Blog
Carbon Filters To Control The Smell Of Cannabis
3 min

Como utilizar filtros de carbono para neutralizar o odor da cannabis

3 min

Um filtro de carvão pode não parecer um investimento indispensável à primeira vista, mas é um elemento essencial para qualquer cultivador de canábis discreto, independentemente da sua experiência ou configuração. Para descobrir para que serve exatamente um filtro de carvão e como pode fazer um em casa, continue a ler.

Porque utilizar um filtro de carvão ao cultivar canábis?

Why Use A Carbon Filter When Growing Cannabis?

Embora o aroma da marijuana seja altamente apreciado por cultivadores e entusiastas, este pode, facilmente, invadir por completo um pequeno espaço de cultivo. Aliás, bastam 2 ou 3 plantas para libertar um cheiro intenso, capaz de alertar os vizinhos sobre o que está a ser cultivado. Se pretende evitar esta situação, está na altura de investir num filtro de carvão.

Na prática, um filtro de carvão serve para eliminar os compostos aromáticos libertados pelas flores de canábis. Estes odores são "filtrados" através do carvão ativado, garantindo que o cheiro das suas plantas permanece confinado à tenda ou sala de cultivo. Os filtros de carvão representam uma solução acessível, fácil e extremamente eficaz para evitar que os vizinhos – ou qualquer outra pessoa – se apercebam da sua plantação.

Até que ponto os filtros de carbono eliminam o odor?

Até que ponto os filtros de carbono eliminam o odor?

Desde que o ventilador e o filtro tenham o tamanho adequado e a estufa ou tenda esteja devidamente isolada, os filtros de carbono são capazes de eliminar por completo qualquer vestígio de cheiro da sua plantação. Para garantir esta eficácia, é essencial configurar todo o sistema corretamente, certificar-se de que não há fugas noutras saídas e substituir o filtro com a regularidade necessária para que não fique saturado (normalmente dura algumas colheitas antes de ser necessário trocar).

História relacionada

Cultivo interior vs. exterior: vantagens e desvantagens

Onde colocar um filtro de carbono na sua sala de cultivo?

Onde Colocar um Filtro de Carbono na Sua Sala de Cultivo?

Consoante o seu sistema e o espaço disponível, poderá optar por instalar o filtro de carbono dentro ou fora da sua área de cultivo.

No interior da tenda de cultivo

Se a sua tenda for suficientemente espaçosa, posicionar o filtro de carbono no início da conduta é uma excelente opção. Assim, todo o ar extraído passa primeiro pelo filtro, reduzindo ao mínimo o risco de fugas de odores.

Vantagens:

  • Solução completa e eficiente
  • Risco mínimo de fugas

Desvantagens:

  • É necessário que a tenda tenha o tamanho adequado

Fora da tenda de cultivo

Outside The Grow Tent

Para muitos que cultivam em pequena escala, instalar um filtro de carbono dentro da tenda de cultivo pode não ser viável. Nestas situações, é possível montar o filtro no exterior, ligado à tubagem que sai da tenda. Apesar de não ser tão eficiente como instalá-lo diretamente dentro da tenda, esta solução permite a utilização de tendas mais pequenas, o que pode ser útil ou até mesmo imprescindível para alguns cultivadores.

Se optar por colocar o filtro no final da tubagem, certifique-se de que todas as ligações estão perfeitamente vedadas de forma a impedir a saída de odores.

Vantagens:

  • Permite usar uma tenda de menor dimensão

Desvantagens:

  • Menos eficiente do que instalar o filtro dentro da tenda

História relacionada

Como cultivar canábis em interior

Como fazer um filtro de carvão ativado caseiro

Como Fazer Um Filtro de Carvão Ativado Caseiro

Criar o teu próprio filtro de carvão ativado é mais simples do que possa parecer. À partida, estes equipamentos podem parecer sofisticados ou complexos, mas na realidade são bastante básicos: são compostos essencialmente por carvão ativado envolvido numa estrutura em rede, protegido por um pré-filtro.

A seguir, explicamos-te como o podes fazer em casa.

Equipamento necessário para filtro de carbono DIY

Equipamento necessário para filtro de carbono DIY

  • 2 suportes de malha para lápis (ou cestos de papel para filtros maiores). Um dos suportes deve ter cerca de três quartos do tamanho do maior. O mais volumoso deverá ter o mesmo diâmetro que a conduta flexível do seu sistema de ventilação.
  • Tubos de PVC
  • Meias-calças ou meias de nylon até ao joelho (vão servir como pré-filtro)
  • Carvão ativado de granulação fina
  • Tesoura
  • Berbequim e broca (opcional)

Filtro de carbono DIY: guia passo a passo

Filtro de Carbono DIY: Instruções Passo a Passo

  1. Se a base dos suportes para lápis não for em rede, faça entre 8 a 12 furos uniformemente espaçados no fundo de cada um.
  2. Introduza cada suporte para lápis numa meia curta até ao joelho. Comece por colocar a base lá dentro.
  3. Encha o suporte maior até metade com carvão ativado.
  4. Coloque o suporte mais pequeno dentro do maior e ajuste a altura até que as bordas fiquem alinhadas.
  5. Preencha o espaço entre os dois suportes com mais carvão ativado.
  6. Utilize as meias para segurar bem os suportes juntos.
  7. Por fim, ligue o tubo de extração em PVC e o ventilador ao topo do suporte exterior.

Manutenção de um filtro de carbono

A verdade é que cuidar de um filtro de carbono não podia ser mais simples, pois não requer qualquer manutenção! Se optou por construir o seu próprio filtro e este está bem vedado, basta deixá-lo a funcionar. Um único filtro de carbono é suficiente para várias utilizações. Quando começar a notar novamente o cheiro a canábis, está na altura de substituir o filtro por completo ou trocar o elemento de carbono/interior do filtro.

Max Sargent
Max Sargent
O Max dedica-se à escrita há mais de dez anos e, nos últimos tempos, concentrou-se no jornalismo sobre canábis e psicadélicos. Ao colaborar com empresas como a Zamnesia, Royal Queen Seeds, Cannaconnection, Gorilla Seeds, MushMagic, entre outras, adquiriu uma vasta experiência em diferentes áreas deste setor.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa