Blog
Variedades Cheese: O que está por detrás do aroma?
2 min

Variedades Cheese: O que está por detrás do aroma?

2 min

Ao longo da vida, desde o nascimento até à morte, os sabores e aromas desempenham um papel fundamental no nosso quotidiano. Queijo. Aquele tipo específico que, caso o seu sistema de filtragem de ar em casa avarie, faz com que tudo fique impregnado de um cheiro intenso a meias velhas, misturado com carne em decomposição, frutos silvestres do bosque e um toque de terebintina.

A variedade Cheese

Cheese. Essa lendária variedade de cannabis que surgiu no Reino Unido nos anos 90, conhecida pelo seu aroma intenso e distinto a queijo curado. Um verdadeiro fenómeno, fruto de uma seleção rara que deu origem a algo único no universo da canábis. A Cheese e as suas muitas variantes híbridas continuam a ser das escolhas mais procuradas em todo o Reino Unido e na Europa. É uma variedade tão marcante que, se o sistema de filtragem de ar falhar, a casa rapidamente fica impregnada com um aroma forte, reminiscente de meias velhas misturadas com notas de carne, frutos silvestres e terebintina. A razão para este odor inconfundível está na particular combinação de terpenos presentes nas resinas da planta. Terpenos, terpenoides e flavonoides são detetados por vários sentidos na boca e no cérebro. Diferentes combinações destas substâncias aromáticas criam os cheiros e sabores que reconhecemos. Conforme a mistura e concentração destes terpenos, o aroma característico pode ir desde um leve Cheddar envelhecido até uma potência olfativa digna de um festival! Com todas as variedades Cheese, fica-se com água na boca. Depois da primeira experiência, o desejo de repetir é quase instintivo.

O efeito umami

   

O efeito umami do Cheese é inconfundível no universo da canábis, embora não seja exclusivo deste reino; também pode ser encontrado em diferentes plantas e animais. Veja, por exemplo, o durião, um fruto de aroma tão intenso e desagradável que chegou a ser proibido nos transportes públicos de Singapura. No entanto, o seu sabor é absolutamente extraordinário. Tal como acontece com outros alimentos ricos em umami, deixam um travo cremoso e suave no paladar, que pode lembrar mel, frutos silvestres, ou até mesmo avelã-macadâmia. O conhecido café indonésio Kopi Luwak obtém o seu sabor peculiar depois de os grãos passarem pelo trato digestivo das civetas, a quem os grãos de café são administrados em bruto. Outros aromas animais apreciados pelo ser humano na culinária e perfumaria incluem o castóreo, extraído das glândulas dos castores, e o almíscar, proveniente dos cornos dos veados-almiscarados. Estas substâncias, de odores intensos, são depois diluídas para criar sabores como baunilha ou framboesa em doces, perfumes e águas de colónia. Curiosamente, devido à sua genética, há quem não consiga detetar estes aromas de todo!

 

Durian

 

Os terpenos

O aroma inconfundível da variedade Cheese não resulta de um único composto, mas sim da combinação subtil de vários elementos. Entre eles, encontramos terpenos como o ácido octanoico, que liberta um cheiro forte, oleoso e desagradável; o metil tert-butil éter, com um aroma frutado semelhante ao ananás; o ácido etil metil acético, que lembra o doce caramelo das tradicionais "pérolas de açúcar"; o ácido hexanoico, associado a notas animais ou a um ambiente de quinta; e o metil mercaptano, que lembra repolho podre ou mesmo fezes de animal. Contudo, é o ácido isovalérico o terpeno mais presente na Cheese. Fora do mundo canábico, este ácido é produzido por certas bactérias ao decompor proteínas do suor, contribuindo para o característico odor de balneários ou roupa suja. Curiosamente, é também um componente ativo da raiz de valeriana, conhecida pelas suas propriedades relaxantes, e está entre os ésteres que dão sabor ao vinho e ao queijo curado. Os ésteres voláteis do ácido isovalérico possuem aromas marcantes, de longa duração e com efeitos semelhantes aos feromonas, sendo por isso utilizados tanto na indústria, como em solventes, e em perfumaria doméstica.

 

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Loja de sementes Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa