
Quando e como usar guano de morcego na canábis
Ao longo dos tempos, o guano de morcego tem sido valorizado como um fertilizante natural de excelência para plantas. Rico em macro e micronutrientes essenciais, não é de admirar que continue a ser tão procurado. Apesar de ser, por vezes, difícil e dispendioso de encontrar, o guano mantém-se em destaque nos dias de hoje, principalmente na fertilização de plantas de canábis.
Pode parecer um tema pouco comum, mas talvez fique surpreendido ao saber que o guano de morcego é utilizado há muito tempo para impulsionar o crescimento das plantas de canábis. Resta perceber como funciona o guano enquanto fertilizante orgânico e em que situações deve ser aplicado. Respondemos a estas e outras questões já de seguida!
O que é o guano de morcego?
O guano de morcego nada mais é do que os excrementos destes animais. Como os morcegos vivem em grandes colónias na mesma gruta ao longo de muitas gerações, o solo destas cavernas fica coberto de fezes, que se acumulam ao longo dos anos e acabam por se transformar em composto.
Conhecido também como "wanu" pelos Quechuas da América do Sul, o guano é um verdadeiro superalimento natural com uma elevada concentração de nutrientes. É utilizado frequentemente como fertilizante para plantas de canábis. Para além dos morcegos, algumas aves marinhas também produzem guano.
O guano de morcego tem uma história rica
O uso de guano de morcego não é propriamente uma novidade; existem registos da sua utilização que remontam há mais de 1.500 anos. A importância e procura deste recurso chegou a causar disputas entre nações. O guano não servia apenas para nutrir plantas—também era utilizado na produção de pólvora e explosivos.
Antes da chegada dos europeus à América do Sul, os Incas e outros povos pré-colombianos já utilizavam o guano como fertilizante. Para controlar a quantidade retirada, os governantes incas atribuíam as ilhas de guano aos líderes das diferentes províncias, que eram rigorosamente supervisionados e regulados.
Apesar de ser, na sua essência, um resíduo animal, o seu valor tornou-se inegável. Autênticas fortunas foram construídas—e perdidas—com base na exploração do guano. O Peru, um dos maiores exportadores mundiais, enviou para o estrangeiro mais de 20 milhões de toneladas de guano durante quatro décadas, resultando em lucros na ordem dos 2 mil milhões de dólares.
Porque razão o guano de morcego é benéfico para as plantas de canábis?
O guano de morcego está repleto de nutrientes essenciais e pode apoiar as plantas de canábis tanto na fase vegetativa como na fase de floração. Sendo um fertilizante orgânico, e quando utilizado de forma adequada, melhora o substrato e favorece a actividade microbiana no solo. Para além disso, contribui para uma melhor textura do solo e facilita a decomposição eficiente dos materiais orgânicos.
Por isso, qualquer cultivador que pretenda reduzir ou eliminar o recurso a fertilizantes sintéticos deve considerar o guano de morcego como uma solução simples e eficaz para garantir plantas saudáveis e vigorosas.
Que macro e micronutrientes contém o guano de morcego?
O guano de morcego é uma fonte natural dos três macronutrientes indispensáveis para o desenvolvimento saudável das plantas: azoto, fósforo e potássio.
O azoto é fundamental na fase de crescimento vegetativo da canábis, enquanto o fósforo apoia o desenvolvimento das raízes e é essencial para uma floração saudável. Já níveis adequados de potássio garantem caules e ramos fortes e resistentes.
Além destes, o guano contém uma grande variedade de micronutrientes que contribuem de forma significativa para a vitalidade das plantas, incluindo:
- Boro — Ajuda as plantas a utilizar o cálcio; contribui para a formação de proteínas
- Cálcio — Essencial para o desenvolvimento das paredes celulares nas raízes; facilita a absorção de nutrientes
- Ferro — Importante na respiração das folhas; influencia a produção de enzimas
- Magnésio — Regula a produção de enzimas; tem um papel central na conversão de luz em energia
- Manganês — Vital para a formação de clorofila; indispensável à fotossíntese
- Enxofre — Estimula o metabolismo das plantas; promove o desenvolvimento das raízes
- Zinco — Essencial na formação de proteínas; regula o funcionamento das enzimas
Muitos destes micronutrientes podem também ser encontrados em fertilizantes comuns. Contudo, por se tratar de uma opção totalmente natural, o guano não apresenta riscos de químicos adicionais ou aditivos que possam comprometer a eficácia dos nutrientes.
Existem riscos ao utilizar guano de morcego?
Embora o guano de morcego apresente diversas vantagens, nem tudo são facilidades. Encontrar e adquirir guano pode ser caro e complicado. Em particular, encontrar produtos de guano próprios para aplicação doméstica nas plantas de canábis pode revelar-se um verdadeiro desafio.
Além disso, se a extração do guano não for feita de forma correta, pode prejudicar seriamente o ecossistema local. Infelizmente, a elevada procura existente tem levado, por vezes, à prática de métodos de recolha pouco éticos, o que tem causado danos graves, afectando as colónias de morcegos e a biodiversidade das grutas.
Quem recolhe o guano corre ainda riscos para a saúde, nomeadamente de contrair histoplasmose — uma infeção provocada pela inalação do fungo Histoplasma, particularmente comum em locais com grandes concentrações de guano de morcego. Por estas razões, é preferível confiar a recolha do guano a empresas responsáveis que assegurem métodos sustentáveis.
Quando e como usar guano de morcego na canábis
Se tiver a sorte de conseguir algum guano de morcego comercial, pode facilmente utilizá-lo nos seus projetos de cultivo doméstico. Com isto em mente, reunimos alguns métodos que poderá experimentar para obter o melhor desempenho das suas plantas.
Mistura de super solo com guano
O solo escolhido para o cultivo de cannabis tem um papel determinante no seu desenvolvimento e produção final. O guano de morcego contém praticamente todos os macro e micronutrientes essenciais para as plantas de cannabis, tornando-o uma opção ideal para integrar numa mistura "super soil". Desta forma, as plantas recebem um fornecimento equilibrado de nutrientes durante todo o ciclo de crescimento.
No entanto, este tipo de substrato não é indicado para a germinação de sementes, plântulas jovens ou clones, pois são ainda demasiado frágeis nesta fase. Para preparar a sua mistura super soil para cannabis, irá precisar dos seguintes componentes:
- 4 partes de substrato de base
- 1 parte de húmus de minhoca (ou borras de café, areia ou composto)
- 1 parte de coco noir
- 1 parte de perlita ou vermiculita (para garantir melhor drenagem)
- 2,5–5% de guano de morcego
- 2,5% de farinha de osso e/ou sangue
Misture todos estes ingredientes num recipiente apropriado para criar um substrato rico em nutrientes, perfeito para desenvolver plantas vigorosas. Basta transplantar a sua cannabis para esta terra, manter os cuidados regulares e será recompensado com colheitas saudáveis e generosas.
Rega com guano de morcego
Se quiser dar um reforço extra de nutrientes às suas plantas de canábis de vez em quando, pode adicionar um pouco de guano à água de rega. Basta misturar 2 a 3 colheres de chá de guano em cerca de 3,79 litros de água e depois aplicar diretamente na planta.
Extrato em água fria
Uma alternativa é preparar extratos de guano em água fria para fornecer aos seus cultivos. Este método é semelhante ao regar normalmente, mas, ao deixar o guano repousar algumas horas na água antes de o aplicar, consegue-se uma extração mais eficaz dos nutrientes, promovendo uma nutrição completa em vez de apenas um pequeno estímulo. É uma técnica que deve ser usada com moderação, mas os resultados surpreenderão pela resposta positiva das plantas.
Chá de guano aerado
Dando seguimento à ideia de preparar extratos de guano em casa, é perfeitamente possível fazer um chá aerado de forma simples. Basta misturar uma colher de sopa de guano por cada litro de água morna, mexer bem e deixar a solução a repousar durante a noite. Na manhã seguinte, terá um chá rico em nutrientes, pronto a ser utilizado uma vez por semana para estimular o crescimento das plantas e melhorar a qualidade do solo.
Adicionar guano de morcego depois do transplante
Se iniciou o seu cultivo antes de obter guano de morcego, não se preocupe! Pode adicionar depois do transplante e o processo é bastante simples. Em vez de espalhar o guano sobre a superfície do solo, escave cuidadosamente à volta da planta e coloque o guano diretamente aí. Desta forma, garante que o produto é corretamente ativado. Não se esqueça de regar bem para que o guano se misture com a terra envolvente.
O guano de morcego pode queimar plantas de canábis?
O guano de morcego pode queimar plantas de canábis?
Devido ao seu elevado teor nutricional, o guano de morcego deve ser utilizado com moderação. Se for aplicado em excesso ou demasiado cedo, pode causar toxicidade por nutrientes nas plantas. Por esta razão, recomenda-se apenas a aplicação do guano depois da fase de plântula das suas plantas de canábis.
Recomendamos optar sempre por marcas de confiança ao adquirir guano. Ainda que a Headshop da Zamnesia não disponha especificamente de guano, oferece uma vasta gama de fertilizantes e estimuladores orgânicos que suprem todas as necessidades de nutrientes essenciais pelas quais o guano é conhecido. Por isso, se tiver dificuldade em encontrar guano verdadeiro, pode confiar nestas alternativas para alcançar resultados semelhantes no cultivo.
-
6 min 17 Julho 2023 Quais são os melhores fertilizantes para canábis? Além de um solo de qualidade, o fertilizante é fundamental para potenciar a produção das suas plantas de canábis. Existe uma grande variedade de fertilizantes, tanto orgânicos como químicos, e há...
-
5 min 31 Dezembro 2018 Qual a diferença: fertilizante sintético vs.... O debate entre fertilizante sintético e orgânico é intenso no cultivo de cannabis. Por isso, vejamos quais são as principais vantagens e desvantagens de cada um.
-
4 min 5 Agosto 2018 A utilizar água de coco como fertilizante... A água de coco é um acelerador natural do crescimento do cannabis, ideal tanto para sistemas de cultivo orgânico como hidropónico. Esta solução promove o desenvolvimento das estacas, estimula o...