Blog
Pets & Weed
2 min

O que fazer se o seu animal de estimação comer cannabis

2 min

Quando os animais de estimação ingerem os seus comestíveis ou erva, pode ser uma situação desconfortável para eles e preocupante para os donos.

Chegas a casa depois de um dia exaustivo de trabalho e apetece-te relaxar com um delicioso spacecake. Procuras no teu esconderijo, mas não o encontras. Recordas-te que o deixaste em cima do balcão e, ao percorreres a casa à procura dele, dás com o teu amigo de quatro patas a lamber a parede e a gemer. Pelos sinais, parece que ele encontrou o teu espaço verde. O que deves fazer?

O efeito do THC nos animais de estimação

Apesar de existirem snacks com CBD próprios para animais de estimação, o THC provoca neles um efeito bastante diferente. Quando um animal consome marijuana, é natural que os donos fiquem bastante preocupados. Alguns animais podem mesmo sofrer convulsões, sendo que os efeitos do THC no seu organismo podem prolongar-se durante vários dias, deixando-os particularmente desconfortáveis.

História relacionada

10 animais que adoram ficar alterados

Com o aumento significativo de produtos alimentares com cannabis nos últimos anos, a probabilidade de o seu animal de estimação tentar experimentá-los tornou-se muito maior. Dados indicam que os cães representam cerca de “96% de todos os casos de ingestão acidental de marijuana por animais”. Apesar de serem extremamente raros os casos fatais, isso não significa que o THC seja inofensivo — pelo contrário, pode ser bastante preocupante. Nos Estados Unidos, por exemplo, "os veterinários chegam a receber diariamente casos de cães expostos ao THC. No Colorado (Meola et al., 2012), o número de incidentes com cães afetados aumentou quatro vezes nos últimos anos".

O que dizem os especialistas?

O que dizem os especialistas?

A maioria dos veterinários concorda que a cannabis não é altamente tóxica para os animais de estimação, sendo necessário consumir uma grande quantidade para se tornar realmente perigosa para a vida. Apesar de ser improvável causar a morte, os sintomas podem ser desagradáveis, pois o animal não compreende o que está a acontecer. Os efeitos vão depender da dose ingerida, do porte do animal e da potência do produto.

Investigadores da Universidade de Pisa identificaram alguns compostos presentes na canábis que podem proteger os animais contra inflamações — uma descoberta bastante positiva. No entanto, estes efeitos benéficos não incluem o THC e resultam de quantidades rigorosamente controladas, pelo que não se deve experimentar expor o seu animal a estas substâncias. Em relação aos animais de estimação, o THC não é aconselhável.

Se o seu cão ingerir, por acidente, comestíveis que contenham chocolate, deve contactar imediatamente o veterinário, pois o chocolate pode ser tóxico para cães e requer atenção profissional. Na maioria das situações, o tempo é geralmente suficiente para que o animal recupere dos efeitos da canábis — passadas 24 horas, normalmente os sintomas desaparecem; se persistirem, deve procurar novamente aconselhamento veterinário. O carvão ativado, facilmente adquirido em farmácias, pode ajudar a absorver substâncias presentes no organismo e pode induzir o vómito se o consumo for recente.

História relacionada

O que fazer quando está demasiado sob o efeito de canábis

Conclusão

De forma simples, guarde os comestíveis e a cannabis em casa como faria se houvesse uma criança pequena por perto. Tal como uma criança, o seu amigo de quatro patas ficaria tentado a provar aquele brownie ou bolacha, por isso mantenha tudo bem guardado e fora do alcance da vista.

Luke Sholl
Luke Sholl
Luke Sholl dedica-se há mais de dez anos a escrever sobre a cannabis, o potencial dos canabinóides para o bem-estar e os benefícios naturais. Colabora com várias publicações especializadas em canabinóides, produzindo conteúdos digitais diversificados, sempre sustentados por um profundo conhecimento técnico e uma pesquisa rigorosa.
Referências
  • Meola SD, Tearney CC, Haas SA, Hackett TB, & Mazzaferro EM. (2012 Dec). Evaluation of trends in marijuana toxicosis in dogs living in a state with legalized medical marijuana: 125 dogs (2005-2010). - PubMed - NCBI - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
Estilo de vida Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa