Blog
Indoor vs Outdoor Cannabis
3 min

Cultivo interior vs. exterior: vantagens e desvantagens

3 min

Existem diferenças importantes entre o cultivo de canábis em interior e exterior. Conhecê-las pode ajudá-lo a escolher a opção mais adequada para si.

Está a ponderar se é preferível cultivar canábis em interior ou exterior, uma decisão relevante e que deve ser bem pensada. Na verdade, não existe uma resposta certa ou errada. A escolha do local ideal para cultivar a sua planta dependerá inteiramente da sua situação específica e do que melhor se adapta ao que procura. Vamos então analisar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Exterior

Outdoors

Cultivar canábis no exterior é considerado o método mais natural de cultivo – exatamente como a natureza manda. No entanto, há alguns aspetos importantes a considerar ao crescer canábis ao ar livre: é fundamental escolher um local discreto para evitar detecções, garantir pelo menos 8 horas de luz solar direta, estar próximo de uma fonte de água e assegurar fácil acesso ao local a cada 1-2 semanas.

Vantagens

  • É o método mais simples para cultivar canábis, pois a maioria dos nutrientes e da humidade necessários são fornecidos e renovados pelo próprio ambiente de cultivo (ainda que pontualmente possa ser necessário dar algum suplemento extra).
  • As plantas tendem a ser significativamente maiores quando crescem ao ar livre, o que resulta em colheitas mais abundantes. Isto porque, no exterior, a canábis dispõe de espaço suficiente para se expandir e recebe toda a luz solar necessária para prosperar – a luz solar direta pode fornecer até 1000 watts por metro quadrado, superando muitas vezes a iluminação artificial utilizada nos cultivos internos.
  • É económico! No essencial, basta ter uma semente e água. Não há necessidade de comprar iluminação, sistemas de ventilação ou gastar em eletricidade. Pode investir mais se desejar, mas não é obrigatório como no cultivo indoor.
  • Muitos acreditam que as flores cultivadas ao sol têm um sabor mais refinado do que as produzidas em ambiente controlado.

Desvantagens

  • As plantas ficam totalmente expostas às condições do clima, podendo ser afetadas por tempestades, ventos fortes ou chuvas intensas. É possível mitigar este risco cultivando em vasos que possam ser facilmente transportados para dentro de casa durante períodos adversos, embora isso limite o espaço que a planta teria no solo. Veja aqui as vantagens e desvantagens de vasos em comparação com o cultivo direto no solo.
  • O cultivo exterior pode não ser viável para quem mora em áreas urbanas ou densamente povoadas.
  • Se o local não estiver próximo de uma fonte de água, será necessário transportar água manualmente em períodos de seca.
  • Se o planeamento do espaço não for cuidado, existe o risco de ser descoberto por transeuntes ou até pessoas mal-intencionadas.
  • Além das condições meteorológicas e possíveis furtos, as plantas ao ar livre estão mais sujeitas a doenças, pragas e ataques de animais.
  • Sem controlo sobre as horas de luz, o ciclo de crescimento é geralmente mais longo (ainda que compensado por plantas maiores).
  • Consoante a localização, o cultivo exterior permite normalmente apenas uma colheita por ano, a menos que opte por uma variedade autoflorescente.

INTERIOR

Indoors

Cultivar canábis em interior é considerado por muitos como uma solução mais prática e reservada, principalmente para quem vive em zonas urbanas. Para montar uma cultura indoor, basta ter acesso a electricidade, água e um espaço suficiente para, pelo menos, uma ou duas plantas. O objetivo principal do cultivo em interior é assegurar um ambiente de crescimento estável e facilmente controlável.

Vantagens

  • A maior vantagem do cultivo indoor é o controlo total do ambiente. Pode regular facilmente a luz, a temperatura, a rega, a humidade e até os níveis de CO2. Além disso, torna-se muito mais simples proteger as plantas de pragas e doenças.
  • Ao controlar a iluminação, é possível reduzir o tempo do ciclo de crescimento, pois decide exatamente quando deve começar a floração.
  • Um cultivo bem planeado e ventilado em interior é significativamente mais discreto do que um jardim ao ar livre.
  • É possível cultivar canábis durante todo o ano, sem depender de estações.
  • Muitos defendem que a canábis de interior tem uma qualidade e potência superiores.

Desvantagens

  • O investimento inicial costuma ser elevado, pois é necessário adquirir todo o equipamento essencial.
  • Terá de assumir custos regulares de eletricidade.
  • O cultivo indoor exige muito mais atenção e manutenção do que ao ar livre, já que a humidade e os nutrientes não são repostos naturalmente; embora, para alguns, este controlo total seja também uma vantagem.
  • É vital manter a ventilação e a filtragem para garantir a discrição.

A escolha do ambiente de cultivo deve ser ponderada com cuidado e dependerá das suas necessidades e expectativas. Independentemente da sua opção, aproveite o processo – cultivar como passatempo é altamente gratificante, ainda mais quando começa a ver os resultados do seu trabalho!

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa