
O que é um ice bong?
No universo dos bongs, existe uma enorme variedade de opções sofisticadas, dispendiosas e até excessivas para resolver um simples problema: dar uma passa num bong pode ser doloroso! Contudo, sabemos bem que as soluções mais simples costumam ser as melhores. Antes de investir num percolador ou em serpentinas de glicerina, experimente um ice catcher e veja se lhe basta.
Um bong com gelo é uma forma simples de tornar a experiência de fumar mais fresca e agradável, permitindo desfrutar verdadeiramente o melhor da sua erva. Não há necessidade de suportar passagens agressivas que irritam a garganta até aos pulmões. Ficar relaxado deve ser um prazer do início ao fim, e esta é uma das maneiras mais fáceis de melhorar o seu consumo. Vale a pena investir numa variedade premium só para depois perder o seu sabor num turbilhão quente e áspero?
Bem mais económico do que outras alternativas, o encaixe para gelo é uma funcionalidade habitual na maioria dos bongs de tubo largo. Um sistema de retenção de gelo deve ser o primeiro upgrade a considerar, pois faz toda a diferença na qualidade da experiência. Basta colocar alguns cubos de gelo no bong. Se costuma tossir depois de dar uma passa e gostaria de tornar tudo mais suave, está na altura de experimentar um bong com gelo.
O que é um bong com gelo?
Um ice bong é, tal como o nome indica, um bong com gelo no pescoço. Tal como acontece quando colocamos gelo numa bebida, a ideia aqui é arrefecer o fumo, tornando-o mais suave e agradável ao paladar. No essencial, estes dispositivos são bastante simples. Normalmente fabricados em vidro — especialmente vidro borossilicato — ou em silicone, costumam ter uma saliência própria na parte inferior do pescoço, mesmo acima da câmara de água, que serve para segurar os cubos de gelo.
Porquê colocar gelo no bong?
Utilizar um bong com gelo traz várias vantagens, algumas mais evidentes do que outras. Eis algumas das principais:
-
Arrefecimento
Isto é bastante óbvio. O principal motivo para colocar gelo no bong é arrefecer o fumo, tornando cada passa menos agressiva. À medida que o fumo passa pelo gelo, entre a câmara e a boca, arrefece rapidamente. O resultado é um fumo mais suave e aromático, que realça todos os sabores da tua erva.
-
Filtragem
O gelo funciona também como um nível adicional de filtragem. À medida que o fumo passa pela grande superfície dos cubos de gelo, algumas das partículas maiores e impurezas são retidas, permitindo que fiques apenas com o melhor. Isto não só torna a experiência de fumar mais agradável, como também acaba por ser menos prejudicial para os pulmões a longo prazo.
-
Tragadas maiores
Para muitos, fazer bongadas cada vez maiores é a evolução natural. O gelo vai tornar esta tarefa muito mais fácil. Ao arrefecer e filtrar o fumo, o único limite para quanto podes inspirar será a tua própria capacidade pulmonar (e claro, a tua tolerância). Acabaram-se aqueles ataques de tosse antes de terminares a passa. Mas tem cuidado para não exagerares!
-
Proteção contra salpicos
A colocar-se entre a câmara e a sua boca, o gelo funciona como um escudo improvisado contra salpicos. Qual é a vantagem disto? Vamos ser sinceros, alguém gosta de apanhar um gole de água do bong misturada com o fumo? Se houver, serão certamente a exceção.
-
É visualmente apelativo
Para ser sincero, ver o fumo a rodopiar em volta de um tubo cheio de gelo é simplesmente espantoso. Observar a névoa a formar-se naquela "gruta de gelo", enquanto sabemos que o sabor será excecional, é uma experiência única.
Posso colocar gelo em qualquer bong?
Nem todos os bongs permitem a utilização de gelo. Por exemplo, aqueles que não têm restrições próprias para o gelo não conseguem segurar os cubos, fazendo com que estes caiam diretamente para a água. Outro aspeto a ter em conta é o material do bong: se for de vidro, o contacto e o som dos cubos de gelo podem causar rachas, e ninguém quer lidar com cortes ou água espalhada enquanto relaxa. Bongs de acrílico e bongs de silicone são mais duráveis, mas devem ser manuseados com atenção.
O que é exatamente um ice catcher?
Além disso, os bongs que vêm equipados com suportes para gelo (também conhecidos como "ice catchers") impedem que o gelo caia para dentro da água. Normalmente, estes suportes consistem em pequenas saliências no pescoço do bong, que travam os cubos de gelo antes de chegarem ao reservatório de água. Em certos modelos, podem apresentar soluções mais sofisticadas, como uma malha hexagonal ou componente semelhante na base do pescoço. Independentemente da tecnologia, a função mantém-se a mesma.
Como utilizar um bong com gelo
Utilizar um ice bong é bastante fácil. Na maioria das situações, basta deixar cair alguns cubos de gelo pelo pescoço — o ice catcher encarrega-se de impedir que passem para a câmara. Quanto gelo deve utilizar? Isso fica ao seu critério. Para tragadas ultra suaves, pode encher até ao topo, mas até mesmo um só cubo de gelo já faz diferença.
Fica, no entanto, uma recomendação: esteja atento ao nível de água na câmara. À medida que o gelo derrete, a água vai-se acumular. Se continuar a colocar mais gelo, pode acabar por ver a água a sair pelo carb hole, ou a transbordar pelo downstem.
O que mais pode fazer para melhorar as tragadas no bong?
O gelo não é a única forma de tornar as passas do bong mais suaves e agradáveis. Existem outras alternativas igualmente eficazes, que apresentamos em seguida. Não há necessidade de usar todos estes métodos no teu bong, mas, se o fizeres, estarás apenas a garantir uma experiência ainda mais suave e saborosa.
A maioria das sugestões abaixo pode ser um pouco mais dispendiosa do que um simples captador de gelo. Por isso, recomenda-se começar pela opção mais acessível e, se sentires que queres uma passa ainda mais cremosa, considerares um upgrade.
Usa um percolator
O percolador é, basicamente, uma câmara secundária, de menores dimensões, presente dentro do bong. Normalmente situada acima do recipiente principal de água, o fumo é puxado através do percolador—também preenchido com água—onde é novamente arrefecido e filtrado. Os chamados percoladores 'showerhead', com pequenos orifícios, quebram o fumo em partículas mais finas, aumentando a superfície de contacto e permitindo um arrefecimento mais rápido. Este processo adicional de filtragem resulta numa experiência mais suave e limpa, com menos impurezas.
Utilize um pré-cooler ou apanha-cinzas
Um precooler desempenha uma função semelhante à de um percolador, mas intervém no fumo antes deste chegar à câmara principal. No fundo, trata-se de um mini-bong, colocado no encaixe onde normalmente fica a downstem. Tal como uma downstem com difusor, este dispositivo gera bolhas mais pequenas que arrefecem o fumo e potenciam a filtração.
O ash catcher e o precooler não são a mesma coisa — embora um precooler possa também funcionar como ash catcher. O ash catcher é um filtro amovível que recolhe a cinza antes de esta se misturar com a água da câmara do bong, garantindo assim tragos mais suaves e facilitando a manutenção do bong. Mantendo a água limpa, não só o sabor dos tragos permanece suave, como evitas que se forme rapidamente uma camada espessa de resíduos na câmara. Já o precooler também impede a entrada de cinza, mas o ash catcher não arrefece o fumo.
Utiliza bobinas de glicerina
A glicerina é uma substância derivada de ácidos gordos, normalmente de óleos vegetais. As espirais de glicerina são peças removíveis que se encaixam no pescoço do bong e substituem o gelo tradicional. A principal vantagem face ao gelo é que não derretem para dentro da câmara (já que a glicerina está selada em espirais de vidro ou acrílico) e, por isso, não comprometem a experiência de fumo.
Estas espirais podem ser colocadas no congelador separadamente, mantendo o bong fora para poupar espaço e evitar possíveis quebras. Congelam rapidamente e demoram muito a aquecer, o que significa que não precisa de esperar muito tempo nem está constantemente a trocar de espiral — é só usufruir de uma longa sessão, sem preocupações.
É possível usar gelo seco num bong?
A resposta curta é não. Existem várias razões para isso. Antes de mais, é perigoso, pois as temperaturas extremas do gelo seco podem causar danos graves às vias respiratórias, e de certeza que o que menos deseja depois de puxar de um bong é ficar a pensar se partiu os pulmões e se está prestes a ter problemas de saúde sérios.
Além disso, o frio intenso pode danificar irreparavelmente o seu bong. Para além disso, gelo normal é muito mais fácil de arranjar e cumpre perfeitamente a sua função. E, para ser franco, o gelo seco cria tanto vapor dentro da câmara e ao longo do gargalo que acaba por esconder o fumo, e ninguém quer perder esse efeito visual!
Posso colocar um bong no congelador para arrefecer o fumo?
A forma como o teu bong foi produzido vai determinar se é seguro, ou não, colocá-lo no congelador. Embora isso possa parecer possível, a rápida passagem do frio extremo para o calor pode facilmente fazê-lo rachar. Mesmo o vidro mais resistente dos bongs não é imune a choques térmicos. Existem alguns moldes específicos que permitem congelar o próprio bong, mas tratam-se de produtos especialmente desenvolvidos para esse efeito.
Felizmente, há muitas alternativas seguras que não vão danificar o teu bong nem colocar as tuas mãos em risco. Por isso, sugerimos que optes por essas opções em vez de experimentar com o congelador. Considerando o valor destes bongs de alto desempenho e a eficácia que já proporcionam, não há necessidade de arriscar colocando-os no congelador.
Vale a pena investir num ice bong?
Para a grande maioria dos fumadores, um bong de gelo compensa amplamente o investimento. Actualmente, a maioria dos bongs já inclui entalhes para gelo, por isso não é uma funcionalidade extra que exija gastar muito mais dinheiro.
Na verdade, um suporte para gelo é das formas mais económicas de melhorar significativamente a experiência com qualquer bong. Em comparação com acessórios como percoladores, precoolers, capta-cinzas ou serpentinas de glicerina – que podem custar centenas de euros – o gelo oferece uma melhoria simples, eficaz e em conta. O único risco, facilmente evitável com algum cuidado, é o de transbordar. Fora isso, não há razão para não experimentar um bong com suporte para gelo. O fumo fica mais fresco, a filtragem aumenta e, a longo prazo, até os pulmões agradecem.
Antes de investir em equipamentos muito elaborados e complexos, com tubos de vidro a ocupar metade da sala, experimente simplesmente um bong com suporte para gelo e descubra se satisfaz as suas necessidades.
-
7 min 12 Fevereiro 2024 Como limpar o seu bong Manter o teu bong limpo pode parecer uma tarefa simples, mas ficarias surpreendido com a quantidade de cachimbos de água que acabam por ser esquecidos! Está na altura de esclarecer este tema....
-
6 min 5 Setembro 2023 Como usar um bong Os bongs podem parecer intimidantes, mas são surpreendentemente fáceis de usar (se conseguir lidar com a tosse). Descubra tudo sobre como utilizar um bong aqui!
-
4 min 10 Dezembro 2020 Porque o vidro de borossilicato é a escolha... O vidro borossilicato não se limita apenas aos utensílios de cozinha — conquistou também o seu espaço no universo dos bongs, graças à sua resistência e fiabilidade. Este material destaca-se por...
-
4 min 1 Março 2020 Porque é que os bongs têm diferentes formatos Alguma vez se questionou porque é que os bongs têm formatos tão variados? A verdade é que cada design traz consigo benefícios e desvantagens próprios. Seja para quem usa ocasionalmente ou com...
-
6 min 11 Novembro 2019 Vidro, acrílico, silicone ou cerâmica: como... Grandes, pequenas, em forma de dragão — as bongas existem em inúmeros tamanhos e formatos. Podem ser coloridas, discretas ou extravagantes; há modelos para todos os bolsos, desde os mais acessíveis...