Blog
An Overview Of Acetyl-L-Carnitine
4 min

Uma visão geral da acetil-L-carnitina

4 min

Presente habitualmente em suplementos e multivitamínicos, assim como em diversos alimentos, a acetil-L-carnitina oferece inúmeros potenciais benefícios para diferentes tipos de pessoas. Se nunca ouviu falar deste aminoácido, não se preocupe; preparamos um guia completo com tudo o que precisa de saber sobre ele.

Presente frequentemente numa vasta gama de suplementos e vitaminas, a acetil-L-carnitina é reconhecida pelos seus potenciais benefícios tanto para o corpo como para a mente. Neste artigo, vamos explorar tudo o que precisa de saber sobre a acetil-L-carnitina, para que possa perceber se realmente é indicada para si.

O que é a acetil-L-carnitina?

O que é acetil-L-carnitina?

Conhecida também por ALCAR, L-carnitina ou LCLT, a acetil-L-carnitina é um aminoácido natural, produzido pelo organismo através da adição enzimática de um grupo acetil à carnitina (Mendelson, 2008). Além de estar presente em alimentos como carne de vaca, frango, queijo e leite, a acetil-L-carnitina é mais frequentemente consumida sob a forma de suplemento alimentar. Acredita-se que possa ter influência na gestão do peso, no metabolismo e nas capacidades cognitivas, entre outros possíveis benefícios. No entanto, será suficiente tomar o suplemento e esperar resultados?

Como funciona a acetil-L-carnitina

A acetil-L-carnitina actua tanto a nível cerebral como físico. No cérebro, aumenta os níveis do neurotransmissor acetilcolina, fundamental para a memória e para o bom funcionamento cognitivo. No organismo, a acetil-L-carnitina contribui para o metabolismo energético ao promover o transporte de ácidos gordos para as mitocôndrias, onde são oxidados e convertidos em energia (Mendelson, 2008).

Quais são os potenciais benefícios da acetil-L-carnitina?

Quais são os potenciais benefícios da acetil-L-carnitina?

Já mencionámos algumas funções da acetil-L-carnitina, mas vale a pena analisar mais a fundo o leque de efeitos para os quais este aminoácido tem vindo a ser investigado.

Memória e desempenho cognitivo

Como já referido, a acetil-L-carnitina interage com o neurotransmissor acetilcolina no cérebro. É precisamente nesta ação que este aminoácido pode ter influência no estado de alerta, no humor e noutras funções cognitivas. Apesar de os estudos serem bastante limitados, em 1990, um grupo de investigadores administrou diariamente 2g de acetil-L-carnitina, durante 90 dias, a pacientes com dependência alcoólica, na expectativa de melhorar diferentes aspetos das capacidades cognitivas (Tempesta et al.). Mesmo havendo alguns dados promissores, ainda não existem muitos estudos sobre os efeitos desta substância em pessoas saudáveis, pelo que é necessário reunir provas mais concretas para recomendar a acetil-L-carnitina na promoção das funções cognitivas.

Perda de peso e metabolismo

Como mencionado anteriormente, a acetil-L-carnitina desempenha um papel fundamental no metabolismo energético, facilitando a oxidação dos ácidos gordos. Foi realizada uma revisão sistemática para avaliar a eficácia desta substância na promoção da perda de peso e na redução do índice de massa corporal. Dos nove ensaios incluídos na análise, os resultados indicaram um efeito relevante da acetil-L-carnitina em ambos os parâmetros avaliados, quando comparada ao placebo (Pooyandjoo et al., 2016). No entanto, não existe ainda evidência conclusiva de que a acetil-L-carnitina promova efetivamente a perda de peso, visto que muitos outros fatores, como a alimentação, a idade, o nível de atividade física e a genética, também desempenham papéis importantes. Apesar disso, à medida que a investigação avança, os resultados mostram-se cada vez mais encorajadores.

Desempenho físico

Muito apreciada por entusiastas de ginásio, a acetil-L-carnitina está presente em muitos suplementos pré-treino. Isto não acontece por acaso; diversos estudos indicam que este composto pode contribuir para melhorar o desempenho físico, inclusive aumentando a resistência e a capacidade de oxigenação muscular. Para além disso, há indícios de que poderá ajudar a acelerar a recuperação, reduzindo as dores musculares após o exercício. Contudo, uma investigação realizada em 2014 revela que pode ser necessário recorrer a doses mais elevadas deste aminoácido, durante um período prolongado, para que sejam notados efeitos reais a nível físico (Orer & Guzel, 2014).

Saúde cardiovascular

A acetil-L-carnitina tem vindo a ser alvo de investigação devido aos seus potenciais benefícios para a saúde cardíaca. Num estudo realizado em 2009, investigadores administraram 1g de acetil-L-carnitina duas vezes por dia a diabéticos tipo 2 com resistência à insulina. Entre vários dados, salientou-se o perfil de segurança favorável deste aminoácido nestes pacientes (Ruggenenti et al., 2009). Noutra investigação, participantes que receberam L-carnitina durante 12 meses após sofrerem um enfarte apresentaram sinais de menor dilatação do ventrículo esquerdo (Iliceto et al., 1995). Contudo, o número de estudos nesta área ainda é reduzido e são necessários mais dados antes de se poder afirmar com segurança o impacto da L-carnitina na saúde do coração.

Quando deve tomar acetil-L-carnitina?

Quando deve tomar acetil-L-carnitina?

Afinal, qual é o momento ideal para tomar acetil-L-carnitina como suplemento? A dose diária recomendada situa-se normalmente entre 1,5 e 3g por dia. No entanto, ao integrar multivitamínicos ou outros suplementos, o valor pode variar e cada produto terá as suas próprias indicações de consumo. Como referimos, a acetil-L-carnitina é frequentemente encontrada em suplementos para treino e fórmulas pré-treino, sendo muito utilizada por atletas e praticantes de musculação para potenciar o rendimento. Se decidir tomá-la antes do treino, siga sempre as instruções especificadas na embalagem do produto.

A acetil-L-carnitina é segura para uso?

Desde que não se ultrapasse a dose diária recomendada, a utilização de acetil-L-carnitina é considerada segura. Algumas pessoas preferem ajustar a sua toma diária para cerca de 2g, tentando assim evitar eventuais efeitos indesejáveis. No entanto, quem tiver dúvidas ou questões sobre o uso de acetil-L-carnitina deve consultar um profissional de saúde antes de iniciar a sua utilização.

Acetil-L-carnitina tem efeitos secundários?

Embora a acetil-L-carnitina seja considerada segura, podem ocorrer alguns efeitos secundários, geralmente associados ao consumo excessivo. Entre os possíveis efeitos adversos encontram-se:

  • Diarreia
  • Enjoo
  • Dificuldade em dormir
  • Hipertensão arterial
  • Dores de cabeça
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue

Importa ainda referir que crianças, mulheres grávidas ou a amamentar devem evitar o uso de acetil-L-carnitina, uma vez que não estão comprovados os efeitos desta substância nestes grupos.

Como pode experimentar a acetil-L-carnitina?

Como pode experimentar acetil-L-carnitina?

Agora que já sabe tudo sobre os benefícios e potencialidades da acetil-L-carnitina, como é que pode experimentar por si próprio? Embora também esteja presente em vários alimentos de origem animal, a forma mais eficaz e prática de obter uma dosagem correcta é recorrendo a suplementos ou vitaminas. Por isso, na Zamnesia, disponibilizamos uma selecção de suplementos de acetil-L-carnitina de elevada qualidade na nossa Loja de Saúde, para que possa facilmente integrar este aminoácido na sua rotina diária e usufruir de todos os seus benefícios.

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Referências
  • Iliceto, S., Scrutinio, D., Bruzzi, P., D’Ambrosio, G., Boni, L., Di Biase, M., Biasco, G., Hugenholtz, P. G., & Rizzon, P. (1995/08/01). Effects of l-carnitine administration on left ventricular remodeling after acute anterior myocardial infarction: the l-Carnitine Ecocardiografia Digitalizzata Infarto Miocardico (CEDIM) trial - https://www.sciencedirect.com
  • Mendelson, & S. D. (2008/01/01). Nutritional supplements and metabolic syndrome - https://www.sciencedirect.com
  • Orer, G. E., & Guzel, N. A. (2014). The Effects of Acute L-carnitine Supplementation on... : The Journal of Strength & Conditioning Research - https://journals.lww.com
  • Pooyandjoo, M., Nouhi, M., Shab-Bidar, S., Djafarian, K., & Olyaeemanesh, A. (2016). The effect of (L-)carnitine on weight loss in adults: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials - https://onlinelibrary.wiley.com
  • Ruggenenti, P., Cattaneo, D., Loriga, G., Ledda, F., Motterlini, N., Gherardi, G., Orisio, S., & Remuzzi, G. (2009). Ameliorating Hypertension and Insulin Resistance in Subjects at Increased Cardiovascular Risk - https://www.ahajournals.org
  • Tempesta E, Troncon R, Janiri L, Colusso L, Riscica P, Saraceni G, Gesmundo E, Calvani M, Benedetti N, & Pola P. (1990). Role of acetyl-L-carnitine in the treatment of cognitive deficit in chronic alcoholism - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
Healthshop Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa