Tudo o que precisa de saber sobre terpenos

Tudo o que precisa de saber sobre terpenos

Luke Sumpter
Luke Sumpter
Última actualização:

Se para si os termos terpenos e terpenoides são praticamente iguais, não está longe da verdade. No entanto, há uma pequena diferença entre estes compostos: os terpenos são hidrocarbonetos puros, enquanto os terpenoides resultam de uma modificação por oxidação.

Uma das sensações mais prazerosas é abrir um saco de erva acabadinho de comprar. Mas porquê? Por causa do aroma, claro, que seduz qualquer consumidor de canábis logo ao primeiro cheiro. Seja o toque cítrico e fresco do limão vindo da Super Lemon Haze, ou o aroma intenso a queijo característico da OG Cheese, cada variedade tem o seu perfil aromático próprio. Mas já pensou no que está na origem desta diversidade de fragrâncias irresistíveis e distintas? A resposta está nos seus terpenos.

O que são terpenos?

Os terpenos, produzidos e libertados pelas mesmas glândulas que fabricam CBD e THC, são óleos essenciais que atribuem à canábis a grande variedade de aromas característicos, como pinho, menta ou frutos silvestres. No entanto, a canábis não é a única planta com terpenos — estes compostos estão presentes noutras flores, plantas medicinais, frutas, vegetais, bem como em muitas ervas aromáticas e especiarias. Os mesmos óleos são amplamente usados na perfumaria e em terapias alternativas, como a aromaterapia.

Tepenes Infographics

Os terpenos também fazem parte da alimentação humana, sendo considerados seguros para consumo pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Estudos apontam, inclusive, para benefícios para a saúde associados ao seu consumo.

Se lhe parece que terpenos e terpenoides são idênticos, não está totalmente errado — as diferenças entre ambos são mínimas. Os terpenos são hidrocarbonetos puros, enquanto os terpenoides resultam de alterações por oxidação.

Os efeitos e benefícios dos terpenos

Os efeitos e benefícios dos terpenos

Os terpenos presentes na canábis demonstraram possuir potencial terapêutico. O β-mirceno, por exemplo, é um terpeno natural com propriedades anti-inflamatórias. Já o D-linalol destaca-se pela sua capacidade de ajudar no tratamento de convulsões. No entanto, a investigação ainda é escassa, o que dificulta perceber exatamente quais os efeitos de cada terpeno e até que ponto podem contribuir para o nosso bem-estar geral.

Acredita-se que os terpenos podem influenciar de forma positiva a experiência de consumo de marijuana. Ao inalar, estamos expostos a uma diversidade de terpenos. Segundo algumas opiniões, estes compostos têm o potencial de equilibrar os efeitos do THC, reduzindo sensações de paranoia. Isto torna-se especialmente benéfico para quem costuma sentir efeitos secundários menos agradáveis associados ao consumo de canábis, como a ansiedade. efeitos secundários da canábis

Outro aspeto interessante dos terpenos está no seu aroma intenso, que atua como defesa natural da planta, afastando herbívoros durante a floração. Além disso, devido à grande variedade de terpenos, muitos cultivadores conseguiram desenvolver ferramentas úteis, como uma roda de aromas, que permite aos consumidores identificar variedades específicas tanto pelo aroma como pelos efeitos terapêuticos que lhes são atribuídos.

História relacionada

Cannabis Seedfinder: escolhe as melhores sementes de canábis

Características e efeitos dos 10 terpenos mais importantes

Acredite ou não, existem mais de 200 terpenos identificados na canábis, sendo que dez deles são considerados os mais importantes e estão presentes em diversas variedades.

  • LIMONENO

O primeiro é o limoneno, responsável por um aroma cítrico intenso. Do emagrecimento ao alívio do stress, o limoneno tem inúmeras aplicações medicinais e está especialmente presente na Super Lemon Haze, uma variedade multipremiada graças ao seu sabor excecional.

  • Linalol

O segundo terpeno mais importante é o linalol, responsável por um aroma floral com um toque apimentado. Para além das suas propriedades anti-inflamatórias, o linalol é particularmente eficaz no combate à insónia, depressão e várias outras condições. A variedade onde este terpeno está mais presente é a Amnesia Haze, uma das mais vendidas e bastante elogiada pelo seu potente efeito psicadélico.

  • Eucaliptol

O eucaliptol, também conhecido como cineol, é o terceiro terpênico mais importante, apresentando um aroma fresco que combina notas mentoladas e terrosas. Graças a este perfil, é muito utilizado para dar sabor a alimentos, pastas dentífricas e muitos outros produtos. É ainda um ingrediente frequente em pastilhas para a tosse, elixires bucais e até em pós para bebé. Embora este composto surja em pequenas quantidades em diversas variedades, destaca-se sobretudo na Super Silver Haze.

  • TERPINEOL

A seguir surge o terpineol, um terpeno repleto de aromas a pinho e cravinho. Para além das suas propriedades anti-inflamatórias, o terpineol actua também como sedativo. Se procura uma variedade rica neste terpeno, experimente a Jack Herer, uma sativa lendária que todos deviam experimentar pelo menos uma vez.

  • PINENO

Em seguida, falamos do pineno, que existe em duas variantes: beta e alfa. Para além de proporcionar um aroma agradável a pinheiro, um estudo indica que o pineno pode ter efeitos anti-inflamatórios. Após analisar 16 plantas de canábis, outro estudo revelou que todas apresentavam níveis detetáveis deste terpeno.

  • MIRCENO

O mirceno é um dos terpenos mais importantes. Além de proporcionar aromas terrosos e almiscarados, apresenta também um ligeiro toque frutado. No que diz respeito ao seu potencial terapêutico, o mirceno destaca-se pelas suas propriedades anti-inflamatórias, sedativas e relaxantes musculares. Embora um estudo suíço tenha comprovado a presença deste composto na maioria das variedades analisadas, nenhuma se equipara à Lovrin 110, que apresenta uma concentração de 65%.

  • BISABOLOL

O alfa- ou α-bisabolol é mais um terpene fundamental, conhecido pelo seu aroma floral intenso. Este composto possui várias propriedades, desde a ação antibacteriana até ao auxílio na cicatrização de feridas. Curiosamente, a variedade Oracle apresenta elevadas concentrações deste terpene.

  • BORNEOL

Outro composto importante é o borneol, que apresenta um sabor terroso com notas que fazem lembrar cânfora. O borneol é amplamente reconhecido pelo seu efeito analgésico, anti-inflamatório e pela sua capacidade de inibir o desenvolvimento de fungos em calçado. Variedades Haze como a Easy Haze dizem-se ser particularmente ricas neste terpeno.

  • Cariofileno

De seguida, temos o cariofileno, um terpénico com aroma a lúpulo, bastante reconhecido pela sua eficácia no alívio da ansiedade e depressão. Por exemplo, ao analisar a variedade Trainwreck, a Green House Seed Co. verificou que, quando cultivada em terra, o conteúdo de cariofileno era de 0,33%, enquanto em cultivo hidropónico se registou apenas 0,07%.

  • CARENE

Por fim, destacamos o delta-3-carene, um terpeno com aromas terrosos e a resina característica do pinho. Para além do seu efeito anti-inflamatório, este composto é reconhecido por ajudar a reduzir o fluxo menstrual, assim como por secar lágrimas e mucosidades. Num estudo que analisou precisamente 162 plantas de canábis de mais de 80 variedades diferentes, o carene foi identificado na maioria das amostras.

Como potenciar a produção de terpenos

Como potenciar a produção de terpenos

Se tem curiosidade se é possível aumentar a produção de terpenos, a resposta é sim. Uma das estratégias é o treino de baixo stress (LST), que consiste em moldar o crescimento da planta de canábis. Esta técnica resulta numa planta mais compacta, capaz de produzir mais flores e com aromas mais intensos.

Reduzir a temperatura durante o cultivo também pode impulsionar a concentração de terpenos, ajudando a preservar tanto os terpenos como os terpenóides presentes. Já as temperaturas altas têm tendência a diminuir o sabor e o aroma da sua canábis.

Secar corretamente as suas flores é talvez a forma mais eficaz de todas para potenciar o perfil aromático. Para saber mais sobre como cultivar canábis com aromas intensos, consulte o nosso artigo dedicado.

História relacionada

Terpenos ao máximo: Como cultivar cannabis realmente "skunky"

Terpenos isolados para um toque extra

Desde Jamaican Dream até GG #4, na Zamnesia oferecemos terpenos 100% puros em diferentes variedades. Estes produtos não só potenciam os aromas dos seus e-líquidos e extratos, como também intensificam os efeitos. Todos estão disponíveis por menos de 25 €, e podem igualmente ser utilizados para valorizar edibles. Descubra toda a nossa gama na loja online.

Está a visitar o nosso site Portugal.