
Cultivar canábis no espaço
Poderá ser surpreendente, mas a exploração espacial já envolveu experiências para perceber como a canábis se desenvolve em ambientes de microgravidade. Vamos explorar a curiosa e recente ligação entre o espaço e a canábis!
Muitos apreciadores de cannabis já se deitaram no chão, olharam para o cosmos e se perderam em pensamentos profundos, partilhados por pessoas de todo o mundo. Mas alguma vez pensaste se a erva já chegou ao espaço, ou se alguém já experimentou os seus efeitos durante uma viagem espacial? E o que nos reserva o futuro no que toca à exploração interplanetária e à cannabis?
Curiosamente, até a própria NASA tem levantado questões sobre este assunto – e está mesmo a tomar medidas nessa direção. Infelizmente, pelo que se sabe até agora, ainda ninguém ficou sob o efeito da cannabis no espaço.
Será possível cultivar plantas no espaço?
A resposta é sim. Actualmente, a NASA mantém um projecto intitulado “Veggie”, no qual várias espécies vegetais estão a ser cultivadas na Estação Espacial Internacional (ISS). Embora os resultados obtidos até ao momento não sejam suficientes para alimentar os astronautas, já foi possível colher com sucesso algumas plantas comestíveis.
Em 2019, culturas de cânhamo foram enviadas para a ISS com o objetivo de estudar como lidam com as condições de microgravidade. Mas voltaremos a este tema mais à frente.
Embora o cultivo de plantas no espaço ainda esteja numa fase experimental, trata-se de uma etapa fundamental caso a humanidade queira explorar o espaço profundo ou viajar para outros planetas. Neste momento, as missões espaciais dependem de abastecimento alimentar vindo da Terra, o que garante a subsistência dos tripulantes. Contudo, para missões espaciais mais longínquas, será necessário contar com naves capazes de se autoabastecer.
Cultivar canábis no espaço
A canábis já chegou a viajar até ao espaço, mas nunca cresceu até atingir a maturidade em órbita. Desde 2018, a empresa Space Tango colabora com a NASA para realizar experiências com canábis na Estação Espacial Internacional. Até ao momento, enviaram culturas e sementes para a estação para estudar como se desenvolvem em ambiente espacial. No entanto, as plantas utilizadas têm sido cânhamo, ricas em CBD e com níveis muito baixos de THC, por isso, até agora, não há registos de canábis de alta qualidade ter sido cultivada fora da Terra.
E quanto à ausência de gravidade?
Um dos principais motivos para a realização destes estudos é perceber de que forma o cannabis, tal como outras plantas, reage a ambientes com gravidade reduzida. Ao longo da sua evolução, as plantas adaptaram-se para crescer sob a influência da gravidade terrestre, um "stress" essencial para o seu desenvolvimento.
Por isso mesmo, as investigações têm-se focado em analisar como estas se comportam em condições de microgravidade, prestando especial atenção aos efeitos sobre a expressão genética. Ao aprofundar este conhecimento, os cientistas esperam compreender melhor o crescimento das plantas na Terra e, futuramente, adaptar espécies para que se desenvolvam com sucesso no espaço.
Pode-se fumar canábis no espaço?
Como seria de esperar, as naves espaciais são ambientes altamente controlados e, por isso, o consumo de canábis ou de outras substâncias psicoativas está completamente proibido. A razão por trás desta restrição é simples e faz todo o sentido: numa situação de emergência no espaço, alguém sob o efeito da canábis teria muita dificuldade em reagir de forma adequada.
Às vezes, até as tarefas mais simples se tornam complicadas quando alguém está sob efeito, por isso resolver uma fuga de ar, um incêndio ou outro problema espacial seria seguramente demasiado desafiante. Ainda assim, ninguém nega que fazer uma caminhada espacial ou observar a Terra lá do alto deve ser uma experiência extraordinária — mesmo sem estar sob efeito, deve ser uma sensação absolutamente única!
Já foi cannabis ao espaço?
Tecnicamente, a cannabis já chegou perto de ir ao espaço. Tudo depende daquilo que consideramos como "espaço" — normalmente, considera-se que começa a cerca de 100 km acima da superfície da Terra. Até ao momento, a planta subiu até uns impressionantes 35 km de altitude, transportada por um balão de hélio com 10 metros de diâmetro, antes de regressar ao solo.
Mas qual foi o motivo desta viagem inusitada? Não foi devido a uma super-cola de uma sativa particularmente potente. Foi, na realidade, uma ação promocional levada a cabo pela Herban Planet e a sua subsidiária “Space Weed Bro”. O quilo de cannabis lançado até à estratosfera superior foi depois colocado à venda numa loja do Arizona — e como se imagina, não faltaram trocadilhos com a palavra "high".
Já em 2017, a empresa “Sent Into Space” também enviou um charro até 32 km de altitude para celebrar a "Weed Week" do canal Viceland TV.
É verdade que esta relação entre espaço e cannabis já deu também origem a vários rumores e partidas. Uma das mais notórias mostrava o comandante Chris Hadfield na Estação Espacial Internacional com um saco enorme, supostamente de cannabis, e o dedo nos lábios — mas rapidamente se veio a descobrir que a imagem era falsa e o saco, na realidade, continha ovos da Páscoa. Muito menos entusiasmante.
Encontramo-nos no espaço?
A ligação entre a canábis e o espaço já foi feita, mas ainda há muito por descobrir! De uma perspectiva mais séria, alguns especialistas defendem que, à medida que a exploração espacial se torne mais frequente, com estações espaciais e naves cada vez mais automatizadas, seguras e com tripulações reduzidas, poderá haver espaço para momentos de lazer. E mesmo alguns astronautas acreditam que, no futuro, este lazer poderá incluir o consumo de canábis. É previsível que fumar não venha a ser permitido, mas quem sabe que dispositivos inovadores, como vaporizadores, poderão surgir para dar resposta a esse desafio!
Por agora, tudo indica que ficamos pelos experimentos pioneiros a bordo da ISS e algumas ações de puro espetáculo. Mas o futuro está em aberto! Se quiseres refletir sobre estas possibilidades de mente aberta, passa pela loja Zamnesia para descobrires o que temos para ti.
-
4 min 13 Maio 2024 As tecnologias mais entusiasmantes para o cultivo de... Nesta secção exploramos as mais recentes inovações na tecnologia de cultivo de canábis, destacando de que forma soluções como sistemas "all-in-one", inteligência artificial e aplicações móveis...
-
5 min 2 Outubro 2023 As 10 variedades de canábis com crescimento mais rápido em 2025 A paciência é uma virtude, mas não vai precisar de muita ao cultivar estas variedades. Todas elas têm um traço em comum: são rápidas. O seu ciclo de floração acelerado é perfeito para cultivos...
-
6 min 14 Março 2021 O que é necessário para começar a cultivar canábis? Cultivar canábis é uma experiência entusiasmante e gratificante, embora possa parecer desafiante para quem está a começar. Não te preocupes; estamos aqui para ajudar. Não precisas de equipamentos...
-
5 min 24 Abril 2016 Os 10 Erros Mais Comuns dos Cultivadores Cultivar canábis é uma arte: fácil de começar, mas complexo de aperfeiçoar. Muito do conhecimento surge da prática, mas aprender a evitar erros comuns pode tornar todo o processo bastante mais...