Blog
Herbs & Seeds
3 min

6 ervas exóticas que provavelmente nunca conheceu (mas que deve experimentar)

3 min

A natureza oferece-nos uma extraordinária diversidade de plantas, com uma solução para cada momento. Quer apimentar a sua vida sexual? Ou talvez procura melhorar a concentração antes de estudar? Descubra abaixo seis plantas que podem dar um impulso à sua rotina.

Na Zamnesia, temos uma verdadeira paixão pela cannabis. No entanto, sabemos que o mundo das plantas é vasto e vai muito além das maravilhas da canábis. Existem inúmeras árvores, arbustos e ervas conhecidas pelas suas propriedades únicas e poderosas. Descubra aqui algumas espécies fascinantes de que provavelmente nunca ouviu falar…

Catuaba

Catuaba

Catuaba (Erythroxylum catuaba) é um afrodisíaco natural e estimulante proveniente da floresta amazónica. A sua casca pode ser utilizada para preparar infusões ou tinturas. Entre o povo indígena tupi, a catuaba era reconhecida pelas suas propriedades para aumentar o desejo sexual muito antes da chegada dos colonizadores europeus. Actualmente, também é famosa no Brasil por dar nome a um licor bastante apreciado.

Os efeitos desta planta sobre a libido e o desempenho sexual são lendários, com muitos utilizadores a referirem uma sensação agradável de formigueiro por todo o corpo. Esqueça os seus vídeos preferidos de ASMR; a catuaba promete experiências ainda mais estimulantes. Além disso, pode ser útil para aliviar a ansiedade e melhorar a memória, o que significa que vai recordar cada momento especial com total nitidez.

Ginkgo biloba

Ginkgo Biloba

O Ginkgo biloba é uma árvore singular originária da China, onde é considerada sagrada. Como uma das espécies de árvores mais antigas do planeta, não possui parentes próximos vivos e, por isso, os botânicos apelidam-na frequentemente de "fóssil vivo". Exala um certo misticismo, pois as suas flores desabrocham apenas durante a noite, caindo logo de seguida. Um verdadeiro fenómeno intrigante.

Se procura uma alternativa ao café, experimente infusão de ginkgo! Vários estudos sugerem que pode ajudar a combater o cansaço, melhorando os níveis de energia e a concentração. No entanto, é sempre importante estar atento a eventuais efeitos indesejáveis, como náuseas ou dores de cabeça. Estes sintomas são pouco comuns, mas algumas pessoas desenvolvem alergia ao ginkgo.

Uvuma-omhlope

Uvuma-omhlope

Uvuma-omhlope, conhecido também como Synaptolepis kirkii, é uma planta africana que se destaca pelos seus caules escuros e raízes brancas. Esta erva tem uma forte tradição entre as tribos Zulu e Xhosa, onde é utilizada para estimular sonhos lúcidos, obter visões proféticas e facilitar o contacto com os antepassados. As substâncias activas presentes no Uvuma-omhlope também demonstraram ser benéficas para o desenvolvimento e manutenção das células nervosas.

Normalmente, o Uvuma-omhlope é consumido sob a forma de chá. Embora o alcaloide exacto nas raízes responsável pelos sonhos lúcidos ainda não seja conhecido, sabe-se que os seus efeitos podem ser intensos. Dado o reduzido número de estudos sobre esta planta, recomenda-se não combinar o seu uso com outras drogas ou álcool. Prepare o chá e embarque numa aventura original pelo universo dos sonhos.

Mulungu

Mulungu

A planta Erythrina mulungu é uma árvore de grande porte presente nas florestas tropicais do Brasil e do Peru. Além da sua beleza singular, que a torna popular como planta ornamental — conhecida nesse contexto como "flor de coral" —, o mulungu destaca-se como um potente calmante natural. No Brasil, é tradicionalmente utilizado para diversos fins, sendo comum preparar infusões feitas a partir das suas folhas ou casca para promover uma sensação de tranquilidade.

Calamus

Calamus

A Bíblia faz referência a uma erva conhecida como "kaneh bosm", utilizada no óleo sagrado para unção. Alguns estudiosos discutem se se trata de canábis ou do cálamo, uma planta alta e com forma de junco, popularmente chamada de "sweet flag". O cálamo é rico em óleos essenciais e emite um aroma adocicado, sendo valorizado pelas suas propriedades medicinais em várias culturas pelo mundo fora. Na Europa, é utilizado desde a Idade Média como estimulante aromático e tónico suave.

O cálamo possui propriedades estimulantes leves, que proporcionam uma sensação de clareza mental e bem-estar. O pó da raiz pode ser preparado com água quente, coado e bebido como um chá. Quando consumido correctamente, é seguro, mas nunca se deve ultrapassar a dose recomendada.

Bobinsana

Bobinsana

Bobinsana (Calliandra angustifolia) é uma pequena árvore, bastante conhecida como um dos ingredientes secundários da ayahuasca. Embora não possua propriedades alucinógenas, a bobinsana é considerada uma "planta mestra", utilizada pelos xamãs para aprofundar a ligação e compreensão espiritual das plantas. É reconhecida entre muitos povos indígenas da Amazónia como um estimulante natural, crescendo habitualmente nas margens dos rios e riachos.

Tradições locais atribuem à bobinsana a capacidade de aumentar a vitalidade e promover o bem-estar emocional. Pode ser preparada em decocção ou sob a forma de tintura, potenciando assim os seus diversos benefícios energéticos e espirituais.

Expanda os seus horizontes com plantas

Quer pretenda aumentar a sua energia ou embarcar numa jornada de sonhos lúcidos e reveladores, as plantas podem proporcionar experiências profundas e únicas. Devido ao seu poder e à ligação a várias tradições culturais, a utilização de plantas psicoativas deve ser feita sempre com cautela e respeito. Quando sentir que chegou o momento, criar novas ligações com o mundo natural pode começar com algo tão simples como preparar um chá. É verdadeiramente fascinante, se pensar bem nisso.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Produtos Smartshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa