
Como regar plantas de canábis quando está fora de casa
Quer esteja em casa ou ausente, é fundamental garantir que as suas plantas de canábis sejam regadas de forma regular. Mas como assegurar isto se vai estar fora durante alguns dias ou mesmo uma semana? Existem várias soluções caseiras que pode implementar, assim como alguns sistemas comerciais disponíveis, mas todos têm como objetivo fornecer água às suas plantas sempre que estas necessitarem.
Apesar de gostares de acompanhar diariamente o crescimento das tuas plantas de canábis, nem sempre é possível. Por vezes, pode ser necessário deslocares-te e não ter ninguém disponível para regar as plantas na tua ausência. E então, o que fazer? Não as podes simplesmente abandonar; é fundamental que as plantas sejam regadas de alguma forma!
Felizmente, muitos outros cultivadores já enfrentaram este desafio e encontraram várias soluções para manter as plantas de canábis hidratadas quando ninguém está por perto. Existem métodos simples que podes aplicar com itens que já tens em casa, outros que exigem algum equipamento extra e ainda opções que só estão disponíveis comercialmente.
Métodos caseiros
Felizmente, é provável que já tenha em casa a maioria dos materiais necessários para implementar métodos automáticos de rega feitos por si. Apostamos que já investiu bastante tempo e dinheiro no seu cultivo de canábis, por isso queremos ajudá-lo(a) a evitar mais despesas desnecessárias em lojas de jardinagem.
Sistema de gotejamento com garrafa
Para começar, se tiver algumas garrafas de plástico por casa e uma faca de ponta fina ou uma agulha (uma agulha de costura ou um alfinete servem perfeitamente), já tem tudo o que precisa para criar um sistema de rega por gotejamento com garrafas.
Basta fazer alguns furos na tampa de plástico. Pode acrescentar mais furos se notar que a terra precisa de mais humidade, mas é melhor começar com poucos.
Quando estiver pronto a regar, encha a garrafa com água, vire-a ao contrário e enterre o gargalo da garrafa na terra, próximo da planta. Tenha atenção para não colocar demasiado perto do caule, nem enterrar muito fundo, pois isso pode afetar o crescimento. A garrafa deve ficar bem firme na terra, para não sair do lugar.
Consoante o tamanho da garrafa, este método garante entre 3 a 7 dias de rega lenta e constante para as suas plantas.
Garrafa enterrada de cabeça para baixo
Não lhe apetece estar a furar garrafas? Se a sua planta precisa de receber água de forma mais intensa, pode simplesmente colocar uma garrafa aberta ao contrário diretamente na terra! Basta retirar a tampa, encher a garrafa com água e tapar a abertura com o polegar enquanto a enfia no solo, para evitar que se derrame demasiada água à superfície.
Desta forma, a terra absorve rapidamente uma maior quantidade de água, mas isso significa também que a água não vai durar tantos dias. Mesmo se utilizar garrafas maiores, não deverá confiar neste método por mais de quatro dias.
Prato de drenagem
Levar as suas plantas para o duche pode não ser possível, mas isso não significa que não possam desfrutar de um bom "banho". Uma solução prática é colocar os vasos de cannabis sobre pratos largos com água. Este método funciona como uma banheira: a planta absorve apenas a quantidade de água de que necessita, através dos orifícios de drenagem do vaso.
Elementos como a temperatura ambiente, a iluminação e a quantidade de água disponível no prato vão determinar durante quanto tempo este sistema é eficaz. No geral, é possível manter as plantas hidratadas durante cerca de uma semana.
Sistema de irrigação por fio
Este é mais um sistema simples; vai necessitar apenas de um recipiente com água e alguns fios compridos para montar tudo.
Para colocar em prática, coloque o recipiente de água numa prateleira ou superfície acima dos vasos das plantas. Depois, coloque os fios no solo (nem demasiado fundo, nem demasiado à superfície). Desta forma, garante um fornecimento contínuo e regular de água, sendo que este sistema pode durar entre 1 a 3 semanas, consoante a quantidade de água, o tipo de plantas, temperatura, entre outros fatores.
Estufa com saco de plástico
Este método consiste em construir a estufa mais económica e simples que alguma vez existiu.
Para começar, regue a sua planta de canábis como habitualmente. Depois, arranje um saco de plástico translúcido suficientemente grande para cobrir totalmente a planta e o vaso. Coloque a planta dentro do saco, feche-o na parte superior, certificando-se de que fica completamente envolvida, e posicione-a à luz indireta do sol.
Se for feito corretamente, o sistema permitirá que a água evapore, condense no interior do saco e volte a cair sobre o solo, criando um ciclo fechado de humidade. Esta solução é ideal para ausências prolongadas, podendo durar até 2 a 3 meses ou mais, dependendo das condições (ainda assim, não recomendamos que deixe as suas plantas sozinhas por tanto tempo).
Opções comerciais disponíveis
As soluções caseiras são úteis, sem dúvida, mas podem revelar-se insuficientes se tiver de tratar de um número razoável de plantas. Para garantir um sistema fiável e duradouro, o ideal é optar por mecanismos disponíveis comercialmente.
Dispositivos de auto-rega
Para começar, existem atualmente alguns dispositivos criados para regar as plantas na sua ausência. Funcionam de forma semelhante aos truques com garrafas que mencionámos anteriormente, mas são pensados para serem colocados diretamente na terra e garantem uma rega prolongada.
Para tirar o melhor partido destes dispositivos, regue as plantas normalmente primeiro. Depois, encha o reservatório do aparelho e introduza-o cuidadosamente no solo. Graças ao seu gargalo estreito e ao depósito de maior capacidade, consegue manter a terra húmida durante cerca de uma semana.
Sistema de rega
Por fim, entre as opções desta lista, um sistema de irrigação é certamente o mais desafiante de instalar, mas destaca-se por ser o mais eficaz e duradouro.
Para montar um sistema de rega gota-a-gota tradicional, vai precisar de reservatórios para a água e para a solução de nutrientes, bem como o conjunto de tubos e gotejadores, geralmente incluídos quando adquire o sistema.
Estes sistemas são, por norma, totalmente automáticos. Só precisa de definir a quantidade exata de água e nutrientes que será fornecida às plantas. Com tudo ajustado, pode deixar o sistema a funcionar durante dias ou até semanas sem preocupações!
Apesar de exigir alguma manutenção regular para garantir o bom funcionamento, este sistema permite-lhe ganhar imenso tempo livre. Imagine toda a pesquisa sobre canábis que poderá fazer sem ter de se preocupar com a rega e fertilização diária!
-
8 min 6 Junho 2022 Como regar plantas de canábis Regar cannabis pode ser mais desafiante do que parece à primeira vista. Descobrir o ponto de equilíbrio ideal é fundamental para promover um crescimento saudável e plantas felizes. Fique a saber...
-
4 min 18 Março 2020 Vantagens de utilizar um sistema de rega para canábis Já pensou em cultivar canábis de forma simples? Um sistema de rega automática não só elimina a necessidade de regar as plantas manualmente, como traz ainda várias outras vantagens. Descubra os...
-
5 min 27 Setembro 2018 Qual é a melhor água para plantas de canábis? Não há nada mais fundamental para o cultivo bem-sucedido de canábis do que garantir uma água de qualidade e uma técnica de rega adequada. Descubra qual é a água ideal para as suas plantas de canábis!
-
4 min 14 Agosto 2018 Quanta água necessitam as plantas de canábis? Tal como acontece com as pessoas, as plantas de canábis também precisam de água para crescerem saudáveis. No entanto, em excesso ou em falta, a planta pode morrer. Encontrar o equilíbrio ideal é...