Blog
Indoor Vs Outdoor Weed: Which Is Better?
6 min

Cannabis cultivada em interior vs exterior: qual é a melhor opção?

6 min

Pode passar horas a pesquisar na internet para decidir se deve cultivar no interior ou no exterior. Será que as plantas de interior são realmente mais potentes? Terá colheitas maiores ao ar livre? Estas são perguntas bastante comuns, mas com respostas que nem sempre são simples. Estamos aqui para ajudar. Continue a ler para descobrir se é melhor optar pelo cultivo dentro de casa ou ao ar livre.

Antes de mais, se procura uma resposta definitiva para esta questão, está no sítio errado. No fim de contas, seja como consumidor ou produtor, terá de se perguntar o que realmente pretende da sua cannabis – só assim conseguirá perceber se prefere erva cultivada em interior ou exterior. Para além disso, as maiores diferenças entre ambos os tipos de cultivo vão depender sobretudo de quem está a produzir; o local onde a planta cresce é um fator secundário nesta equação.

Quais são as diferenças entre cultivo indoor e outdoor?

Qual a diferença entre um cultivo indoor e um cultivo outdoor?

Quais são, afinal, as diferenças entre cultivar cannabis em ambientes fechados ou ao ar livre? Para fazer um cultivo indoor não precisa de equipamentos futuristas, e ao optar pelo exterior não tem de deixar as plantas simplesmente entregues à sorte. Muitos cultivadores encontram no efeito de estufa o equilíbrio ideal entre as duas opções.

História relacionada

Cultivo interior vs. exterior: vantagens e desvantagens

O que é o cultivo de cannabis em interior?

Cultivar canábis em casa pode assumir várias formas. Desde sistemas hidropónicos de última geração (cultivo hidropónico), até uma simples semente esquecida num armário, não existe uma única maneira de produzir canábis no interior. No entanto, de forma geral, o cultivo em espaços fechados permite obter condições mais estáveis, oferece maior proteção contra pragas e doenças, e dá ao cultivador um controlo mais preciso do ciclo de vida das plantas. Com iluminação artificial, é possível cultivar canábis dentro de casa durante todo o ano, ao contrário do cultivo ao ar livre, que depende das mudanças sazonais.

História relacionada

Tudo o que precisa de saber sobre o micro-cultivo de canábis

O que é o cultivo de canábis no exterior?

Da mesma forma, cultivar canábis ao ar livre não se resume a lançar algumas sementes à terra e esperar que a natureza faça o resto — embora possa parecer simples. O cultivo fora de casa envolve lidar com os elementos e diversas ameaças, o que significa que a planta enfrenta muitos mais desafios ao longo do seu ciclo de vida. Curiosamente, a canábis cultivada ao sol pode ser alvo de mais pesticidas do que aquela cultivada em ambiente controlado, por isso, não presuma que só por ser de exterior é biológica. No entanto, expondo as plantas à luz solar e ao ritmo natural do dia e da noite, também se obtêm benefícios.

E o cultivo em estufa?

Cultivar numa estufa situa-se entre o cultivo interior e exterior. Se por um lado o produtor aproveita a luz natural e o ciclo dia/noite, por outro também dispõe de um maior controlo sobre o ambiente. Temperatura, humidade e pragas são muito mais fáceis de gerir numa estufa do que ao ar livre. Aliás, para quem não tem um sistema sofisticado de cultivo, a estufa permite até mais controlo de temperatura e humidade do que alguns ambientes interiores.

É importante cultivar a partir de sementes ou clones?

Importa cultivar a partir de semente ou clone?

Muita gente acredita que as plantas cultivadas em interior provêm de clones, enquanto as plantas de exterior têm origem em sementes. No entanto, isso está longe de ser verdade, especialmente hoje em dia, quando os cultivadores têm acesso a sementes de qualidade superior, perfeitamente seleccionadas.

História relacionada

Cannabis Seedfinder: escolhe as melhores sementes de canábis

O mito provoca confusão ao insinuar que as plantas cultivadas em ambientes controlados são geneticamente superiores, porque os clones partem sempre de exemplares de excelência. Embora isso possa acontecer, nem sempre corresponde à realidade. Além disso, não existe razão para pensar que as sementes não possam possuir genética de alta qualidade; e caso apresentem alguma mutação, a hipótese de melhorarem ou piorarem em relação à planta-mãe é de 50%.

Cannabis cultivada em interior vs exterior: quais são as diferenças?

Canábis cultivada em interior vs exterior: como se comparam?

Mas deixemo-nos de tecnicismos. Afinal, quais são as diferenças reais entre a canábis cultivada em interior e ao ar livre, no que toca a aparência, potência e sabor?

Potência

Para a maioria das pessoas, este é o principal fator a considerar ao comparar canábis cultivada em interior e exterior. De um modo geral, o ambiente controlado dos cultivos indoor facilita alcançar uma maior potência. A possibilidade de gerar maior quantidade de tricomas resulta também numa maior concentração de cristais de THC nas flores cultivadas em interior.

No entanto, na prática, a questão não é tão linear. Por exemplo, em Sunna Ra Acres, têm vindo a cultivar plantas a partir dos mesmos clones, tanto no interior como no exterior, durante vários anos, e os resultados desafiaram as expectativas. Descobriram que a canábis cultivada ao ar livre apresentava uma proporção mais elevada de canabinoides e terpenos, comparativamente com as plantas do mesmo clone cultivadas em interior. Com as condições ideais de sol e solo, é natural que as plantas atinjam o seu máximo potencial ao ar livre.

No entanto, há uma ressalva importante: as condições perfeitas nem sempre são garantidas. Para a maioria das pessoas, um cultivo indoor controlado provavelmente dará melhores resultados do que tentar cultivar no jardim. No exterior, a qualidade da colheita pode variar imenso, dependendo se cultiva, por exemplo, no norte da Escócia ou sob o sol generoso da Califórnia.

História relacionada

As 10 variedades de canábis mais fortes e potentes

Sabor

Cannabis cultivada em interior vs exterior: Sabor

O mesmo se aplica ao sabor. Nas culturas em interior, é frequente os sabores revelarem-se mais intensos. No entanto, é fundamental referir que a variedade da planta continua a ser o factor determinante no que toca ao paladar. O ambiente de cultivo da cannabis não vai transformar um perfil de terpenos de notas terrosas em frutadas, por exemplo.

História relacionada

Top 10 variedades de canábis com melhor sabor

Efeito

Cannábis cultivada no exterior é frequentemente associada a um efeito mais descontraído e "natural" em comparação com a ganza cultivada em interiores, que é por vezes vista como mais “artificial”. Em parte, esta ideia é verdadeira, mas não é uma regra absoluta. No final de contas, os processos biológicos na planta são idênticos, independentemente do local de cultivo. O segredo está nas técnicas utilizadas durante o cultivo, que influenciam fortemente as caraterísticas finais da planta. Ainda assim, como já referimos, a maior densidade de tricomas no cultivo interior tende a tornar o efeito sentido mais intenso.

Cor

Canábis cultivada em interior vs exterior: Cor

A canábis exposta ao sol tende a perder um pouco da sua cor em comparação com aquela cultivada em estufa. Isto é semelhante ao que acontece com embalagens deixadas ao sol ou folhas que secam no final do verão. A luz solar provoca esse desbotamento, e no cultivo exterior não é possível controlar a humidade do ar nem a intensidade da luz. Ainda assim, embora a cor possa dar pistas sobre a qualidade da canábis, não deve ser vista como um indicador absoluto de mais nada além do óbvio.

Tamanho

No exterior, os botões tendem a ser bastante maiores. Além disso, as próprias plantas atingem maiores dimensões, podendo produzir rendimentos até dez vezes superiores em comparação com o mesmo exemplar cultivado em interior. Esta é uma das principais vantagens da canábis cultivada ao sol. No entanto, também existem desvantagens associadas ao cultivo exterior. O facto de os botões serem maiores não significa uma densidade superior de tricomas. Isso faz com que os botões possam aparentar menos brilho do que os de interior e parecer menos potentes ao serem consumidos.

Qual é de melhor qualidade — canábis de interior ou exterior?

Qual é de melhor qualidade — canábis de interior ou de exterior?

Como tomar uma decisão com base nas informações acima? Resumindo, para a maioria das pessoas, cultivar no interior será a escolha mais segura. Com um investimento mínimo em equipamentos, é possível criar um ambiente muito estável, onde as plantas se desenvolvem da melhor forma. Desde a humidade controlada até à proteção contra pragas e doenças, o cultivo indoor oferece a máxima segurança.

História relacionada

As melhores sementes de canábis para cultivo interior

No entanto, se o ambiente exterior for fértil e adequado, poderá tirar o máximo partido das suas plantas de canábis, de uma forma que não é possível replicar em ambiente interior. Tal como noutras situações, apostar no exterior envolve mais riscos, mas também pode trazer recompensas maiores. Para alguns, simplesmente não será possível cultivar ao ar livre. Porém, para quem pode, está garantida uma colheita bem mais abundante do que nas culturas indoor.

História relacionada

As melhores sementes de canábis para exteriores em cada clima da Europa

Cultivar canábis não é só escolher entre "interior ou exterior"

No final, a qualidade do produto depende de quem o cultiva. Seja em ambiente interior ou exterior, uma planta de canábis bem cuidada irá sempre destacar-se, enquanto uma mal tratada ficará aquém das expectativas.

Algumas variedades de canábis adaptam-se melhor a determinados ambientes. Por isso, assim que decidir onde vai cultivar, escolha a variedade mais adequada e dedique-lhe atenção. Uma planta com luz suficiente, nutrientes, ventilação adequada e os cuidados certos irá desenvolver-se plenamente. Sem estas condições, acabará por não atingir o seu potencial.

O mais importante é garantir que a planta cresce nas melhores condições possíveis. O local — se interior ou exterior — é secundário. Analise o ambiente que tem disponível e escolha o que melhor se adequa.

Luke Sumpter
Luke Sumpter
Detentor de uma licenciatura em Ciências da Saúde Clínica, Luke Sumpter dedica-se há mais de sete anos ao jornalismo e à escrita, explorando a ligação entre a ciência e o mundo da canábis, unido pela sua paixão pelo cultivo de plantas.
Investigação Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa