Blog
How To Grow Melons
4 min

Como cultivar melões

4 min

Poucas frutas conseguem igualar o sabor doce e o aroma irresistível dos melões, por isso, por que não cultivá-los em casa? Se está habituado a comprar melões no supermercado, saiba que é surpreendentemente fácil plantá-los você mesmo. Está cético? Continue a ler para descobrir tudo o que precisa saber e conheça ainda algumas das melhores variedades para experimentar.

Com sabores doces e refrescantes, os melões conquistam qualquer um. Seja ao pequeno-almoço ou como lanche ao longo do dia, este fruto é sempre muito procurado. Já pensou em cultivar os seus próprios melões? Pode parecer uma tarefa complicada, mas garantimos-lhe que é bem mais simples do que imagina! Desde que tenha espaço suficiente, é fácil produzir melões em casa. Descubra como pode fazê-lo!

Quando e como semear as sementes de melão

Quando e como semear sementes de melão

Existem várias abordagens para semear sementes de melão. Mais à frente iremos aprofundar os vários tipos de melão, mas de forma geral, recomenda-se escolher sementes de cantalupo caso se utilize estufas frias ou túneis. Se optar por cultivar em estufa, poderá selecionar outras variedades, como melão branco ou até mesmo melancia. Depois de decidir a variedade a plantar, está na altura de semear.

Normalmente, as sementes de melão são germinadas no interior, onde é possível garantir condições e temperaturas estáveis. Um propagador aquecido pode ser útil, mas não é indispensável. Encha vasos de 9 cm com substrato e coloque duas sementes em cada um. Mantenha os vasos num local bem iluminado e com temperatura constante, por volta dos 18°C. O ideal é semear entre meados e o final de abril, para depois transferir as plântulas para o exterior no final da primavera ou início do verão.

História relacionada

Top 10 variedades especiais de meloa

Cuidados a ter com as plantas de melão

Cuidar das suas plantas de melão

Cuidar das suas plantas de melão é uma tarefa simples e recompensadora. Nesta secção, explicamos tudo o que precisa de saber para manter as suas plantas saudáveis e garantir colheitas saborosas.

Transplante

Ao transplantar as suas plântulas, há alguns aspetos a ter em conta. A razão pela qual sugerimos semear duas sementes por recipiente é para aumentar as hipóteses de conseguir uma plântula saudável. Por norma, uma das plântulas acabará por se desenvolver menos do que a outra, sendo recomendável remover a mais fraca e garantir que o composto se mantém sempre húmido até à altura de transplantar para o exterior.

Com a chegada do final da primavera ou início do verão, é altura de levar as suas plantas para fora, onde poderão beneficiar da luz solar. Transplante as plântulas para vasos de 45cm, preenchidos com composto. Se preferir utilizar sacos de cultivo, pode plantar até duas plântulas por saco.

Remoção dos rebentos terminais

Depois de colocar as plantas nos novos vasos, elas começarão a concentrar-se em desenvolver mais folhas. Assim que as plantas tiverem cinco folhas, deve retirar as pontas para estimular o crescimento dos rebentos laterais. Quando estes rebentos surgirem, pode optar por guiá-los com estacas de bambu ou deixá-los crescer livremente pelo solo, conforme o seu espaço.

Rega e fertilização

As plantas de melão são bastante fáceis de cuidar, e isso também se aplica às suas necessidades de rega e fertilização. O importante é manter o solo envolvente húmido, mas sem encharcar. Evite que a água fique acumulada na base do caule, pois isso pode provocar problemas como o apodrecimento. Uma boa referência é dar entre 2,5 a 5 cm de água por semana. Quanto à fertilização, utilize um fertilizante líquido próprio para melões a cada duas ou três semanas, seguindo sempre as indicações recomendadas para não correr o risco de excessos que possam prejudicar as plantas.

Quando e como colher

Quando e como colher

Mas como saber se os seus melões já estão prontos para serem colhidos? Nesta secção, explicamos-lhe alguns métodos infalíveis para identificar quando os melões atingiram o ponto ideal de maturação. Lembre-se de que estas indicações podem variar ligeiramente consoante a variedade, por isso consulte sempre as instruções do pacote de sementes para esclarecimentos adicionais.

Como perceber se o melão está maduro

No final do verão, chega a altura ideal para colher os seus melões. Uma das grandes vantagens de cultivar estas plantas (e outras frutas) é poder acompanhar visualmente a saúde e o desenvolvimento delas. Para além do tamanho ideal dos frutos, é comum notar também fissuras junto ao caule.

No entanto, não é só o aspeto que indica quando os melões estão prontos. O aroma é, de facto, o melhor sinal. Se conseguir sentir o cheiro do melão através da casca, está na altura certa para apanhar. Utilize uma faca limpa ou uma tesoura de poda para cortar o fruto, deixando cerca de 2,5 cm de caule.

Variedades de melão a experimentar

Variedades de melão para conhecer

Agora que já sabe o que envolve o cultivo de melão, que variedade (ou variedades!) irá escolher para plantar? Seleccionámos aqui três tipos de melão que prometem sabor excecional e colheitas abundantes para a sua produção.

Melancia

O que dizer sobre a clássica melancia? Esta variedade, extremamente popular, é perfeita para um lanche refrescante de verão, para um pequeno-almoço leve, ou ainda para complementar uma salada de fruta ao jantar; as possibilidades são intermináveis. Semeie estas sementes em março ou abril e desfrute de deliciosas melancias nos meses mais quentes do ano. Embora exijam um pouco mais de atenção do que outros tipos de meloa, não há dúvida de que o resultado final compensa qualquer esforço!

Meloa “Charentais”

O Charentais é uma excelente opção tanto para quem está a começar como para os mais experientes. Tal como outras variedades abordadas, estas sementes podem ser semeadas em casa ou numa estufa entre março e maio e, depois, transplantadas para o exterior para crescerem durante os meses quentes. Basta garantir uma boa rega e poderá saborear melões doces ao longo de todo o verão.

Melão-muscado

Não, isto não se trata de uma invenção de um conhecido bilionário sul-africano; o melão é um fruto aromático, doce e suculento, perfeito para cultivar em casa. Certifique-se de espaçar as plantas com pelo menos 30cm entre si e não haverá erro. Assim que notar a mudança de cor na casca, está prestes a saborear um autêntico paraíso frutado. Semeie as sementes em abril e deixe a planta desenvolver-se ao longo do ano.

Não há razão para ficar melancólico

Sem motivos para ficar melão-choli

Nunca houve melhor altura para saborear melões doces e suculentos. E o melhor de tudo é poder apreciar o sabor único de algo que cultivou com as suas próprias mãos. Se já está a salivar só de pensar nisso, visite a loja Zamnesia e escolha as melhores sementes de melão para dar início ao seu novo projeto de cultivo!

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Como fazer Loja de plantas
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa