Como extrair LSA das sementes de Glória-da-manhã e Hawaiian Baby Woodrose
As sementes de morning glory e de Hawaiian baby woodrose são fontes naturais potentes da substância psicoactiva LSA. Veja aqui como extrair LSA destas sementes.
Diversos compostos psicadélicos podem ser encontrados na natureza, presentes em plantas, fungos e até em algumas fontes animais. Muitos entusiastas do tema reconhecem nomes como DMT, LSD, psilocibina e mescalina, considerados os principais alucinogénios conhecidos. Para além destas substâncias extremamente potentes e populares, existem outras menos conhecidas e frequentemente deixadas de lado. Uma destas é a d-lisérgico ácido amida (LSA), também chamada de ergina. A LSA é um alcaloide natural cuja estrutura é semelhante à do LSD. As experiências psicadélicas proporcionadas pela LSA são geralmente menos intensas do que as causadas pelo LSD, mas continuam a ser marcantes e poderosas.
Existem várias fontes naturais de LSA, sendo especialmente abundante nas sementes da morning glory e da Hawaiian baby woodrose. Vamos conhecer mais de perto estas duas plantas e perceber o que as distingue.
Sementes de morning glory
A morning glory, conhecida cientificamente como ipomoea tricolor, é uma espécie de planta com flor pertencente à família Convolvulaceae. Trata-se de uma liana herbácea anual, originária das regiões tropicais do Novo Mundo, que pode crescer entre 2 a 4 metros de altura. As folhas estão dispostas em espiral e as flores destacam-se pelos tons intensos de azul e roxo que rodeiam um centro branco e amarelo. Apesar do seu aspeto marcante, esta planta tem utilizações que vão muito além da ornamentação.
A morning glory possui componentes psicadélicos que despertam o interesse tanto de etnobotânicos como de entusiastas de experiências psicadélicas. A sua utilização remonta a muitos séculos atrás; várias culturas indígenas do México usavam partes desta planta de forma enteogénica. O autor e etnomicologista Robert Gordon Wasson defendeu que as sementes de morning glory já eram utilizadas pelos astecas.
As sementes, caules, flores e folhas da morning glory contêm alcaloides do grupo das ergotinas, sendo a ergina a mais relevante. Podem ainda estar presentes outros alcaloides como hidroxietilamida do ácido lisérgico e ergonovina, que também contribuem para as propriedades psicadélicas desta planta.
Sementes de hawaiian baby woodrose
A glória-da-manhã não é a única planta conhecida pelos seus raros efeitos psicoativos. Outra espécie, a Hawaiian baby woodrose (Argyreia nervosa), contém também alcaloides ergolínicos, entre os quais se encontra a ergina, conhecida pelas suas propriedades psicadélicas. Esta planta trepadeira perene da família Argyreia tem origem no subcontinente indiano, mas foi já introduzida em várias partes do mundo, como o Havai, África e as Caraíbas.
As sementes de Hawaiian baby woodrose possuem ainda outros alcaloides responsáveis pelos seus efeitos psicoativos, sendo eles a ergometrina, o lisergol e o ácido lisérgico. Relativamente à ergina, estima-se que represente cerca de 0,325% do peso seco das sementes desta planta.
Como extrair LSA: extração com álcool
Para concluir com sucesso o processo de extração, será necessário reunir alguns utensílios e equipamentos essenciais.
Vai precisar de:
- 4g de sementes de morning glory não tratadas ou de Hawaiian baby woodrose
- álcool isopropílico a 91%
- água
- um filtro
- um moinho
- recipiente de vidro Pyrex
- aquecedor elétrico
- funil
- recipientes
- uma boa faca
Comece por lavar muito bem as sementes para eliminar qualquer resíduo indesejado e deixe-as secar completamente. Certifique-se de utilizar sementes sem tratamento químico, pois algumas podem conter substâncias tóxicas derivadas da agricultura. De seguida, triture as sementes até obter um pó fino, usando um moinho ou, se preferir um método tradicional, um almofariz e pilão.
Adicione 400 ml de água ao pó de sementes, misture bem e deixe repousar durante alguns minutos. Depois, filtre o líquido para um recipiente maior. Repita este processo mais três vezes, até perfazer um total de 1,2 litros de água infundida nos recipientes. Esta técnica serve para separar os componentes desejados das sementes dos compostos que provocam náuseas ou outros efeitos indesejados.
Em seguida, coloque o recipiente Pyrex de forma a que o ar quente do aquecedor sopre por cima. Deite a solução no recipiente.
A água vai evaporar gradualmente da solução, deixando no final um resíduo de aparência escura e viscosa, semelhante a alcatrão. Este processo é longo e exigente, podendo demorar cerca de uma semana, com o aquecedor a funcionar oito horas por dia. Embora possa parecer excessivo, este método evita o uso de temperaturas demasiado elevadas que poderiam degradar os compostos pretendidos.
Processamento do alcatrão
De seguida, utilize uma faca para raspar o resto do alcatrão e coloque-o noutro recipiente. Limpe o recipiente anterior com um solvente adequado para remover os resíduos e lave-o bem para reutilizá-lo nos passos seguintes.
Adicione 200 ml de álcool isopropílico ao alcatrão e agite bem o recipiente. Coe o líquido novamente para dentro do recipiente de pirex e coloque-o em frente a uma fonte de calor. Pode repetir este procedimento até sentir que o álcool extraiu o máximo de componentes possível. Tenha especial atenção durante este passo: o álcool isopropílico é altamente inflamável, por isso, tome todas as precauções necessárias e garanta que está a trabalhar num espaço bem ventilado.
Depois do álcool evaporar, ficará com uma substância amarelada e pegajosa. Dissolva esta substância em água e guarde-a no frigorífico. Está então pronta a ser consumida.
Como extrair LSA: extração a frio com água
O método de extração a frio com água é um pouco mais simples e não envolve o risco associado à utilização de materiais inflamáveis.
Para este processo irá precisar de:
- sementes de morning glory não tratadas ou sementes de Hawaiian baby woodrose
- um dente de alho
- qualquer tipo de sumo de fruta
- um copo de água da torneira fervida ou água destilada (não é necessário ferver imediatamente antes de usar)
Para começar, deixe a água arrefecer, caso tenha sido fervida. Depois, moa as sementes escolhidas utilizando um almofariz e pilão ou um moinho. Se optar por sementes de morning glory, utilize entre 50 a 250 unidades; se escolher sementes de Hawaiian baby woodrose, use apenas 4 a 8. Esta preparação resulta num extrato de intensidade ligeira a moderada. Reduza as sementes a pó e coloque-as no copo de água preparado.
De seguida, tape o recipiente com folha de alumínio e reserve no frigorífico durante 4 horas, protegendo da luz. Enquanto espera, pique o dente de alho, que será adicionado à mistura por 30 minutos após a retirada do frigorífico. A adição do alho ajuda, supostamente, a neutralizar compostos associados à náusea provocada pela toma do extrato das sementes de LSA.
Depois, deite um pouco de sumo de fruta à sua escolha num copo grande, junte a mistura e mexa bem. O sumo serve para disfarçar o sabor pouco agradável da preparação.
O passo seguinte consiste em filtrar a solução utilizando um coador para remover o material vegetal. Por fim, coe novamente através de um pano de algodão ou gaze para eliminar quaisquer resíduos.
Está pronto! O extrato pode agora ser consumido.
-
6 min 2 Junho 2025 9 substâncias legais que provocam experiências psicadélicas Quer saber que substâncias legais podem produzir efeitos semelhantes aos psicadélicos? Estas 9 alternativas podem surpreendê-lo pelo seu potencial para alterar a mente — mas atenção: nem todas são...
-
2 min 2 Agosto 2019 LSD vs. LSA – qual é a diferença O LSD e o LSA não partilham apenas nomes parecidos; são, de facto, substâncias químicas "irmãs". O LSA é a versão natural do LSD sintético – uma semelhança tão notável que Albert Hofmann, o criador...
-
3 min 4 Junho 2019 Morning glory vs. hawaiian baby woodrose: quais as diferenças? Os efeitos psicadélicos provocados pelas sementes de Morning Glory e Hawaiian Baby Woodrose são frequentemente comparados ao LSD, embora sejam menos intensos. Vamos analisar as principais...
-
1 min 26 Julho 2018 Descubra a Hawaiian Baby Woodrose: Um psicadélico natural O LSA tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade enquanto alucinogénio, e as sementes de Hawaiian Baby Woodrose são uma das formas legais mais procuradas para o obter. Mas afinal, o que são...