Blog
Coconut Water As Organic Cannabis Fertiliser
5 min

A utilizar água de coco como fertilizante biológico para canábis

5 min

A água de coco é um acelerador natural do crescimento do cannabis, ideal tanto para sistemas de cultivo orgânico como hidropónico. Esta solução promove o desenvolvimento das estacas, estimula o crescimento das raízes a partir de sementes e contribui para uma maior vitalidade geral das plantas. Se pretende uma alternativa biológica para obter plantas de marijuana mais robustas, a água de coco é a escolha indicada.

Água de coco para um cultivo de canábis excecional

Pode parecer surpreendente, mas a água de coco não só faz bem à saúde humana como também fortalece as plantas de canábis. Rica em vitaminas, minerais, açúcares naturais e aminoácidos, destaca-se ainda pelos elevados níveis de citocininas. Curiosamente, se estiver perdido nas regiões tropicais e sofrer uma lesão, a água de coco pode ser usada como substituto do soro intravenoso, algo que de facto salvou vidas durante a Segunda Guerra Mundial. Claro está, é improvável andar nas selvas tropicais com um kit de perfusão na mochila.

Nas zonas tropicais, é habitual refrescar-se e recuperar forças com água de coco – esta sacia de forma mais eficaz do que a água simples e proporciona um impulso ao organismo devido à sua vasta variedade de nutrientes. Mulheres grávidas são aconselhadas a consumir regularmente água de coco, assim como atletas confiam no seu poder de hidratação de longa duração. Todas estas características benéficas têm impacto igualmente positivo no cultivo de plantas de canábis.

O que é água de coco?

Água de coco cannabis

Não deve ser confundida com o leite ou creme de coco, que são extraídos da polpa do fruto, a água de coco é o líquido natural encontrado no interior da noz, no seu endosperma. Ao abrir um coco fresco, normalmente com um corte firme de machete, liberta-se de imediato este líquido claro. Composta maioritariamente por água (96%), integra também açúcares naturais, proteínas, aminoácidos, hidratos de carbono de qualidade, vitaminas, minerais, gorduras, ácidos gordos e fibras. Além de hidratar o organismo e fornecer inúmeros nutrientes essenciais, a água de coco ajuda a controlar o apetite, facilita a digestão, contribui para a redução do colesterol, tem propriedades antioxidantes e é popular como remédio natural para recuperar de ressacas.

A cannabis beneficia da utilização da água de coco pelos mesmos motivos, sendo uma opção totalmente natural e biológica. Tal como ocorre com outras sementes, o coco contém recursos para nutrir a planta jovem até desenvolver raízes e folhas. Por isso, a água de coco pode substituir muitas fórmulas químicas desenvolvidas em laboratório. Basta adicionar cerca de 15 ml por litro de água à rega para estimular um crescimento vigoroso do canábis: as plantas tornam-se mais altas, com menor espaçamento entre nós e mais pontos de floração. A sua composição rica exige, contudo, monitorizar o valor de EC antes de adicionar fertilizantes habituais, evitando assim excessos na nutrição.

Citocininas (Zeatina)

Citocininas (Zeatina) Cannabis

As citocininas são enzimas que avisam as células das raízes para se dividirem e formarem novas raízes (citocinese). Este processo é fundamental para as palmeiras-de-coco, uma vez que o desenvolvimento rápido das raízes facilita a absorção eficiente de água e nutrientes, sobretudo em ambientes com condições exigentes. Os trópicos são ótimos para apanhar sol, mas o calor pode ser desafiante para plantas jovens. Quanto mais cedo a planta crescer e conseguir aceder à água e nutrientes, melhor será o seu desenvolvimento.

No caso da cannabis, as citocininas também desencadeiam uma divisão celular acelerada e promovem um crescimento vigoroso do sistema radicular. Um rizosfera saudável e extensa permite uma maior disponibilidade de nutrientes e água para a planta. Além disso, as citocininas estimulam a divisão celular e o crescimento rápido de novos rebentos acima do solo e aumentam o crescimento dos ramos laterais. Estas hormonas também potenciam a expansão das folhas e contribuem para que as estomas sejam maiores. Todos estes factores combinados resultam num crescimento explosivo da planta de canábis. Como a canábis é naturalmente de crescimento rápido, a adição de água de coco ao processo leva esse impulso para outro nível.

História relacionada

6 formas de aumentar o rendimento do cannabis

Para além das citocininas, a água de coco contém também ácido giberélico, que favorece a formação de raízes em clones. Regar o substrato com água de coco antes de colocar clones acelera o enraizamento dos cortes. Após a formação das raízes, a intensa oferta de vitaminas e minerais presentes no meio circundante estimula ainda mais o crescimento. O mesmo se aplica à germinação de sementes. Use cerca de 15 ml de água de coco por litro para promover um desenvolvimento rápido das raízes. Se utilizar o método do papel absorvente, convém verificar as sementes com maior frequência, pois os rebentos laterais podem facilmente penetrar no papel. Arrancar as sementes pode danificar estas raízes finas. Transfira as sementes para o substrato antes que a raiz principal cresça demasiado.

Na Índia, um dos maiores produtores mundiais de pimenta, as estacas de pimenteiro são mergulhadas numa solução de água de coco para a propagação, sendo depois regadas com o mesmo líquido para garantir um excelente desenvolvimento. A água de coco torna as jovens plantas mais resistentes ao calor e promove um crescimento mais vigoroso em toda a planta.

Usar água de coco: Informação útil

USING COCONUT WATER: Good To Know Cannabis

 

  • A água de coco pode ser usada em todos os tipos de substratos: terra orgânica, fibra de coco, e vários sistemas hidropónicos.
  • De preferência, opte por cocos verdes e jovens para melhores resultados. A água de coco de compra também é válida, mas a pasteurização diminui muitos dos benefícios naturais. As versões em pó ou liofilizadas são facilmente encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais.
  • Para obter os melhores resultados, utilize água de coco em regas alternadas.
  • A água de coco potencia a absorção de nutrientes e a quelatação, além de ajudar a proteger as plantas contra a desidratação e doenças.
  • Num solo orgânico, o objetivo é criar um meio vivo capaz de suprir todas as necessidades da planta, sem recursos a aditivos artificiais. Estrumes, composto, húmus de minhoca, minhocas vivas e uma diversidade de microrganismos são a base de uma boa terra orgânica. A água de coco é um suplemento orgânico (e vegan) que alimenta não só a planta, mas também toda a vida no solo.
  • Tanto a fibra de coco como os sistemas hidropónicos beneficiam da adição de água de coco. Pode usar-se até 50 ml por litro, mas é aconselhável testar primeiro numa planta antes de aplicar em toda a cultura.
  • A água de coco pode ser diluída e aplicada como pulverização foliar. Se juntar aloé vera, obtém um tónico de crescimento para todas as fases da planta.

História relacionada

Como cultivar canábis orgânica em casa

Vitaminas e minerais benéficos

Vitaminas e minerais benéficos da água de coco na canábis

Os micronutrientes, minerais e vitaminas são fundamentais para o desenvolvimento saudável da canábis. A água de coco é rica nestas substâncias essenciais e contém também outros compostos vitais. Quem procura canábis biológica dá preferência a métodos naturais, já que, embora os nutrientes sintéticos também deem bons resultados, o aroma e o sabor da canábis cultivada de forma biológica destacam-se num teste às cegas. Incorporar água de coco é uma solução fácil para enriquecer o cultivo hidropónico com características orgânicas e é igualmente útil em solos vivos e sistemas biológicos sem lavoura.

A água de coco fornece:

  • Vitaminas: A, C, D, E, K e mais dez vitaminas essenciais
  • Minerais: cálcio, ferro, fósforo, magnésio e outros elementos indispensáveis ao desenvolvimento das plantas
  • Gorduras e ácidos gordos
  • Proteínas e aminoácidos
  • Hidratos de carbono
  • Açúcares naturais

A água de coco está na moda entre quem procura estilos de vida saudáveis e é também um dos segredos dos cultivadores experientes de canábis para impulsionar o crescimento. Traz vantagens desde a germinação até à fase adulta das plantas. Experimente incluir água de coco na próxima colheita – garantimos que não se vai arrepender.

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa