Blog
Como fazer trufas de chocolate com cannabis
3 min

Como fazer trufas de chocolate com cannabis

3 min

Gosta de chocolate? E de cannabis? Então porque não juntar o melhor dos dois mundos e deliciar-se com trufas de chocolate com cannabis feitas por si, para desfrutar com todo o estilo.

Quase toda a gente aprecia chocolate; os seus sabores doces e suaves conquistam o paladar e fazem-nos sentir felizes e mimados. As trufas de chocolate representam o auge da alta confeitaria de chocolate, conhecidas pelas suas texturas e sabores irresistíveis. Então, porque não aventurar-se a fazer as suas próprias trufas? Pode até acrescentar um toque especial de cannabis à mistura.

Manteiga de cannabis vs óleo de haxixe

Quando se trata de preparar trufas, existem duas abordagens populares para as infundir com a sua variedade preferida. O método mais comum consiste em utilizar manteiga de canábis (descubra como preparar manteiga de canábis aqui) como alternativa à manteiga de cacau. No entanto, há quem prefira infundir cada trufa individualmente, recorrendo a um conta-gotas com óleo de haxixe.

A razão é simples: quando utiliza manteiga de canábis, a dose pode não ser sempre uniforme — se os ingredientes não forem bem misturados, alguns brownies podem acabar mais potentes que outros. Este não é um problema quando doseia cada trufa separadamente, o que permite um controlo preciso. Em receitas maiores, como brownies, esta abordagem não é muito prática, mas para pequenas delícias como trufas, é bastante simples.

A receita que se segue contempla ambos os métodos.

Ingredientes

  • Óleo de haxixe, ou 85g de manteiga de canábis
  • 110ml de natas espessas (com cerca de 40% de gordura)
  • 900g de chocolate semi-amargo ou negro
  • 340g de chocolate de leite ou branco (para a cobertura)
  • 85g de manteiga de cacau (apenas necessária se usar óleo de haxixe; não utilizar juntamente com manteiga de canábis)

Ingredientes opcionais

  • 340g de framboesas frescas
    4 colheres de chá de bourbon de framboesa (ou outro licor a gosto)

Instruções

Se quiser dar um toque especial às suas trufas de chocolate com canábis, experimente acrescentar framboesa – uma combinação perfeita com chocolate. Para isso, primeiro terá de preparar um sumo de framboesa para juntar à mistura mais tarde.

Opcional: Como fazer sumo de framboesa

1. Triture as framboesas num liquidificador até obter um sumo.

2. Coe o sumo de framboesa com um passador fino para remover as sementes.

3. No final, deverá obter um sumo espesso, que pode reservar até ao momento de usar.

Preparação das trufas

1. Coloque as natas numa taça de vidro ou metal.

2. Aproxime a taça de um tacho com água a ferver, criando um banho-maria.

3. Deixe as natas aquecerem até começarem a libertar vapor e a dar sinais de fervura suave (sem deixar ferver).

4. Retire a taça do calor.

5. Junte a manteiga de canábis/manteiga de cacau e o chocolate preto (não utilize aqui o chocolate destinado à cobertura).

6. Volte a colocar a taça sobre o banho-maria e, com uma espátula, derreta e envolva bem a manteiga e o chocolate.

7. Opcional: Após estes ingredientes estarem bem misturados, está na altura de adicionar o sumo de framboesa e o bourbon de framboesa. Misture tudo para que o sabor fique uniforme.

8. Agora deverá obter um ganache de chocolate homogéneo. Use a espátula para espalhar a mistura num recipiente de vidro ou Pyrex.

9. Leve o recipiente para um local fresco e escuro durante 3 a 4 horas, para que a mistura solidifique.

10. Forre um tabuleiro com papel vegetal antiaderente.

11. Com as mãos ou uma colher de gelado, molde o ganache em pequenas bolas.

12. Disponha as bolas no tabuleiro e coloque no frigorífico para que fiquem bem firmes.

Cobertura das trufas

1. Agora chegou o momento de preparar a cobertura das suas trufas. Coloque o chocolate de leite ou branco num recipiente limpo de metal ou vidro.

2. Leve o recipiente a derreter em banho-maria, sobre uma panela com água a ferver.

3. Assim que o chocolate estiver completamente derretido (este processo pode demorar algum tempo), use um palito para mergulhar uma a uma as bolas de ganache já solidificadas.

4. Devolva cada trufa coberta ao tabuleiro forrado para arrefecer.

5. Opcional: Se estiver a usar óleo de canábis em vez de manteiga de canábis, esta é a altura ideal para dosear as trufas. Com um conta-gotas, deite o óleo no orifício deixado pelo palito e feche com um pouco mais de chocolate.

A dose dependente sempre da preferência pessoal e da potência do óleo, mas o ideal é já saber quantas gotas prefere – pode sempre experimentar uma gota sozinha, ou em cima de outro alimento, se tiver dúvidas. Geralmente, recomendamos entre 1 a 3 gotas (100-300mg), sendo que 3 gotas resulta num efeito bastante intenso.

6. Leve as trufas prontas novamente ao frigorífico para que a cobertura endureça.

7. Depois, é só desfrutar destas pequenas delícias doces e requintadas de canábis!

Vê como é simples? Apesar de parecer um processo longo, esta receita é, na verdade, muito fácil de pôr em prática. O resultado são pequenos mimos canábicos de sabor sofisticado, capazes de impressionar qualquer pessoa. Recomendamos vivamente o toque especial da framboesa – faz mesmo diferença ao sabor final; mas não hesite em experimentar e inovar, pois é uma receita que aceita bem novas variações!

Tem algum truque ou ingrediente especial que gosta de adicionar às suas trufas de canábis? Partilhe as suas sugestões nos comentários abaixo!

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Headshop Receitas
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa