
Os 10 melhores filmes sobre tráfico de droga
Todos gostam de uma boa história. No entanto, nem todas têm um final feliz. Descubra aqui a lista dos dez melhores filmes sobre o tráfico de droga, que retratam tanto os altos como os baixos deste universo.
Segue-se uma lista dos dez melhores filmes sobre contrabando, cada um com a sua própria atmosfera e estilo. Enquanto alguns retratam o contrabando como um mundo sombrio e degradante, outros mostram-no como uma vida cheia de glamour, repleta de dinheiro, carros de luxo e mansões. Mas será só isso?
10. Cidade de Deus
Inspirado no romance semi-autobiográfico de Paulo Lins, "Cidade de Deus" é um filme policial brasileiro marcante, que retrata de forma realista os acontecimentos ligados ao crime organizado que ocorreram no bairro da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O filme acompanha a vida de "Buscapé", um jovem fotógrafo, e o seu percurso nas favelas desde o final dos anos 60 até ao início dos anos 80. Nesse período, uma verdadeira guerra instala-se entre o traficante Li’l Zé e um criminoso conhecido como Mané Galinha. "Cidade de Deus" proporciona uma experiência intensa e envolvente, capaz de prender qualquer espectador do início ao fim.
9. Requiem For A Dream
Requiem for a Dream acompanha quatro personagens que vivem em Brooklyn e procuram uma forma de melhorar as suas vidas. Três deles resolvem comprar uma grande quantidade de heroína, com o objetivo de a venderem e ganharem dinheiro. No entanto, à medida que o filme avança, cada personagem acaba por sucumbir progressivamente à dependência das drogas. Baseado no livro de Hubert Selby Jr., Requiem for a Dream destaca-se pelo seu estilo visual marcante, recorrendo a cortes e montagens rápidos que acentuam o consumo de drogas das personagens. É um filme que, ainda hoje, consegue surpreender e é realmente diferente de tudo o que já viu.
8. Mr. Nice
Mr. Nice retrata a vida do célebre traficante galês Howard Marks. O título e a narrativa baseiam-se na autobiografia homónima publicada em 1997, poucos anos após Marks ter saído da prisão. O filme acompanha a ascensão de Marks (interpretado por Rhy Ifans), desde a sua modesta juventude nos vales do País de Gales, até se tornar um dos maiores contrabandistas de canábis do mundo, nos anos 1960 a 1980. O enredo leva-nos pelas suas ligações à Alemanha, ao IRA e à MI6. Com um tom frequentemente leve e bem-disposto, Mr. Nice oferece uma história divertida com um protagonista carismático e cativante.
7. Maria Full Of Grace
Inspirado em “1000 histórias reais”, Maria Cheia de Graça acompanha Maria, uma jovem colombiana de 17 anos responsável pelo sustento da sua família graças ao trabalho numa plantação de flores. Perante as más condições e o tratamento injusto do patrão, Maria decide despedir-se. Pouco depois, descobre que está grávida e é abordada por um traficante local, que lhe propõe tornar-se mula de droga. Oferecem-lhe uma quantia significativa para transportar 62 cápsulas cheias de droga no estômago até Nova Iorque. Este filme apresenta um retrato cru do desespero de quem procura uma vida melhor para si e para a família, revelando a dura realidade do tráfico de droga.
6. Traffic
Traffic é um filme singular que apresenta quatro narrativas distintas, algumas das quais se cruzam entre si enquanto outras permanecem separadas. Ao explorar ambos os lados da lei – e a ténue linha que os separa – Traffic analisa diferentes pontos de vista sobre o consumo e o tráfico de drogas, acompanhando um agente da polícia mexicana, elementos da DEA, um consumidor e um juiz de Ohio que tenta pôr termo à guerra contra as drogas, sem se aperceber de que essa guerra está mais próxima de si do que imagina. Com um elenco de peso liderado por Michael Douglas, Benicio Del Toro e Catherine Zeta-Jones, Traffic oferece uma abordagem inovadora à temática do tráfico de droga.
5. Pineapple Express
Num registo mais cómico sobre o mundo do tráfico de droga, e frequentemente apelidado de "o filme definitivo para quem fuma erva", Pineapple Express destaca o humor inconfundível de Seth Rogen e James Franco (com uma atuação irresistivelmente divertida de Danny McBride, conhecido de Eastbound & Down). Quando Dale Denton (Rogen) assiste a um homicídio, foge imediatamente do local, mas acaba por deixar para trás uma ponta de marijuana rara, a famosa "Pineapple Express". Ao encontrar esta pista, os homicidas procuram identificar e localizar Dale e o seu fornecedor, Saul Silver (Franco), o que desencadeia uma série de peripécias hilariantes.
4. Blow
O segundo filme biográfico desta lista, Blow, relata a história verídica do traficante americano George Jung, interpretado por Johnny Depp. O filme acompanha a vida de Jung, desde a sua infância humilde em Weymouth, Massachusetts, até ao envolvimento próximo com Pablo Escobar e Carlos Lehder, do cartel de Medellín. Inspirado no livro de Bruce Porter, “Blow: How a Small Town Boy Made $100 Million with the Medellín Cartel and Lost It All”, e com uma banda sonora retro e diversificada, Blow é um filme dinâmico e envolvente.
3. Cocaine Cowboys
O único documentário desta lista, Cocaine Cowboys, oferece o retrato mais fiel do mundo do tráfico de droga que poderá encontrar. Com entrevistas a Jon Roberts e Mickey Munday, este filme revela as intricadas estratégias utilizadas para transportar droga da Colômbia para Miami. O documentário mostra ainda o desenrolar da guerra da droga que marcou os anos 70 e 80, recorrendo a relatos surpreendentes, por vezes divertidos e outras verdadeiramente chocantes de quem esteve envolvido.
2. No Country For Old Men
No Country For Old Men conta a história de Llewelyn Moss (interpretado por Josh Brolin), um homem no Texas que se depara com um negócio de droga mal sucedido no meio do deserto, onde encontra dois milhões de dólares escondidos numa mala. Moss decide ficar com o dinheiro para tentar dar uma nova vida a si e à sua esposa. No entanto, rapidamente percebe que a situação é mais complicada do que imaginava, acabando por ser perseguido pelo implacável assassino Anton Chigurh (interpretado de forma inquietante por Javier Bardem). O filme acompanha a fuga de Llewelyn, sempre um passo à frente desse perigoso perseguidor. Realizado pelos irmãos Coen e baseado na obra do escritor Cormac McCarthy, No Country For Old Men garante momentos de grande tensão e mantém o público cativado até ao final.
1. Scarface
Scarface: o poder e os excessos de Tony Montana
Protagonizado por Al Pacino e com argumento de Oliver Stone (marcado por uma intensa dependência de cocaína enquanto escrevia), Scarface é um dos filmes mais icónicos de sempre. Baseado no remake do clássico homónimo de 1932, a narrativa acompanha o refugiado cubano Antonio “Tony” Montana e a sua ascensão meteórica como senhor da droga na Miami dos anos 80. Tudo começa com a chegada de Tony a um campo de refugiados, dando início a uma espiral de violência, fortuna e astúcia. O percurso de Montana rumo ao topo está repleto de perigos, culminando numa das cenas finais mais memoráveis da história do cinema, difícil de esquecer após os créditos finais. Com um elenco secundário de luxo e banda sonora electrónica de Giorgio Moroder, Scarface marcou profundamente o universo da sétima arte, televisão, videojogos e a própria cultura popular associada à droga. O reconhecimento que ainda hoje recebe é mais do que merecido.
-
5 min 15 Setembro 2020 Top 10 documentários sobre cannabis Todos adoramos ver uma boa série, mas sabia que há documentários sobre canábis absolutamente fascinantes disponíveis neste momento? Reunimos para si uma lista dos 10 melhores documentários sobre...
-
4 min 3 Dezembro 2019 Top 10 séries de animação para ver sob o efeito de cannabis Existe algo melhor do que ficar pedrado e ver desenhos animados? Sim, só se for ficar pedrado, comer pizza e ver desenhos animados.
-
5 min 9 Setembro 2019 Os 10 melhores programas da Netflix para ver sob o efeito de... Selecionámos para ti as 10 melhores séries da Netflix para veres quando estás pedrado, reunindo algumas das produções mais hilariantes, perturbadoras, visualmente impressionantes e dramáticas...
-
4 min 24 Julho 2019 Os 15 melhores filmes para ver sob o efeito Acender um cigarro antes de ver um filme é sempre um prazer. Na verdade, muitas vezes o que menos importa é o enredo do próprio filme! Ainda assim, existem aqueles filmes que acertam em cheio e se...