Blog
The Benefits Of Terpinolene
3 min

Compreender os benefícios do terpinoleno

3 min

O terpinoleno está presente em diversas plantas, incluindo a canábis. Este terpeno distingue-se por um perfil aromático que combina notas amadeiradas, de pinho, florais e até cítricas. É amplamente utilizado em sabonetes, perfumes e loções, e há investigadores que acreditam no potencial do terpinoleno para aplicações terapêuticas.

O terpinoleno é um dos terpenos presentes na planta de canábis. Este composto distingue-se pelo seu aroma a pinho com notas cítricas e pode ainda oferecer benefícios terapêuticos. Além de existir naturalmente em várias plantas, o terpinoleno é também utilizado em diversos produtos comerciais. Descubra tudo sobre este terpene tão interessante!

O que são os terpenos?

Os terpenos são compostos voláteis secundários que aparecem naturalmente em plantas, animais e até em seres humanos. No caso da canábis, estes compostos são libertados pelas mesmas glândulas que produzem os canabinoides como o THC e o CBD. Tanto os terpenos como o THC têm origem num precursor bioquímico comum, designado por pirofosfato de geranilo (também conhecido como difosfato de geranilo). Pensa-se que, inicialmente, os terpenos surgiram como uma estratégia evolutiva para atrair insetos polinizadores e afastar predadores.

É possível encontrar terpenos em flores, plantas, vegetais, ervas aromáticas e especiarias. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos classifica os terpenos como seguros para consumo. Para além disso, estes compostos são amplamente utilizados em aromaterapia e na indústria dos perfumes.

Para além dos terpenos, existem também os terpenoides. Estas moléculas são quase idênticas, variando principalmente pelo facto de os terpenos serem hidrocarbonetos puros e os terpenoides sofrerem oxidação — o que os diferencia a nível estrutural.

Os terpenos, os flavonoides e os canabinoides actuam em conjunto, criando uma sinergia química conhecida como o "efeito entourage". Quando consumidos simultaneamente, o impacto dos terpenos e dos canabinoides é amplificado, potenciando uma experiência mais intensa do que com cada composto isolado.

Terpene Gluever produto

Porque são importantes os terpenos?

A planta de canábis contém mais de 100 terpenos diferentes, que lhe conferem uma enorme variedade de aromas e sabores. No entanto, investigações recentes indicam que os terpenos têm funções que vão muito além de proporcionar sabor. Alguns deles são até psicoativos e influenciam os efeitos globais sentidos ao consumir a planta. Estes compostos podem proporcionar efeitos anti-inflamatórios, ansiolíticos e sedativos.

O que é o terpinoleno?

O terpinoleno, também conhecido por δ-terpineno, é um terpénico aromático encontrado sobretudo em variedades sativa. Destacam-se, entre outras, as genéticas Lemon Sour Diesel e Royal Jack, bem como vários híbridos derivados de Jack Herer. É o terpinoleno que fornece as notas amadeiradas e de pinho que caracterizam determinadas variedades, frequentemente acompanhadas de aromas frutados, cítricos e herbais.

O terpinoleno tem um vasto leque de utilizações. Está presente no aroma natural da árvore-do-chá, lilás, maçã, alecrim e salva. É igualmente usado como agente aromático em sabonetes, perfumes, loções e até repelentes de insetos. Paralelamente, este terpénico está a ser alvo de investigação pelas suas potenciais propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Quais são os potenciais benefícios do terpinoleno?

Quais são os potenciais benefícios do terpinoleno?

Os investigadores têm identificado várias possíveis aplicações para o terpinoleno. Um estudo realizado em 2013 analisou os efeitos sedativos do terpinoleno em ratos de laboratório. Os resultados sugeriram que as propriedades calmantes desta substância poderão torná-la útil no combate à insónia e até à ansiedade.

Num outro estudo de 2005, verificou-se que o terpinoleno possui um efeito antioxidante e pode ajudar a evitar a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), responsáveis pelo chamado colesterol "mau". Assim, o terpinoleno pode ser importante na prevenção do colesterol e, consequentemente, de doenças cardiovasculares. Além disso, segundo um estudo publicado em 2012, esta substância pode inibir a proliferação celular em determinados tipos de cancro. Mais recentemente, tem-se investigado também as propriedades antimicrobianas e antibacterianas de plantas ricas em terpinoleno.

Como utilizar o terpinoleno

Uso do terpinoleno

Além das aplicações já referidas, o terpinoleno é também aproveitado como aromatizante e fragrância. Bastam apenas algumas gotas de terpinoleno concentrado para alterar o perfil de sabor de alimentos, bebidas e até de ervas para fumar.

Gostaria de experimentar terpinoleno? Descubra a gama Cali Terpenes de terpenos 100% puros disponível na Zamnesia. Estes óleos concentrados apresentam uma mistura de terpenos extraídos, onde se inclui o terpinoleno. Cada óleo é desenvolvido especialmente para replicar o aroma de diferentes variedades de canábis, como Jamaican Dream (notas de pinho, citrinos e café), Gorilla Glue (nuances ácidas, pinho e combustível), e Furious Candy (toques doces, frutados e terrosos).

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Referências
  • (n.d.). Europe PMC - http://europepmc.org
  • Grassmann J, Hippeli S, Spitzenberger R, & Elstner EF. (2005 Jun). The monoterpene terpinolene from the oil of Pinus mugo L. in concert with alpha-tocopherol and beta-carotene effectively prevents oxidation of LDL - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  • Habibi Z, Eshaghi R, Mohammadi M, & Yousefi M. (2010 Jul). Chemical composition and antibacterial activity of essential oil of Heracleum rechingeri Manden from Iran - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  • Okumura N, Yoshida H, Nishimura Y, Kitagishi Y, & Matsuda S. (2012 Feb). Terpinolene, a component of herbal sage, downregulates AKT1 expression in K562 cells - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  • Shafagha A, & Shafaghatlonbar M. (2011 Feb). Antimicrobial activity and chemical constituents of the essential oils from flower, leaf and stem of Gypsophila bicolor from Iran - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
Investigação Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa