Blog
Cannabis Panic Attack
4 min

O consumo de canábis provoca ataques de pânico?

4 min

O mundo da canábis está cheio de ironias. Uma das mais curiosas é a forma como os seus efeitos secundários se manifestam. Apesar de ser cada vez mais utilizada no tratamento de distúrbios de ansiedade resistentes a medicamentos, entre os consumidores recreativos pode provocar episódios de pânico breves e intensos.

Fumas cannabis. De repente, sentes o coração a bater mais depressa. Pode ser que sintas arrepios, dificuldades em respirar ou até um formigueiro nos dedos das mãos ou dos pés.

Depois, a tua mente começa a reagir.

Estamos perante o chamado “ataque de pânico”. É um efeito secundário que, em algumas pessoas, pode surgir após o consumo de determinados tipos de cannabis. Nestes momentos, o corpo interpreta os sinais como uma ameaça, em vez de um alívio.

O processo é relativamente simples de compreender.

Os canabinóides estimulam neurónios no cérebro e no corpo. Embora normalmente ajudem a atenuar a resposta de “luta ou fuga”[2], por vezes podem ter exatamente o efeito contrário.

Quando não se percebe o que está a acontecer, a experiência pode ser assustadora.

Canábis: solução ou causa de ansiedade?

Marijuana – Tanto Solução Como Causa de Ansiedade

Existem aqui várias ironias a considerar. Estas ironias tiveram um papel importante tanto na guerra contra as drogas como na diabolização da canábis. Para a maioria das pessoas, o consumo de canábis não parece aumentar o risco de ansiedade ou depressão.

Além disso, está comprovado que não existe nenhuma ligação entre o uso de canábis e o aparecimento de perturbações do humor ou de ansiedade. O stress é uma das causas principais de ambas as condições. E, como a canábis ajuda a reduzir o stress, seria de esperar que pudesse ter um efeito benéfico.

No entanto, a realidade é que, por vezes, os canabinóides acabam por ativar processos neurológicos indesejados. O resultado? Ataques de pânico, que podem ser desagradáveis, mesmo que passem rapidamente.

Porque é que a canábis provoca ataques de pânico?

É uma questão de simples bioquímica. Os canabinóides ajudam o cérebro a transmitir sinais para todo o corpo, desempenhando, na maioria das pessoas, um papel regulador. Ou seja, o consumo de cannabis parece auxiliar na regulação de sistemas que não estão a funcionar adequadamente. Por isso, é frequente que aliviem sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade e de ataques de pânico.

Muitas vezes, a ansiedade e o pânico são provocados por respostas automáticas do cérebro, inconscientes, conhecidas como "luta ou fuga". Estas respostas desencadeiam reações físicas que nem sempre são fáceis de identificar ou gerir. Isto torna-se ainda mais evidente quando não enfrentamos perigos reais, como tigres de dentes de sabre, mas apenas relaxamos em casa após consumir cannabis.

Como reconhecer um ataque de pânico sob o efeito de cannabis

Como reconhecer um ataque de pânico sob o efeito de canábis

Esta é a primeira pergunta que deve fazer a si próprio. Não se sente descontraído, calmo ou eufórico? Sente-se demasiado quente (ou frio)? Nota formigueiro nos dedos? Tem tonturas ou dificuldade em respirar? O seu coração está a acelerar sem motivo aparente?

Mantenha a calma, mesmo que seja difícil. Lembre-se: isto não é perigoso nem fatal. Estes sintomas são passageiros. Não vão durar muito tempo.

Estes episódios podem ser mais complexos se existirem outros problemas associados. Quem recorre à canábis para aliviar o stress pode, por vezes, sentir um aumento desse desconforto com o efeito da substância.

O primeiro passo para travar estes sintomas é reconhecer que está a tê-los.

Como parar um ataque de pânico

Depois de perceber o que está a acontecer, existem várias formas de lidar com o problema, tanto a curto como a longo prazo. O primeiro impacto de reconhecer que está a ter um ataque de pânico é precisamente esse reconhecimento. Esta consciência, por si só, já pode ser tranquilizadora.

No imediato, tente aguardar. Se o desconforto for demasiado, experimente comer ou beber algo. Os efeitos da cannabis fumada desaparecem muito mais rapidamente do que quando ingerida.

Mas há ainda uma excelente notícia. Existem inúmeras variedades de cannabis desenvolvidas especialmente a pensar em pessoas como você. É mais um sinal de que aquilo que sente pode ser o seu corpo a sugerir-lhe que está na altura de mudar de variedade.

História relacionada

Pode a pimenta-preta ajudar a gerir os efeitos do canábis?

Cannabis com baixo potencial de ansiedade

Cannábis de baixa ansiedade

Pense nisto desta forma: um ataque de ansiedade pode ser, afinal, o ponto de partida para algo positivo. Pode marcar o início da sua busca por uma variedade de canábis que se adapte a si. Encare esta ocasião como uma oportunidade para se conhecer melhor. É possível também que acabe por identificar um problema de saúde que desconhecia e possa, finalmente, tratá-lo. Seja como for, sairá desta experiência a sentir-se melhor e mais confiante.

Outros produtos

Se também sente que não consegue tolerar qualquer tipo de cannabis, existem outros produtos que pode experimentar para uma viagem diferente, mas igualmente eufórica.

Trip-e

Trip-e

Trip-e é um psicadélico à base de plantas, composto maioritariamente por sementes de Hawaiian Baby Woodrose, também conhecida por Argyreia nervosa. As cápsulas contêm ainda um toque de guaraná para um efeito extra de energia. Este produto pode causar efeitos secundários como insónias e nervosismo. É uma substância potente, devendo ser utilizada com precaução e seguindo sempre as instruções do fabricante.

ver produto

Hawaiian Baby Woodrose

Hawaiian Baby Woodrose

Hawaiian Baby Woodrose, utilizada em práticas xamânicas desde tempos antigos e atualmente por exploradores de outros mundos, esta planta tem uma reputação muito própria. Produz efeitos semelhantes aos do LSD, embora de forma mais suave. Uma viagem comum pode durar até 8 horas, e sensações de bem-estar e tranquilidade podem estender-se por cerca de 20 horas, incluindo um sono profundo e reparador no final da experiência. No entanto, os efeitos colaterais podem ser bastante intensos, pelo que é essencial ir devagar e agir com prudência.

ver produto

Energy-e

Energy-E

Estas pastilhas energéticas proporcionam-te uma sensação animada e muita energia para dançares até de madrugada. Diverte-te na pista a noite toda e sente-te em grande! Não excedas a dose recomendada. Não combines com outros medicamentos, álcool ou drogas.

ver produto

Space-e

Space-E

Estes comprimidos reúnem uma variedade de ingredientes relaxantes. Produzidos a partir de Hawaiian Baby Woodrose, I-triptofano e I-tirosina, estas cápsulas podem proporcionar uma sensação de tranquilidade e leveza que pode durar até 12 horas. Tal como sucede com as outras substâncias mencionadas nesta lista, as Space-e não devem ser combinadas com outras drogas ou álcool. Opte por doses baixas e consuma com precaução.

ver produto

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Referências
  • (n.d.). Marijuana anxiety? Here's what to do if you have a panic attack while high - https://www.mic.com
  • Carlos Blanco, Deborah S. Hasin, Melanie M. Wall, Ludwing Flórez-Salamanca, Nicolas Hoertel, Shuai Wang, Bradley T. Kerridge, & Mark Olfson. (2016/04/01). Cannabis Use and Risk of Psychiatric Disorders: Prospective Evidence From a US National Longitudinal Study | Adolescent Medicine | JAMA Psychiatry | JAMA Network - https://jamanetwork.com
  • Jack A Prenderville, Áine M Kelly, & Eric J Downer. (2015, Agosto). The role of cannabinoids in adult neurogenesis - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
Factos Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa