Blog
Dabbing
5 min

Devo usar um vaporizador elétrico para dabbing?

5 min

Algumas pessoas veem os dab rigs eléctricos como o futuro da experiência de dabbing. Mas afinal, como funcionam estes aparelhos e será que cumprem realmente o que prometem?

Vivemos uma autêntica era dourada do consumo de canábis, com métodos cada vez mais eficazes, elegantes e precisos para desfrutar dos seus efeitos. Os dias em que a escolha se resumia a bongs ou charros já lá vão. Hoje em dia, as opções para atingir o efeito desejado multiplicaram-se como nunca.

Uma das novidades mais interessantes neste universo é o dab rig elétrico, também conhecido como e-rig.

História relacionada

O guia definitivo para dabbing: tudo o que precisa de saber

O que é um dab rig?

WHAT IS A DAB RIG?

Para perceberes o fascínio e a eficiência de um e-rig, é útil começares por conhecer as partes e a função de um dab rig "tradicional". Resumidamente, estes dispositivos servem para transformar concentrado de canábis num vapor forte, pronto a ser inalado, tal como acontece num bong. Contudo, em vez do clássico fornilho encontrado nos bongs, o dab rig exige que aquecas um "dab nail" com um maçarico, vaporizando assim o concentrado.

Por que motivo usar um dab rig? Porque permite uma inalação suave e verdadeiramente potente.

E por que razão não usar? Tudo o que envolve um maçarico pode tornar-se perigoso, tanto para ti como para o que te rodeia.

Além disso, pode ser complicado gerir a temperatura ideal para as dabs, o que prejudica o sabor e arruína a experiência. É aqui que os e-rigs entram em cena.

A sofisticação do e-rig eléctrico

A BELEZA DA E-RIG ELÉCTRICA

Uma e-rig oferece todas as vantagens de um dab rig tradicional — vapor denso e uma experiência intensa — mas com muito mais segurança e precisão. Com apenas um toque num botão, é possível definir exactamente a temperatura e o tempo, garantindo caladas suaves a cada utilização (e minimizando significativamente o risco de acidentes).

Como funciona uma e-rig?

Em vez de depender do tradicional maçarico, um dab rig elétrico permite aquecer o prego utilizando eletricidade. Estes e-nails (sobre os quais falaremos mais em baixo) eliminam a necessidade – e o risco – de lidar com chamas, tornando o processo mais seguro, portátil e discreto. Além disso, os ajustes personalizáveis de temperatura proporcionados por um e-rig possibilitam extrair na totalidade os compostos desejados (como os terpenos) das tuas extrações.

Esta capacidade de selecionar temperaturas específicas é um dos maiores atrativos de um e-rig. Assim, podes vaporizar a baixas temperaturas para preservar certos terpenos ou a temperaturas mais altas para libertar os canabinóides. A precisão do aquecimento evita queimar o dab e garante que manténs a integridade dos compostos químicos.

E quanto aos e-nails?

O que são os e-nails?

Se estás interessado em experimentar um e-rig, mas continuas a preferir a flexibilidade de um dab rig tradicional, talvez devas considerar um e-nail.

Tal como o e-rig, o e-nail elimina a necessidade de um maçarico. Basta escolheres a temperatura desejada e ligar o equipamento. O melhor de tudo é que um e-nail é compatível com a maioria dos dab rigs convencionais.

As principais diferenças entre os e-nails estão no tipo de nail utilizado:

  • Os nails de quartzo aquecem rapidamente, ideais para quem procura sessões rápidas e simples.
  • Os nails de cerâmica conservam melhor o calor, permitindo sessões mais prolongadas antes de ser necessário reaquecer.
  • Os nails de titânio conjugam a rapidez a aquecer com uma excelente capacidade de manter a temperatura. Além disso, são resistentes e oferecem maior durabilidade.

História relacionada

Qual é a diferença entre bongs e dab rigs?

Vantagens e desvantagens dos e-rigs e dos e-nails

Quando se analisam as principais vantagens e desvantagens, uma e-rig apresenta diversos pontos positivos bastante apelativos. No entanto, dependendo da utilização que pretende dar ao equipamento, poderá não ser a solução mais indicada para si.

Vantagens

  • Segurança: Como já referimos, não há muito de seguro no uso de um maçarico.
  • Qualidade e precisão: Um dos grandes motivos para utilizar concentrados é desfrutar do sabor e da qualidade da experiência, e, para tal, é fundamental conseguir controlar a temperatura.
  • Portabilidade e design: Os e-rigs e e-nails foram concebidos para simplificar a vida, mas também para serem visualmente apelativos. Não há nada de sofisticado num maçarico.

CONTRAS

  • Custo: Não há como negar que equipamentos sofisticados têm um preço, e pode ser que hesite perante o investimento necessário.
  • Falta de versatilidade: Embora alguns e-rigs permitam utilizar tanto ervas como concentrados, outros são apenas compatíveis com concentrados.
  • Carregamento: Tanto os e-rigs como os e-nails dependem de eletricidade ou bateria, pelo que é preciso mantê-los carregados. Pode ser um incómodo menor, mas se se esquecer ou estiver num local sem eletricidade, pode ficar impossibilitado de os usar.

Excelentes e-rigs para começar

Se quiser experimentar por si próprio, temos aqui algumas opções que pode considerar.

DR. DABBER SWITCH

DR. DABBER SWITCH

O Dr. Dabber Switch conquistou-nos porque demonstra na perfeição o potencial de um e-rig. Apresenta um design moderno e elegante, aquece rapidamente e utiliza um sistema inovador de aquecimento por indução que garante vapor limpo e suave em cada utilização.

Apesar de existirem diferenças entre aparelhos analógicos e digitais, tanto o e-rig como o dab rig servem o mesmo propósito. Ainda assim, vários modelos distinguem-se pelo tipo de construção e estilo. Com o Dr. Dabber Switch, só tem de colocar o concentrado na chamada "taça de indução"; depois de adicionar água ao percolador, basta assentar a taça no copo de vidro e escolher a temperatura desejada. Quando o aparelho atinge a temperatura ideal, as luzes LED mudam de cor. De seguida, só precisa de inspirar e apreciar o vapor.

Vem equipado com um acessório em vidro de borossilicato, resistente e bonito, taças de cerâmica para aquecimento e um recipiente em silicone para guardar o produto, tornando-o seguro e muito prático de utilizar — perfeito para partilhar com amigos.

O que realmente se destaca neste modelo é a impressionante autonomia de bateria, permitindo cerca de 150 utilizações, o que equivale a mais de 100 sessões. Além disso, a função de autolimpeza facilita toda a manutenção.

O e-rig permite a utilização de flores e óleos, mas a principal limitação do Dr. Dabber Switch é não ser compatível com resinas ou e-líquidos. Embora não seja um grande problema, convém ter em conta caso prefira estes formatos para vaporizar.

Dr. Dabber Switch

Ver Dr. Dabber Switch

G Pen Connect

G PEN CONNECT

O G Pen Connect permite transformar a maioria dos water pipes de vidro convencionais num verdadeiro e-rig, sendo assim perfeito para quem já possui algum equipamento e prefere adaptar o que tem em vez de investir num sistema totalmente novo (de facto, achámos muito prático). Este dispositivo vaporiza concentrados sem esforço e adapta-se a qualquer ligação de vidro padrão de 14mm.

Destaca-se ainda pela sua capacidade de atingir a temperatura ideal em apenas alguns segundos graças ao elemento de aquecimento cerâmico, bem como pelos diversos níveis de temperatura, ajustáveis ao gosto do utilizador. Inclui ainda tecnologia patenteada de fluxo de ar reverso, tampa magnética para facilitar o carregamento do tanque, válvula de carburação com mola e um modo de extração prolongada para quem gosta de puxar ao máximo.

Juntando estas características ao seu tamanho compacto e à potente bateria de 850mAh, o G Pen Connect transforma-se num conversor portátil e fiável, fácil de transportar numa mochila. É verdadeiramente prático.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Headshop Produtos Produtos Vaporshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa