Blog
Mescaline Cacti
4 min

Como cultivar cactos a partir de estacas

4 min

Se pretende cultivar cactos de mescalina, pode fazê-lo a partir de sementes; no entanto, o método mais habitual e rápido é a propagação através de estacas. Embora enraizar estacas de cactos de mescalina não seja particularmente difícil, existem alguns cuidados importantes que deve ter para garantir bons resultados.

Com as dicas certas, é possível propagar catos com sucesso a partir de estacas compradas em loja. A partir desse processo, pode também multiplicar os seus próprios catos cultivados em vaso. A propagação por estacas resulta na grande maioria dos cactos de mescalina, incluindo variedades como o San Pedro (Echinopsis pachanoi), a Tocha Peruana (Echinopsis peruviana), Tocha Boliviana (Echinopsis lageniformis), Echinopsis macrogona (também conhecida por Trichocereus macrogonus), e várias outras espécies de catos colunares.

Como obter estacas a partir de um cato desenvolvido

Para obter estacas de um cacto já existente, é essencial escolher um exemplar saudável e utilizar uma faca afiada e limpa. Antes de cortar, desinfete sempre a lâmina com álcool para evitar a propagação de fungos e doenças. Repita este procedimento cada vez que fizer um novo corte. Tente efetuar um corte firme e direito, evitando esmagar o tecido do cacto. Um comprimento ideal para a estaca é cerca de 10 cm, podendo optar um pouco maior se desejar.

Secagem das estacas

A secar as estacas

Antes de fazer qualquer coisa à sua estaca de cato, é essencial deixá-la secar nas extremidades cortadas até formar uma película. Se não estiver devidamente seca, existe o risco de infeção por bactérias ou fungos, resultando em apodrecimento. O ideal é deixar a estaca a arejar ao ar livre, mas evite a exposição direta e prolongada ao sol para não a queimar. Dependendo do tamanho, o processo de secagem e calosidade pode demorar entre alguns dias a uma semana. Nunca plante uma estaca que ainda esteja húmida, pois provavelmente irá apodrecer.

O que fazer se a sua estaca começar a apodrecer?

E se o seu segmento estiver a apodrecer?

É perfeitamente normal que as extremidades dos segmentos de cato mudem de cor enquanto secam. Podem manter-se brancas, mas também apresentar tons acastanhados ou até enegrecidos. Isto só se torna preocupante se a alteração resultar de bolor ou de fungos. Se notar que as pontas ficam castanhas ou pretas e ao toque estão moles e húmidas, provavelmente o segmento não estava suficiente seco e acabou por infeccionar. Neste cenário, deve agir sem demora: com uma faca esterilizada, corte cerca de 2 cm acima da zona afetada até que só fique tecido saudável. Volte a colocar o segmento a secar.

No caso de comprar segmentos de cato numa loja online, existe sempre a possibilidade de, após alguns dias em trânsito, surgirem sinais de bolor. Não entre em pânico; basta limpar cuidadosamente o bolor com um pano limpo. Se verificar que as extremidades começam a apodrecer – ficando castanhas e moles – utilize de novo uma faca devidamente limpa para remover alguns centímetros acima da área danificada, garantindo que sobra apenas tecido saudável.

Vaso para segmentos de cato secos e cicatrizados

Plantação das estacas de cato secas e cicatrizadas

Depois de as estacas estarem completamente secas e com uma boa camada de calosidade nas extremidades, já podem ser colocadas em vaso. Se quiser dar início ao cultivo do seu cato com mescalina de imediato, já pode plantar as estacas agora.

Sugestão: Se não quiser plantar logo ou não tiver possibilidade de o fazer de imediato, pode guardar as estacas secas durante algum tempo. Para isso, mantenha-as num local protegido, de preferência ao ar livre e bem arejado. Assim, consegue conservá-las durante várias semanas ou até meses. No entanto, a duração depende de fatores como a humidade e a temperatura do local.

Para plantar as estacas de cato, escolha um substrato que assegure uma boa drenagem. Pode comprar misturas próprias para cactos e suculentas numa loja de jardinagem, ou preparar a sua própria terra misturando areia e perlita. Evite sempre usar terra universal de jardim, pois retém demasiada humidade e os cactos preferem ambientes secos, como no deserto. Por isso, regue apenas quando necessário, evitando pôr água se o solo ainda estiver húmido.

Coloque a sua estaca de cato num recipiente adequado

Utilize um vaso de tamanho médio (cerca de 4 a 5 litros) e encha-o até metade com terra seca. Coloque o seu corte de cato já seco no recipiente. Cubra com mais uma camada de terra seca, entre 6 a 8 cm, ao redor do corte. Compacte ligeiramente a terra para que o cato fique estável, mas mantenha o solo solto e arejado.

Regue apenas com moderação

Regue apenas moderadamente

Evite regar o seu novo corte logo após o plantar; aguarde cerca de uma a duas semanas. Tenha presente que este ainda não tem raízes e, por isso, praticamente não absorverá água. O corte recente é especialmente suscetível a fungos e infeções se o solo se mantiver demasiado húmido. Utilize um borrifador para humedecer levemente a terra apenas quando esta estiver seca, espaçando os dias entre cada aplicação.

O local ideal para o seu cacto de mescalina crescer deve ser luminoso e seco. No entanto, certifique-se de que o cacto não fica exposto à luz solar direta antes das raízes estarem bem formadas, o que normalmente acontece ao fim de 4 a 6 semanas. Passados alguns meses, começará a notar um novo crescimento no cacto acabado de plantar. Quando isto acontecer e as raízes já estiverem estabelecidas, poderá aumentar gradualmente a exposição ao sol da sua planta.

Erros comuns a evitar ao propagar um cacto

Para garantir que a estaca do seu cato enraíza com sucesso, evite estes erros comuns:

  • Plantar uma estaca que ainda não esteja completamente seca
  • Não utilizar um substrato próprio para catos com boa drenagem
  • Usar ferramentas sujas ou não esterilizadas
  • Plantar estacas com sinais de infeção ou podridão
  • Regar antes das raízes estarem formadas
  • Propagar em ambientes com humidade relativa muito elevada
  • Propagar durante ondas de calor ou períodos de frio extremo

História relacionada

Os 5 erros mais comuns no cuidado de cactos e como evitá-los

Com estas dicas, cultivar os seus próprios catos de mescalina a partir de estacas será uma tarefa simples.

Boas plantações!

Luke Sumpter
Luke Sumpter
Detentor de uma licenciatura em Ciências da Saúde Clínica, Luke Sumpter dedica-se há mais de sete anos ao jornalismo e à escrita, explorando a ligação entre a ciência e o mundo da canábis, unido pela sua paixão pelo cultivo de plantas.
Produtos Smartshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa