O que é Monster Cropping? Guia simples para começar

O que é o Monster Cropping - Um guia simples

Luke Sumpter
Luke Sumpter
Última actualização:

E se o método de cultivo com maior rendimento fosse também o mais inteligente para tirar estacas em casa? A técnica de "monster cropping" é aquela que deve dominar. Se já sabe como fazer uma tira de uma planta, já tem metade do processo aprendido. Mas não se preocupe se ainda não sabe — explicamos todos os passos, um a um.

Arbustos repletos de flores vs árvores de ganja

Plantas de canábis robustas e bem ramificadas são muito mais discretas no exterior e tendem a ser significativamente mais produtivas do que plantas altas e finas. Além disso, estas podem ser clonadas várias vezes sem prejudicar o rendimento da planta-mãe. Seja em cultivo interior ou exterior, o principal objetivo é sempre conseguir a maior e mais saudável colheita possível da sua variedade preferida.

Para alcançar uma produção superior, é praticamente obrigatório podar e treinar as plantas. A menos que tenha espaço e privacidade suficientes para aplicar o método SOG. Se tiver genéticas de qualidade no seu jardim de canábis, certamente vai querer preservá-las o máximo de tempo possível.

No entanto, a maioria dos cultivadores domésticos carece de espaço para ter uma sala dedicada apenas a plantas-mãe, e muitos bons exemplares acabam por se perder. Continue a ler para descobrir como aumentar o seu rendimento e como tirar estacas das melhores fêmeas em floração.

O que é o monster cropping?

O que é Monster Cropping?

Em termos simples e acessíveis, o monster cropping consiste em retirar uma estaca de uma planta-mãe durante a fase de floração e reverter o clone para o ciclo vegetativo. Pode parecer improvável à primeira vista, mas vale a pena explorar esta técnica.

É habitual que os clones demorem mais tempo a enraizar, e alguns podem simplesmente nunca desenvolver raízes, sem motivo aparente. Além disso, os clones que conseguem vingar costumam apresentar um aspeto pouco atraente, com folhas de um só dedo e até algumas mutações pelo caminho. No entanto, quando finalmente enraízam e regressam à fase vegetativa, transformam-se em plantas verdadeiramente vigorosas ao fim de algumas semanas.

Vantagens do monster cropping

Vantagens do Monster Cropping

As duas melhores razões para usar a técnica de monster cropping são maximizar a colheita e obter clones excepcionais, tudo isto sem ser necessário manter plantas-mãe. Ao reverter clones enraizados para o estado vegetativo, desenvolvem-se plantas com um aspeto vigoroso e muito ramificado, que acabam por ocupar melhor o espaço lateral de cultivo.

Se combinar o monster cropping com outras técnicas de poda para potenciar a produção, como LST, topping ou fimming, conseguirá colheitas impressionantes. Com um único exemplar, pode facilmente preencher uma tenda de cultivo de 1m. E se quiser garantir uma produção máxima com um coberto vegetal uniforme, experimente aplicar um ScrOG aos seus "monstros verdes".

História relacionada

ScrOG vs. SOG: Qual é o método ideal para si?

Se já domina o básico da clonagem, aplicar essa experiência ao monster cropping será fácil e ajudará a identificar qual é a melhor planta de onde tirar estacas. Além disso, não precisa de manter uma sala de mães, pois pode repetir o processo em cada ciclo de cultivo.

Na verdade, tirar uma estaca durante a floração é igual a fazê-lo durante o crescimento vegetativo. Aqui fica um breve resumo do procedimento:

Utilize tesouras esterilizadas e bem afiadas ou um bisturi. Faça um corte limpo entre o ramo e o caule, mergulhe a extremidade cortada em gel de enraizamento e coloque a estaca num cubo próprio para enraizar. Por fim, reduza para metade as folhas maiores e remova qualquer formação inicial de flores.

Desvantagens do monster cropping

Desvantagens do Monster Cropping

A principal desvantagem do monster cropping é que não é possível aplicar esta técnica às variedades de canábis autoflorescentes. Isto não deve surpreender, pois não é viável clonar autoflorescentes da forma habitual. Dada a crescente popularidade destas genéticas, considerámos importante referi-lo para evitar que acabe por reduzir a produtividade ao remover ramos em floração sem necessidade.

Os níveis de sucesso ao tirar estacas de plantas em floração são geralmente inferiores. Ainda não se sabe exatamente porquê. Mesmo cultivadores experientes e profissionais, que dominam a clonagem em fase vegetativa, frequentemente perdem algumas estacas através do monster cropping. Por isso, recomendamos sempre tirar mais algumas estacas, como garantia.

O tempo é um elemento importante no cultivo de canábis. Apesar de eficiente, o monster cropping obriga a esperar cerca de uma semana extra para que as estacas criem raízes, e ainda é necessário reverter para a fase de crescimento vegetativo durante, pelo menos, mais 2 a 3 semanas. Para aplicar esta técnica, é indispensável um segundo espaço de cultivo. No entanto, uma micro tenda e uma lâmpada CFL, por exemplo, representam um pequeno investimento e não ocupam muito espaço.

Revegetação acidental

Revegetação acidental

A poluição luminosa pode levar plantas de canábis fotoperiódicas a entrar de novo na fase vegetativa ou, pior ainda, a desenvolverem características hermafroditas. Esta situação é especialmente preocupante para quem cultiva no exterior em áreas urbanas, já que a iluminação pública pode facilmente interferir com o ciclo natural da planta após o pôr-do-sol. O mesmo pode acontecer em cultivos interiores, caso o espaço não esteja devidamente isolado da luz. Para evitar problemas, é fundamental garantir que não há quaisquer fugas de luz ou fontes externas que possam penetrar no espaço de cultivo.

Outro motivo frequente para uma revegetação acidental é o mau funcionamento do temporizador elétrico. Verifique regularmente as definições do temporizador para garantir que está a fornecer as horas corretas de luz e escuro. Além disso, faça inspeções frequentes ao espaço de cultivo para se certificar de que tudo está a funcionar como deve ser.

Como fazer monster cropping

Como fazer Monster Cropping

PASSO 1: Escolhe a tua melhor planta fêmea cerca de 28 dias após iniciar o ciclo de floração 12/12.

PASSO 2: Retira estacas conforme referido anteriormente. Começa pelos ramos inferiores e prossegue para cima, sem danificar demasiado a planta-mãe doadora.

PASSO 3: Reverte os clones para a fase de crescimento com o teu ciclo de luz preferido (18/6, 20/4 ou 24/0), até que desenvolvam bastantes ramos e as folhas voltem à normalidade. Aproximadamente 30 dias depois de tirares as estacas, deves ter exemplares verdadeiramente vigorosos.

Vale a pena investir no monster cropping?

Vale a pena recorrer ao monster cropping?

IS MONSTER CROPPING WORTH IT?

Sem dúvida, desde que tenhas alguma experiência no cultivo. O monster cropping não está apenas reservado para os mais experientes — mas, para tirares verdadeiro partido desta técnica, o ideal é que já tenhas alguns conhecimentos de cultivo. Por si só, esta abordagem oferece-te a possibilidade de replicar a tua planta feminina favorita e ainda aumenta a ramificação, o que normalmente se traduz num rendimento superior. Para além disso, ainda ficas com mais ramos prontos a serem usados em futuras clonagens.

Se tens jeito para a jardinagem e sabes como podar e treinar as tuas plantas, vais conseguir levar o teu rendimento para novos patamares, vezes sem conta, recorrendo ao monster cropping.

História relacionada

O que fazer com os caules de canábis que sobraram

Está a visitar o nosso site Portugal.