Blog
How To Make And Use A Gravity Bong
5 min

Como fazer e usar um gravity bong

5 min

Descobrir novas formas de fumar cannabis é sempre divertido, sobretudo quando permitem atingir um efeito intenso. Já imaginou ficar ainda mais pedrado, gastando menos erva e recorrendo apenas a objetos que tem em casa? Parece impossível, mas é mesmo verdade e, além disso, é bastante simples. Siga o nosso guia passo a passo para se divertir a sério com um bong de gravidade.

Ficar pedrado é ótimo. E ficar ainda mais pedrado é melhor! Se queres experimentar algo novo, um bong de gravidade pode surpreender-te — e até ajudar-te a poupar os pulmões (mais ou menos). Se achas que já não consegues fumar mais, deixa que um bong de gravidade faça o trabalho por ti e proporciona-te uma chapada das grandes. É barato, simples de fazer e uma das formas mais eficazes de consumir a tua erva, por isso, do que estás à espera? Continua a ler e descobre, passo a passo, como fazer um bong de gravidade tipo balde e um bong de gravidade tipo cascata.

O que é um bong de gravidade?

O que é um bong gravitacional?

Um bong gravitacional é uma forma inovadora de consumir canábis. Em vez de inalar simplesmente o fumo, este dispositivo força o fumo diretamente para os pulmões. As passas são intensas e grandes, por isso reserva algum tempo para recuperar após a utilização!

O funcionamento baseia-se no princípio do vácuo. Coloca-se uma garrafa sem fundo numa taça de água (geralmente um balde) e puxa-se a garrafa para cima, ao mesmo tempo que se acende a erva no topo. Esse movimento cria um vácuo, que suga o ar pela taça, vaporizando a canábis. Quando atinges o topo, empurras a garrafa novamente para baixo na água, forçando o fumo a sair pelo bocal diretamente para os pulmões.

Neste artigo, vamos referir-nos a estes dispositivos como bongs. Ainda assim, é uma forma mais elegante de descrever uma simples garrafa a que se cortou o fundo. Muitos de nós já fizemos bongs improvisados e crescemos com eles. É quase um ritual de iniciação para quem gosta de ficar pedrado.

Um bong gravitacional deixa-te mais pedrado do que um bong normal?

Os gravity bongs deixam-te mais pedrado do que um bong normal?

Os gravity bongs proporcionam um efeito mais intenso do que os bongs tradicionais. Graças ao seu funcionamento, consegues inalar uma quantidade muito maior de fumo de uma só vez em comparação com um bong normal. Isto significa que ficarás, provavelmente, muito mais “pedrado”.

Porque é que o efeito do gravity bong é tão intenso?

Como os gravity bongs não dependem da força da sua respiração para puxar a chama até à taça, permitem um processo de combustão muito mais constante. Isto aproxima-se mais de uma vaporização, o que significa que praticamente não há desperdício de erva. Com um bong tradicional, é comum ficar sem fôlego antes de conseguir queimar toda a erva.

Por isso, um gravity bong não só proporciona uma experiência mais intensa, como também é uma forma bastante eficiente de consumir cannabis. Consegue extrair até à última partícula de THC daquela flor para o seu organismo.

Os dois tipos de gravity bongs

Os dois tipos diferentes de gravity bongs

Existem dois tipos de gravity bong: o bong de balde (ou de banho) e o bong de cascata. Apesar de funcionarem de forma muito semelhante, o bong de cascata opera de maneira inversa.

O bong de balde

Um bong de balde ou de banho utiliza um recipiente cheio de água. O bong é levantado lentamente dentro da água enquanto a erva é queimada, enchendo o recipiente de fumo. De seguida, é empurrado para baixo para libertar o fumo diretamente para os pulmões do utilizador.

O bong cascata

Um bong tipo "waterfall" assemelha-se bastante a um bong tradicional feito de garrafa, mas, em vez de instalar um "downpipe", a taça é colocada por cima da boca da garrafa. Enche-se completamente com água, que depois é escoada através de um pequeno orifício. Enquanto a água escorre, o ar entra pela taça. Se acenderes a erva durante este processo, ela começa a queimar e o fumo acumula-se no interior da garrafa. Quando a água baixa até ao nível do orifício, basta inspirares rapidamente para absorveres todo o fumo!

Como fazer um bong de gravidade com balde

Como fazer um balde bong de gravidade

Construir um bong de balde é simples e económico. Na verdade, é mais fácil do que criar um bong de garrafa tradicional. Em menos de dez minutos, deve estar pronto a usar.

O que precisa para fazer um bong de gravidade com balde

  • Garrafa de plástico
  • Faca ou tesoura
  • Balde, banheira ou uma segunda garrafa de plástico maior
  • Papel de alumínio
  • Erva!

Instruções para fazer e utilizar um bong de gravidade (bucket bong)

Como fazer e utilizar um balde de gravidade

Instruções para fazer e utilizar um balde de gravidade

1. Comece por cortar o fundo da garrafa e descarte essa parte.Balde de gravidade: cortar o fundo da garrafa

2. (Opcional) Se quiser usar uma segunda garrafa maior, corte também o fundo e deite fora a parte superior.Balde de gravidade: cortar o fundo da segunda garrafa

3. Encha o "balde" com água.Balde de gravidade: encher o balde com água

4. Retire a tampa da garrafa e envolva a parte superior com folha de alumínio para criar o fornilho. Certifique-se de cobrir bem para evitar que o plástico queime. Faça 3 a 5 furos de tamanho razoável para garantir uma boa passagem de ar.Balde de gravidade: retirar a tampa da garrafa e colocar folha de alumínio no topo

Como utilizar um balde de gravidade

Como usar um bucket gravity bong

1. Coloque cuidadosamente a bong dentro de água—certifique-se de que o fornilho fica completamente seco!Gravity bucket bong: Coloque cuidadosamente a bong dentro de água

2. Encha o fornilho.Gravity bucket bong: Encha o fornilho

3. Puxe suavemente a bong para cima enquanto acende o fornilho—quanto mais devagar fizer, melhor será a combustão.Gravity bucket bong: Puxe suavemente a bong para cima enquanto acende o fornilho

4. Quando estiver cheia de fumo, retire o fornilho, coloque a boca à volta do topo (certifique-se de que está frio!) e empurre a bong para baixo na água.Gravity bucket bong: empurre a bong para baixo na água

5. Tente não exagerar!

Como fazer uma waterfall gravity bong

Como fazer um bong de gravidade waterfall

Um bong de gravidade tipo "waterfall" é ainda mais fácil de montar, pois só precisas de uma única garrafa. No entanto, convém ter atenção porque pode ser um pouco desleixado.

O que precisas para fazer um bong de gravidade waterfall

  • Garrafa
  • Tesoura ou faca
  • Papel de alumínio
  • Erva

Instruções para fazer um bong de gravidade tipo cascata

Instruções para fazer um bong de gravidade tipo cascata

1. Com uma tesoura ou uma faca, faz um pequeno orifício cerca de um quarto da altura da garrafa — funciona como uma abertura para o ar.Bong de gravidade tipo cascata: faz um pequeno furo a um quarto da altura da garrafa

2. Enche a garrafa com água e tapa imediatamente o buraco, senão a água sai logo.Bong de gravidade tipo cascata: enche com água e tapa o buraco

3. Tal como no bong de balde, tira a tampa da garrafa e cobre a abertura com folha de alumínio para criar um recipiente para a tua mistura. Certifica-te de que fica bem ajustado!Bong de gravidade tipo cascata: retira a tampa e cobre a abertura com folha de alumínio

Como utilizar um bong de gravidade tipo cascata

Como usar um bong de gravidade tipo cascata

1. Acende a taça e, ao mesmo tempo, solta o orifício secundário para que a água comece a sair, puxando o fumo para dentro.Bong de gravidade cascata: acende a taça e solta o orifício secundário

2. Assim que a água descer para baixo do orifício, remove cuidadosamente a folha de alumínio.Bong de gravidade cascata: quando a água desce abaixo do orifício, remove a folha de alumínio.

3. (Assegura-te de não te queimares) Encosta a boca à abertura superior e inspira com força.Bong de gravidade cascata: encosta a boca à abertura e inspira intensamente.

Manutenção e limpeza de um bong de gravidade DIY

Os materiais que escolher para fabricar o seu balde gravitacional caseiro vão influenciar os cuidados a ter com ele. Se investiu numa bong de vidro e tem apreço por ela, limpe-a regularmente para garantir uma experiência mais saborosa e limpa. Caso opte por uma simples garrafa de plástico, convém trocá-la frequentemente. Depende de si a frequência de uso, mas, por regra, não utilize a mesma mais do que algumas sessões seguidas. Contudo, se prefere o sabor característico de um plástico já muito usado, está à vontade.

No caso da folha de alumínio, para garantir uma sensação mais eficiente, troque-a após algumas utilizações. Se começar a obstruir, o fluxo não será o ideal e acabará por desperdiçar o conteúdo. Se assim for, perde-se o propósito destas bongs: eficiência e intensidade!

Os baldes gravitacionais são perigosos?

Os baldes gravitacionais são perigosos?

Existem alguns riscos associados à utilização de baldes gravitacionais.

O principal é a inalação de plástico. Como costumam ser feitos de garrafas de plástico, existe sempre o perigo deste material derreter. Para evitar isso, certifique-se de que cobre bem o topo com folha de alumínio. Não descure esta parte — nada arruína mais uma sessão do que inalando fumo de plástico. Além de desagradável, pode ser tóxico.

Acrescentando a isto, se aquecer demasiado o bocal, pode queimar os lábios com plástico derretido. Novamente, nada piora mais uma passa do que sentir plástico quente na boca. Evite apanhar surpresas desagradáveis enquanto está relaxado!

Por fim, o maior risco é precisamente o objectivo da maioria: vai ficar mesmo muito pedrado. Por isso, prepare-se com antecedência, evite marcar compromissos importantes logo a seguir, arranje um local confortável e tenha água por perto. Assim garante que desfruta da experiência em segurança!

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Como fazer Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa