Blog
Headshop
4 min

10 ferramentas essenciais para o cultivador de canábis

4 min

Os cultivos de sucesso têm alguns aspetos em comum, independentemente da configuração do espaço de cultivo. Quem consegue produzir a melhor cannabis fá-lo recorrendo aos equipamentos certos para cada tarefa. Seja qual for o método preferido — biológico ou hidropónico — há 10 ferramentas essenciais que não podem faltar.

Qualquer operação de cultivo interior exige manutenção, e as plantas de canábis precisam de atenção por parte do cultivador. Não existe uma solução totalmente automática para o cultivo. Seja um microcultivador com um espaço reduzido ou tenha a sorte de usufruir de uma sala de cultivo maior, vai sempre precisar das mesmas ferramentas indispensáveis.

Na verdade, há 10 ferramentas essenciais sem as quais não deve passar. Nenhum destes itens fundamentais é considerado um luxo dispendioso. Não subestime o impacto destas ferramentas simples e acessíveis — fazem toda a diferença. Assegure-se de reunir este conjunto básico antes de germinar uma semente.

1. Pipetas

Pipetas

Medições precisas das doses de fertilizantes líquidos são essenciais para evitar desequilíbrios na solução de nutrientes. Bastam 1 ml a mais ou a menos de qualquer produto para comprometer toda a mistura, podendo causar problemas de pH, excesso de fertilização ou bloqueio de nutrientes.

Um conjunto de pipetas de plástico de 3 ml ou 5 ml custa cerca de 2 €. Muitas lojas especializadas em cultivo acabam por oferecer pipetas quando compras um kit completo de nutrientes para canábis. Para garantir que funcionam sempre corretamente, basta enxaguá-las em água após cada utilização.

2. Medidor de pH

Medidor de pH

O cultivo de canábis em solo requer um pH entre 6,0 e 6,5, mas para sistemas de coco/hidroponia, o intervalo ideal situa-se entre 5,8 e 6,3. Sempre que regar as suas plantas de marijuana, é fundamental verificar se o pH está correto. Um medidor de pH é um investimento valioso para garantir que acerta sempre. Mesmo que use nutrientes formulados para manter o pH equilibrado, é útil ter à mão pelo menos um kit básico de teste por cor, para confirmar com total certeza.

3. Microscópio de bolso

Microscópio de bolso

Como saber quando os teus buds atingiram o auge da potência e estão prontos para a colheita? Podes tentar adivinhar apenas com uma inspeção visual, mas se queres ter a certeza, o ideal é aproximar-te dos tricomas com um microscópio de bolso.

As glândulas de resina, mesmo quando ainda são imaturas, podem apresentar um aspeto gelado a olho nu. Além disso, os pistilos muitas vezes mudam de cor – de branco para vermelho – durante a última rega, mesmo quando as flores ainda não estão no ponto. Só um microscópio te permite observar de perto as cabeças das resinas e confirmar se já adquiriram os tons leitosos e âmbar, sinal de maturidade.

4. Fita adesiva

Fita adesiva

O verdadeiro canivete suíço do cultivo caseiro. Uma boa fita adesiva resistente é o que não pode faltar em qualquer cultivo doméstico. Desde reparar caules de plantas partidos até solucionar rapidamente problemas na estrutura da sala de cultivo, a fita adesiva pode salvar o dia em situações de emergência. Pode ser que nunca a precise de usar, mas se algo inesperado acontecer, vai agradecer tê-la sempre à mão.

5. Abraçadeiras plásticas

Brides de Cabo

Há sempre algo que precisa de ser fixado numa plantação. Um simples conjunto de abraçadeiras de plástico torna-se essencial quando surge uma tarefa impossível de realizar sem elas. Seja para manter os cantos de uma rede ScrOG estáveis, ou apenas para organizar cabos que ficam pendurados das luzes de cultivo, estas abraçadeiras são uma solução prática e versátil.

6. Termo-higrómetro

Termo-Higrómetro

Provavelmente, o equipamento mais indispensável é o termo-higrómetro. Garantir o microclima ideal para o cultivo de canábis é fundamental. Sem dados fiáveis, é impossível controlar ou perceber verdadeiramente as condições do espaço de cultivo. Este aparelho fornece medições precisas de temperatura e humidade relativa num ecrã LCD de fácil leitura. Por cerca de 20€, qualquer loja especializada consegue recomendar-te uma boa opção.

7. Álcool desnaturado

Álcool desnaturado

Não é por acaso que chamam à erva "green pegajoso". O álcool desnaturado é a solução de eleição para quem cultiva em casa. Com um pano limpo e um pouco deste álcool, consegue esterilizar e remover qualquer resíduo que fique agarrado. Desinfete todas as superfícies e mantenha o espaço de cultivo impecável antes de lá colocar as plantas. Também pode utilizá-lo para higienizar as tesouras de poda.

História relacionada

Como limpar tesouras de corte de cannabis

8. Tesouras de poda

Tesoura de poda

É fundamental ter sempre à mão uma tesoura bem limpa. Mesmo que não tencione fazer desbaste para aumentar a produção ou folhear as plantas, vai precisar de tesouras de poda quando chegar a altura da colheita. O ideal é optar por uma tesoura de lâminas finas, compridas e bem afiadas, mas acima de tudo, que seja confortável de utilizar.

9. Protecção ocular

Proteção ocular

É mesmo possível prejudicar seriamente a visão durante o cultivo. Lâmpadas HID e LEDs podem danificar os olhos com exposição prolongada. Se tencionas cultivar durante muito tempo e em segurança, deves investir em óculos de proteção específicos para cultivo. A Method Seven destaca-se com modelos modernos de óculos para salas de cultivo, que facilmente passariam por óculos de sol de marca. É verdade que são um pouco mais caros, mas o estilo não lhes falta.

10. Rachet de corda

Rope Ratchets

Seja a utilizar um refletor tradicional com uma lâmpada HID ou um moderno sistema LED, é fundamental suspender corretamente a luz de cultivo. Enquanto a maioria dos refletores em alumínio são bastante leves e podem facilmente ser pendurados com suportes básicos, as unidades LED de nova geração costumam ser mais pesadas e exigem uma fixação mais robusta. Os rope ratchets são extremamente resistentes e permitem um ajuste fácil e seguro.

História relacionada

Os 10 Erros Mais Comuns dos Cultivadores

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa