Blog
Guayusa
2 min

Conheça a Guayusa: Energia Natural da Floresta Tropical

2 min

Apetece-lhe uma bebida com cafeína, mas sem os efeitos intensos do café e com o dobro dos antioxidantes do chá verde? Então apresentamos-lhe a guayusa – a nova ‘superfolha’.

Dizer que a guayusa é uma novidade pode induzir em erro: trata-se de uma planta ancestral do Equador, utilizada há pelo menos 1.500 anos pelos povos indígenas locais. No entanto, é apenas recentemente que começou a conquistar os mercados ocidentais.

O que é afinal a guayusa?

A guayusa é considerada uma "irmã botânica" da erva-mate, já que ambas pertencem à família do azevinho e são nativas da floresta amazónica. Enquanto a erva-mate é conhecida cientificamente como Ilex paraguariensis, a guayusa é designada como Ilex guayusa. Partilham semelhanças no sabor e nos efeitos, mas a guayusa destaca-se por conter menos taninos, responsáveis pelo travo amargo da erva-mate. Por isso, apresenta um gosto mais suave e proporciona uma sensação estimulante e leve, em comparação com a erva-mate.

História relacionada

Yerba maté: tudo o que precisa de saber

A guayusa é cultivada quase exclusivamente no Equador, onde cresce protegida pela sombra do dossel da floresta. As folhas são tradicionalmente usadas para preparar uma infusão com quantidades de cafeína semelhantes ao café, mas que inclui ainda polifenóis (antioxidantes) e L-teanina, um aminoácido que promove o relaxamento e a tranquilidade.

O efeito resultante é semelhante ao do café no que diz respeito ao aumento de energia, mas de uma forma muito mais suave e relaxante – é o fim daqueles arrepios matinais de ansiedade.

Como é cultivada?

98% do abastecimento mundial de guayusa provém do Equador, onde a planta é amplamente cultivada. Esse cultivo é realizado através de sistemas agroflorestais, o que permite que a guayusa cresça sob a proteção das árvores já existentes na floresta tropical. Desta forma, não é necessário desmatar áreas para o plantio, ajudando assim a preservar o ecossistema local. A guayusa é cultivada sem recurso a pesticidas ou insecticidas, tornando-se numa fonte de energia totalmente biológica e sustentável.

Preparação do chá de guayusa

Para preparar chá de guayusa, basta obter algumas das suas folhas secas. Uma das grandes vantagens do chá de guayusa é que é praticamente impossível deixá-lo demasiado tempo em infusão ou errar na preparação; e, ao contrário do chá verde, pode ser consumido em jejum sem causar desconforto no estômago. As folhas podem ser reutilizadas para infusão mais do que uma vez antes de perderem o sabor e o efeito, tornando a guayusa uma escolha bastante económica!

História relacionada

As melhores alternativas ao café: Formas naturais de aumentar a energia

A guayusa não apresenta efeitos secundários. Tem a força do café, mas sem o nervosismo habitual, e possui uma concentração elevada de antioxidantes – o dobro do chá verde! Se procura uma alternativa saudável com cafeína, experimente a guayusa.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Produtos Smartshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa