Blog
What Is Yopo
1 min

O que é o Yopo?

1 min

Há pelo menos 4000 anos que o yopo é utilizado por xamãs da América do Sul para induzir estados alterados de consciência. Descubra tudo sobre o que é o yopo e como funciona neste guia da Zamnesia.

O que é o yopo?

O yopo é uma árvore de grande porte, originária das regiões da América do Sul e das Caraíbas. Conhecida cientificamente como Anadenanthera peregrina, pode ultrapassar os vinte metros de altura e destaca-se pela produção abundante de vagens onde crescem entre três a dez sementes achatadas. Estas sementes, depois de secas e preparadas adequadamente, são utilizadas tradicionalmente pelas suas propriedades psicadélicas. O uso xamânico do yopo — também chamado jopo, cohoba, parica ou árvore do cálcio — remonta a tempos imemoriais. O primeiro registo europeu da utilização de yopo data de 1571, mas há indícios arqueológicos na Argentina que apontam para a presença de acessórios ligados ao yopo com mais de quatro mil anos.

O yopo contém vários compostos da família das triptaminas, sendo o DMT, 5-MeO-DMT, 2,9-dimetiltriptolina e o DMT-óxido os mais representativos em termos de atividade psicoativa. No entanto, as sementes também apresentam outros alcaloides, como a bufotenina, catecol, metiltriptamina e saponarentina, que contribuem para o seu efeito complexo.

Destaca-se ainda porque contém inibidores da monoamina-oxidase (IMAO) e bufotenina. Contudo, ainda não está claro se a bufotenina se encontra disponível de forma ativa no organismo ou se permanece quimicamente 'bloqueada' e inativa.

História do yopo

História do Yopo

Ao longo de milénios, o yopo foi utilizado como rapé alucinógeno por xamãs de várias culturas indígenas sul-americanas. Estas populações integraram o yopo nas suas práticas espirituais e rituais, atribuindo-lhe um papel importante na ligação com o mundo espiritual. Os vestígios mais antigos do consumo de yopo foram encontrados na Inca Cueva, na Argentina, onde cachimbos feitos de ossos de puma e sementes de Anadenanthera peregrina datam de cerca de 2130 a.C., revelando mais de quatro mil anos de história de utilização da planta. Também na costa central do Peru, foram descobertas tabuleiros e cachimbos usados para inalação, datados de 1200 a.C.

O uso do yopo propagou-se largamente pela América do Sul. Povos indígenas da bacia do Orinoco — incluindo regiões da Colômbia, Venezuela e sul da Amazónia no Brasil — recorreram a esta planta em contextos rituais. Mais a norte, nas Caraíbas, tribos de Porto Rico e Hispaniola também faziam uso do yopo em práticas cerimoniais e medicinais.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Produtos Smartshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa