Blog
Add Flavour To Your Weed
4 min

Como potenciar o sabor da sua erva antes e após a colheita

4 min

Mesmo que uma boa cannabis já tenha um excelente sabor, há algumas estratégias que podes seguir para potenciar ainda mais o sabor da tua erva. Descobre como realçar o aroma e o paladar durante o cultivo e aproveita também algumas dicas para dar um toque especial às tuas flores depois de as guardares no frasco.

Não há nada contra o aroma e sabor naturais da erva, mas sabias que podes tornar a tua cannabis ainda mais interessante com um toque de sabor extra? Que tal acrescentar notas frutadas deliciosas ou intensificar o fumo com uma essência de menta refrescante? Existem várias formas de dar mais sabor à tua erva — tanto durante o cultivo como depois da colheita. Vê aqui como podes potenciar os sabores naturais da tua cannabis e dicas para aromatizar as tuas flores depois de colhidas.

Como cultivar cannabis super saborosa

Como cultivar canábis mais aromática

Os sabores característicos da canábis são resultado dos terpenos, compostos aromáticos voláteis produzidos nos tricomas da planta. A combinação única destes terpenos é o que proporciona a cada variedade um perfil sensorial distinto — cítrico, picante, amadeirado, floral, doce, ou até achocolatado. Para conseguir uma canábis verdadeiramente saborosa, o segredo está em potenciar ao máximo a produção e expressão dos terpenos durante todo o desenvolvimento da planta. Eis algumas dicas para o conseguir:

  • O stress torna as plantas de canábis mais aromáticas!

Para além de fornecerem uma vasta gama de aromas deliciosos, acredita-se que os terpenos desempenham um papel fundamental como mecanismo natural de defesa das próprias plantas. Por isso, em situações de stresse, como infestações de pragas ou deficiência de nutrientes, as plantas tendem a produzir ainda mais terpenos. Naturalmente, não se pretende comprometer a saúde da planta; porém, existem métodos suaves de indução de stresse que podem ser aplicados em segurança para potenciar ao máximo a produção de terpenos.

  • Treino de baixo stresse

O Low Stress Training (LST) consiste em manipular o crescimento da planta de forma a que cresça na horizontal. Assim, toda a planta pode receber mais luz, e não apenas a parte superior do topo. Para além de potenciar o rendimento, este método suave de stress ajuda também a aumentar os compostos aromáticos da planta. Embora o LST seja relativamente simples, exige alguma destreza: utiliza-se fio ou abraçadeiras para dobrar e fixar os ramos, promovendo um crescimento mais compacto e uma distribuição mais uniforme da luz.

  • Intensificar o sabor com luzes UV

Alguns cultivadores recorrem a iluminação UV adicional na sua sala de cultivo como forma de estimular a produção de tricomas nas plantas. Embora ainda não haja consenso quanto à eficácia total deste método, a teoria é que os raios UV provocam um stress suficiente para que as plantas reajam aumentando a produção de tricomas, funcionando como mecanismo de defesa.

História relacionada

Como aumentar a produção de tricomas na canábis

  • Potenciar o sabor com nutrientes

Os nutrientes desempenham também um papel fundamental no sabor final da tua erva. Embora existam diferentes opiniões entre cultivadores, é geralmente aceite que os nutrientes naturais e orgânicos proporcionam um sabor mais rico à canábis do que os fertilizantes sintéticos. Um exemplo bastante utilizado é o melaço de cana, que alimenta os microrganismos benéficos no solo. O melaço torna-se especialmente eficaz se o aplicares nas últimas semanas da fase de floração das plantas.

  • Aditivos para intensificar o sabor

Nas lojas de cultivo, encontra também uma grande variedade de aditivos, como os potenciadores de floração, que fornecem nutrientes essenciais para potenciar a produção e o aroma das suas plantas. Estes produtos podem ser uma alternativa útil caso não obtenha os resultados desejados apenas com métodos totalmente “naturais”.

Pelo contrário, existe ainda a teoria de que privar as plantas de certos nutrientes nas últimas semanas de floração pode melhorar o sabor final das flores. A ideia é evitar que nutrientes como o azoto prejudiquem o paladar dos botões. Contudo, convém ter atenção para não exagerar: esta abordagem é geralmente utilizada apenas nos derradeiros dias de floração, antes da lavagem.

Como realçar o sabor da canábis após a colheita

Como adicionar sabor à canábis após a colheita

Também é possível intensificar o sabor das tuas flores depois da colheita. No entanto, estas técnicas podem apresentar alguns riscos, já que aumentam a probabilidade de aparecimento de bolor no frasco. Por isso, recomenda-se testar estes métodos primeiro com uma pequena quantidade de flores, em vez de arriscar toda a colheita.

Recorrer a produtos aromáticos como óleos essenciais, especiarias, frutas ou até bebidas como vinho ou whisky é uma forma simples de potenciar o aroma das tuas flores.

Molha um disco de algodão com um pouco de óleo essencial, vinho ou whisky e pendura-o na tampa do frasco de cura. Certifica-te de que arejas o frasco regularmente para reduzir o risco de bolor.

Outra opção é colocar cascas de fruta no frasco. A casca de laranja, limão ou toranja pode conferir um sabor frutado muito agradável. Funciona melhor se desidratares primeiro as cascas, numa desidratadora ou em forno baixo, para reduzir o risco de bolor. Corta as cascas em pedaços pequenos, coloca-os numa meia de nylon, ata um nó e pendura esta bolsa de fruta no topo do frasco, sem tocar nas flores.

História relacionada

Como evitar o bolor ao armazenar canábis

Podes ainda usar especiarias como canela, vagem de baunilha ou noz-moscada, ou ervas aromáticas como alecrim ou camomila, para dar um toque especial à tua erva. Basta colocares as especiarias ou ervas em sacos de chá e misturá-las com as flores dentro do frasco de cura.

O que não deves utilizar

Não utilizes açúcar para dar sabor à tua erva

Evita utilizar qualquer produto com açúcar para aromatizar a tua erva, pois o açúcar queima ao fumar e origina um sabor desagradável a carvão. Por isso, não recorras a xarope de ácer, refrigerantes, melaço ou outros produtos açucarados. Opta antes por cascas de fruta e aromas naturais - são as melhores opções.

Variedades de canábis com sabor

Variedades de canábis com sabor intenso

Gostavas de começar o teu cultivo com variedades repletas de sabor? Descobre estas opções especialmente aromáticas e deliciosas:

  • Choco Bang

Choco Bang é um verdadeiro deleite para quem tem um gosto especial por doces! Esta sativa de chocolate destaca-se não só pelo seu sabor frutado e adocicado, muito apreciado pelos verdadeiros conhecedores de canábis, mas também pela sua excelente produção. Com 26% de THC, esta variedade revela ainda uma potência considerável.

  • Blueberry

A famosa Blueberry dispensa apresentações para muitos apreciadores de canábis. Esta variedade, maioritariamente indica e várias vezes premiada, é reconhecida pelo seu sabor intenso e afrutado. Não é de admirar que conte com um grande número de fãs leais, conquistados pela sua explosão de sabores a frutos silvestres.

  • Bubblegum

Bubblegum da Zamnesia é outra variedade de canábis extremamente saborosa, capaz de deixar qualquer um com água na boca. Prepara-te para apreciar aromas doces, semelhantes a rebuçado, com um toque terroso. Esta sativa não se destaca apenas pelo seu sabor incrível; proporciona ainda um efeito equilibrado, relaxante e ao mesmo tempo estimulante.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa