Blog
Light Your Joint
2 min

Como acender perfeitamente um charro

2 min

Todos nós já passámos pela experiência de um charro a queimar de forma desigual, formando aquela conhecida "canoa" num dos lados. Isto pode ser bastante frustrante, sobretudo depois de perder tempo a enrolar o charro perfeito. Neste artigo, partilhamos dicas simples para conseguir que qualquer charro queime lentamente e de forma uniforme.

Todos já passámos por isto: numa festa, dão-nos um charro perfeitamente enrolado e cabe-nos a honra de acender. Metemos o charro na boca para lhe pegar fogo, mas rapidamente percebemos que está a queimar de forma irregular, custa a puxar, e, no fundo, todos na festa (secretamente) nos começam a detestar.

Para evitar estas situações embaraçosas, deixamos algumas dicas simples para conseguires uma queima uniforme no teu charro e garantires uma experiência de fumo agradável para ti e para os outros.

O que deves fazer:

O que fazer ao acender charros

  • TENHA PACIÊNCIA

A dica mais importante para garantir que o teu charro queime de forma homogénea e lenta é esta: não tenhas pressa. Ao acender o teu charro, inspira-te na forma como os apreciadores de charutos o fazem. Acender um charuto é um processo paciente e cuidado, que proporciona uma experiência de fumo saborosa e relaxante; assim deve ser também ao acenderes um charro.

  • DEIXA A PONTA INTACTA

É habitual torcer o excesso de papel no final de um charro para formar uma ponta ligeiramente afilada. Muitos fumadores discutem se esta é realmente a melhor forma de o fazer, por isso vamos esclarecer de uma vez por todas.

A ponta enrolada ajuda a criar uma sobreposição do papel, o que, neste caso, é bastante benéfico. Esta sobreposição faz com que o papel queime de forma mais lenta, dando-lhe mais tempo para garantir que o charro está bem aceso e queima de modo uniforme.

Poucas coisas irritam mais do que acender um charro e ver logo a ponta incendiar-se. Normalmente, isto resulta numa queima irregular e numa experiência pouco agradável. O pior é que acontece tão rapidamente que, quando consegue apagar, já é tarde demais para voltar a começar.

História relacionada

Como enrolar um charro perfeito?
  • Rode o charro lentamente

Não acenda o charro diretamente na boca. Isto dificulta ver o que acontece do outro lado e normalmente resulta numa queima irregular. Em vez disso, segure o charro entre o polegar e o indicador e, com a outra mão, aproxime suavemente a chama da extremidade.

Enquanto aquece a ponta com cuidado, vá rodando o charro entre o polegar e o indicador. Assim, conseguirá acender toda a extremidade, obter uma boa brasa e uma queima uniforme.

Dica extra: Não é necessário encostar a chama à ponta do charro. Experimente manter a chama a alguns centímetros do final. Assim, a ponta acende-se mais devagar e tem mais tempo para garantir uma queima constante.

O que evitar:

O que não fazer ao acender um charro

  • INSPIRAR ENQUANTO ACENDE

Muitos fumadores inexperientes têm o hábito de puxar no charro enquanto o acendem, talvez porque é assim que veem os fumadores de cigarros a fazê-lo. Contudo, no caso dos charros, recomendamos que evite puxar ou inalar durante o acender.

Além disso, tentar acender o charro enquanto este está na boca dificulta ver o que se passa na extremidade. Puxar a chama para o interior do charro logo de início normalmente resulta numa combustão rápida e irregular.

História relacionada

Como evitar que o charro queime de forma desigual (canoagem)
  • Comece a inalar só quando a extremidade estiver totalmente acesa

Ter uma boa e quente “cereja” no teu charro é fundamental para garantir uma queima perfeita. Tal como fazem os apreciadores de charutos: só começam a inspirar quando a brasa está bem acesa e avermelhada.

Se começares a puxar demasiado cedo, corres o risco de o charro queimar de forma irregular — o chamado “canoagem” —, queimando-se depressa demais ou até mesmo apagando-se. Lembra-te, vai com calma e só começa a inalar quando a ponta do charro estiver realmente bem acesa.

Começa a fumar!

Começar a fumar

E pronto! Segue estas dicas e vais conseguir manter o teu charro a queimar de forma lenta e uniforme. Lembra-te de que o modo como enrolas faz toda a diferença, por isso, espreita também os nossos artigos sobre técnicas de enrolar para aperfeiçoares o teu método.

Boas passas!

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Como fazer Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa