
Os 15 melhores filmes sobre drogas de sempre (Atualização 2025)
Há algo de fascinante em ver filmes sobre drogas, seja uma história de polícias corruptos à procura de lucro ou um drama emocionante e visualmente impactante sobre o vício. Estes filmes podem ser leves ou extremamente graves, mas o tema das drogas é incontornável no cinema contemporâneo. Com isto em mente, reunimos aqueles que consideramos os melhores títulos do género.
À procura de um filme cativante e surpreendente para uma noite dedicada ao tema das drogas? Quer pretenda apenas um para hoje, ou esteja a planear sessões para as próximas semanas, temos excelentes sugestões para si! Alguns prometem diversão, outros emoções fortes, e há ainda aqueles que o vão deixar preso ao ecrã. São verdadeiros clássicos e temos todo o gosto em apresentá-los nesta seleção exclusiva.
Os 15 melhores filmes sobre drogas
Dos clássicos de culto ao grande cinema de Hollywood, as drogas assumiram desde sempre um papel de destaque em inúmeros filmes, quase constituindo um género próprio. Enquanto alguns filmes tendem a glamourizar os efeitos das drogas e o estilo de vida dos toxicodependentes, outros optam por retratar, sem filtros, a dura realidade do vício. Independentemente do tom escolhido, este tipo de filmes consegue ser cativante e até desafiante a nível intelectual. Por isso mesmo, reunimos, sem qualquer ordem específica, uma seleção dos 15 melhores filmes sobre drogas que consideramos imprescindíveis.
1. Waking Life
Se procuras uma experiência cinematográfica psicadélica, Waking Life é uma escolha obrigatória. Este filme, com um visual altamente estilizado, acompanha um protagonista sem nome que enfrenta uma crise existencial. Apesar de poder parecer simples à primeira vista, a narrativa explora diferentes perspectivas e filosofias de vida que tornam a experiência semelhante às conversas profundas de madrugada.
Podes ainda contar com uma arte visual envolvente, recorrendo ao rotoscópio, que transforma personagens reais em animações de traço à mão. Visualmente e intelectualmente, Waking Life oferece imenso para descobrir.
2. Easy Rider
Considerado um dos filmes americanos mais marcantes, Easy Rider conta com Peter Fonda e Dennis Hopper nos papéis de Wyatt e Billy. A história acompanha a viagem destes dois protagonistas, desde Los Angeles até Nova Orleães, depois de traficarem drogas vindas do México. O enredo revela todos os altos e baixos da sua jornada — e não faltam momentos animados.
O consumo de marijuana e LSD é uma constante no filme, fazendo das drogas o alicerce da narrativa de Wyatt e Billy. Esta escolha leva-os a viver situações arriscadas, tornando o filme empolgante do princípio ao fim. Juntando a isto uma banda sonora dos anos 60 que se mantém intemporal, Easy Rider é um clássico a não perder.
3. A Scanner Darkly
Inspirado na mente criativa de Philip K. Dick, um dos mais reconhecidos autores de ficção científica, "A Scanner Darkly" retrata uma América num futuro próximo que perdeu a “guerra contra as drogas”. O filme explora não só o impacto do consumo de estupefacientes, como também o das tentativas de controlo desse fenómeno.
Bob Arctor (interpretado por Keanu Reeves) vive dividido: a sua missão como agente infiltrado, encarregado de descobrir a origem de uma droga misteriosa conhecida como “Substance D”, cruza-se com o desafio de ser ele próprio um consumidor. Visualmente, o filme destaca-se pelo uso inovador da técnica de rotoscopia, semelhante à de "Waking Life". Ainda que possamos descrever a experiência, "A Scanner Darkly" é uma obra que tem mesmo de ser vista para ser compreendida.
4. Spun
Spun é uma comédia negra que acompanha um grupo envolvido no tráfico de metanfetaminas. O enredo leva-nos numa viagem peculiar e imprevisível, revelando os perigos enfrentados por todos os envolvidos – desde os fabricantes e traficantes, até aos próprios consumidores.
Ainda que duro e intenso em muitos momentos, o filme apresenta também momentos de humor negro de alta qualidade. Com uma banda sonora recheada de algumas das melhores bandas de metal (incluindo uma aparição especial de Rob Halford, vocalista dos Judas Priest), Spun é um aviso eletrizante e permanente sobre os riscos deste universo.
5. O lobo de Wall Street
Inspirado nas memórias de Jordan Belfort, O Lobo de Wall Street retrata, de forma surpreendente, o ambiente de excessos, drogas e negócios em bolsa que marcaram o final dos anos 80. Com um elenco de luxo — Leonardo DiCaprio, Jonah Hill e Margot Robbie — e sob a batuta do lendário realizador Martin Scorsese, antes sequer de começar já se antecipa um filme memorável.
Acomode-se durante as 2 horas e 59 minutos e acompanhe a ascensão meteórica de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), de jovem corretor desconhecido a líder da controversa corretora Stratton Oakmont. O Lobo de Wall Street é uma história de ascensão e queda sem paralelo, marcada pelo humor do princípio ao fim e, sejamos honestos, completamente inesquecível.
6. Sem Limites
Em "Limitless", Bradley Cooper interpreta Eddie Morra, um escritor em dificuldades, desiludido com a sua vida. Tudo muda quando lhe apresentam a nova droga “NZT-48”, um comprimido capaz de desbloquear todo o potencial oculto do seu cérebro. De repente, Eddie torna-se quase imparável, com uma inteligência fora do comum e ambições sem limites. Contudo, embora à primeira vista tudo pareça perfeito, a realidade revela-se bem diferente e os seus problemas só aumentam. "Limitless" é um thriller de ficção científica intrigante, capaz de desafiar expetativas e proporcionar uma experiência marcante.
7. Trainspotting
Se alguma vez houve um filme que retrata de forma realista e nada apelativa o impacto devastador da dependência da heroína, esse filme é Trainspotting. Inspirado no livro homónimo de Irvine Welsh, este filme intenso acompanha a vida de Mark Renton (interpretado por Ewan McGregor), um jovem viciado que tenta, repetidas vezes, livrar-se do vício. A ação decorre na Edimburgo dos anos 90 e mostra as dificuldades e tentativas de Mark para se reerguer.
Contudo, sair deste mundo não é tarefa fácil. Com cenas marcantes e poderosas, Trainspotting tornou-se um dos filmes mais emblemáticos sobre drogas de sempre.
8. Training Day
Vencedor de vários prémios, o filme "Training Day" conta a história do detetive da brigada de narcóticos Alonzo Harris (interpretado por Denzel Washington) e da sua missão de avaliar o trabalho do agente Jake Hoyt (Ethan Hawke).
À medida que a narrativa avança, as fronteiras entre a lei e o crime tornam-se cada vez mais ténues, revelando que Alonzo é um polícia perigoso e corrupto, com ligações profundas à máfia russa e a gangues locais. Ao longo do dia, manipula e chantageia Jake, levando-o constantemente ao limite. Para quem aprecia thrillers cheios de ação e suspense, este filme é absolutamente imperdível.
9. Sicario
Retratando a vertente mais "militarizada" da guerra contra as drogas, Sicario é um thriller de ação centrado nos esforços de uma força-tarefa governamental para combater os cartéis de droga mexicanos. Para tal, recrutam a agente do FBI Kate Macer (interpretada por Emily Blunt), que rapidamente percebe que os métodos usados pelas autoridades nem sempre seguem a lei à risca.
Esta suspeita confirma-se quando surge a enigmática e intimidadora figura de Alejandro Gillick (Benicio del Toro). Com um passado ligado ao cartel, Alejandro poderá ter outros interesses para além dos objetivos oficiais. À medida que a história se desenrola, o filme oferece sequências de ação intensas e cenas com um clima de tensão e brutalidade, tornando-se obrigatório para fãs do género.
10. Medo e delírio em Las Vegas
Visto por muitos como o filme definitivo sobre o consumo de drogas, "Medo e Delírio em Las Vegas" baseia-se no livro semi-autobiográfico com o mesmo nome, escrito pelo aclamado autor Hunter S. Thompson, e realizado por Terry Gilliam. A narrativa icónica acompanha a viagem alucinante do jornalista Raoul Duke e do seu advogado, Dr. Gonzo. Impulsionados por substâncias psicadélicas intensas, deparamo-nos com cenas verdadeiramente surreais e momentos de humor inesperados. Por vezes faz-nos refletir, mas é sempre excêntrico — "Medo e Delírio em Las Vegas" é um filme que prende a atenção do início ao fim.
11. Cidade de Deus
"Cidade de Deus" é um retrato cru e por vezes chocante da realidade no Rio de Janeiro. Ao longo de várias décadas, o filme acompanha um grupo de amigos que ascende ao poder a partir de pequenos crimes de rua. Enquanto algumas obras tendem a romantizar o mundo do tráfico e dos sindicatos do crime, "Cidade de Deus" apresenta sem rodeios a realidade das favelas daquela época. A guerra entre gangues, a corrupção policial e o domínio dos cartéis de droga são presenças constantes, tornando esta história uma experiência intensa e inesquecível, que perdura muito para além do fim do filme.
12. Lock, Stock and Two Smoking Barrels
Lock, Stock and Two Smoking Barrels marcou a estreia de Guy Ritchie como realizador e rapidamente se tornou um ícone do cinema policial britânico. Depois de perder uma partida de cartas viciada, Eddie vê-se obrigado a arranjar 500.000 libras para pagar a dívida. Juntamente com os amigos, elabora um plano para assaltar os vizinhos criminosos, após ter ouvido que estes receberam uma grande quantidade de canábis.
Como seria de esperar, as coisas não correm como planeado e sucedem-se cenas hilariantes, complementadas por momentos de tensão intensa. Tudo isto contribui para um filme que é unanimemente considerado um clássico incontornável.
13. Pulp Fiction
Após a estreia de Quentin Tarantino com Reservoir Dogs, o mundo ficou na expectativa para descobrir qual seria o próximo passo deste realizador tão elogiado pela crítica. Poucos anos depois, chegou Pulp Fiction.
Este é um filme com uma narrativa não linear que desafia as ideias feitas sobre o género policial. O humor mordaz surge constantemente, mas também há cenas intensas inesquecíveis, incluindo uma representação de uma overdose que ilustra na perfeição o pânico e o arrependimento sentidos nesse momento. Independentemente do tema, o filme não poupa nas emoções.
Por tudo isto, não é de admirar que haja pósteres de Pulp Fiction pendurados nos quartos de estudantes universitários em todo o mundo.
14. Scarface
Considerado uma espécie de "carta de despedida" do argumentista Oliver Stone ao vício em cocaína, Scarface é uma recriação do filme homónimo de 1932. Se, por acaso, nunca viste este clássico, a história acompanha a ascensão de Tony Montana, um refugiado cubano, ao topo do submundo do crime.
À medida que o filme avança, a dependência de cocaína torna-se o maior inimigo da sua ambição e sede de poder. Entre cenas de violência intensa e consumo de droga (sendo que, nos bastidores, usaram leite em pó como disfarce), o filme culmina numa das sequências de tiroteio mais memoráveis do cinema. Scarface mantém, até hoje, o estatuto de culto e prestígio graças ao seu enredo envolvente e execução quase perfeita.
15. Requiem for a Dream
"Requiem for a Dream" oferece um retrato implacável do vício e das complexas circunstâncias que o envolvem. Cada personagem destaca-se pela sua personalidade, motivações e sonhos, o que torna a sua trágica queda no mundo da dependência de heroína ainda mais impactante.
Mostrando desde a prisão até à prostituição, passando por tudo o resto, é evidente que o realizador e os argumentistas não pouparam esforços em abordar este tema de forma crua e realista. Com um elenco de excelência (incluindo Jared Leto), "Requiem for a Dream" é considerado um dos filmes mais deprimente mas, ao mesmo tempo, reflexivos já realizados.
Melhores variedades de cannabis para fumar enquanto vê filmes
Agora que já sabes o que vais ver, talvez te estejas a perguntar o que deves fumar durante o filme. A pensar nisso, preparámos um pequeno guia que te mostra qual a variedade ideal para cada género. É claro que isto é bastante pessoal, mas sugerimos algumas combinações que certamente vais querer experimentar.
Girl Scout Cookies
Se procuras um efeito relaxante que envolve corpo e mente, perfeito para uma noite de cinema, então Girl Scout Cookies é a escolha ideal. Nem precisas de te preocupar com snacks ou pipocas, pois esta variedade destaca-se por sabores e aromas doces e terrosos, proporcionando uma experiência realmente prazerosa.
Com um teor médio de 23% de THC, esta variedade com predominância indica oferece uma sensação de relaxamento sem deixar-te sonolento. Assim, podes simplesmente sentar-te, afundar-te na cadeira e desfrutar do filme. Parece-nos uma combinação perfeita.
White Widow
Considerada uma das variedades de canábis mais icónicas de sempre, não podíamos deixar de incluir a White Widow nesta seleção. Este híbrido sativa/índica é amplamente recomendado, tanto por nós como por quem já a experimentou. O seu aroma e sabor refrescantes, com notas a pinho e citrinos, combinam-se com um teor médio de THC de 18%, proporcionando uma experiência tão deliciosa quanto relaxante.
No entanto, aproveite com moderação! Apesar do teor de THC não ultrapassar os 20%, a White Widow pode ser surpreendentemente intensa e pregar-lhe uma valente partida se não tiver cuidado. Dê apenas algumas passas e garanta que se mantém acordado para o final do filme!
Purple Kush
Para além de ser visualmente impressionante, a Purple Kush é uma variedade predominantemente indica cujos efeitos se destacam tanto quanto o seu aspeto.
Com um aroma e sabor suaves, doces e com notas herbais, esta variedade tem tudo para elevar o seu ânimo. Esse sorriso só irá aumentar à medida que sentir o efeito relaxante dos seus botões com 22% de THC. Todo este potencial está presente em cada passa potente—o acompanhamento ideal para uma noite de cinema em casa.
Abaixe as luzes, acenda a sua flor preferida e prepare-se para desfrutar de uma excelente sessão de cinema!
-
4 min 3 Dezembro 2019 Top 10 séries de animação para ver sob o efeito de cannabis Existe algo melhor do que ficar pedrado e ver desenhos animados? Sim, só se for ficar pedrado, comer pizza e ver desenhos animados.
-
5 min 9 Setembro 2019 Os 10 melhores programas da Netflix para ver sob o efeito de... Selecionámos para ti as 10 melhores séries da Netflix para veres quando estás pedrado, reunindo algumas das produções mais hilariantes, perturbadoras, visualmente impressionantes e dramáticas...
-
4 min 24 Julho 2019 Os 15 melhores filmes para ver sob o efeito Acender um cigarro antes de ver um filme é sempre um prazer. Na verdade, muitas vezes o que menos importa é o enredo do próprio filme! Ainda assim, existem aqueles filmes que acertam em cheio e se...
-
4 min 27 Outubro 2018 7 desenhos animados que quem fuma vai adorar ver Estas sete séries animadas representam o melhor que existe em cartoons para apreciadores de cannabis, e provavelmente ainda não as conhece. Sente-se, relaxe e deixe-se levar para novas dimensões...
-
4 min 21 Março 2018 As melhores variedades de cannabis para cada género de filme Quem é que não gosta de uma boa noite de cinema à moda antiga? Na Zamnesia, queremos levar esta tradição de entusiastas ainda mais longe: sugerimos uma variedade perfeita de cannabis para cada...
-
5 min 9 Março 2015 Stoner music: músicas para ouvir quando estás sob o efeito Ouvir música enquanto está sob o efeito pode elevar a experiência a outro patamar. Descubra a nossa seleção dos melhores temas e álbuns para ouvir nestes momentos.