sua produção com plantas de marijuana monstruosas. Se pretende colheitas verdadeiramente abundantes, está na altura de adotar novas estratégias. Esqueça o que ouviu sobre as limitações...
-
4 min 5 Agosto 2018 A utilizar água de coco como fertilizante... A água de coco é um acelerador natural do crescimento do cannabis, ideal tanto para sistemas de cultivo orgânico como hidropónico. Esta solução promove o desenvolvimento das estacas, estimula o...
-
3 min 20 Agosto 2015 Terpenos ao máximo: Como cultivar cannabis realmente "skunky" O aroma e o sabor da cannabis são inconfundíveis. Descubra algumas dicas para intensificar este perfil único de sabor e dar um novo nível de qualidade à sua reserva.